ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina AL-RO (Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia) - Analista Legislativo - Psicologia - FGV (Fundação Getúlio Vargas) - 2018

Legislação Estadual
1 -

Com relação ao Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos do Estado de Rondônia, assinale a afirmativa correta.

a) O PCCR/RO está vinculado às estratégias administrativas de caráter discricionário propostas pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.
b) O Plano de Carreira, Cargos e Remuneração foi elaborado de forma técnica, centralizada, sendo apresentado aos servidores para a implementação respectiva.
c) O PCCR/RO está fundamentado em processo de reestruturação das carreiras, dos cargos e da política de remuneração implantados;
d) O PCCR/RO tem por diretriz estabelecer o desenvolvimento da carreira com base no tempo de serviço do servidor.
e) O PCCR/RO tem foco na gestão horizontal e caórdica, em que cada funcionário exercita a própria chefia, propondo e cumprindo as próprias metas.
2 -

As opções a seguir apresentam requisitos básicos para a investidura em cargo público no Estado de Rondônia, exceto uma. Assinale-a.

a) Estar em pleno gozo de seus direitos políticos.
b) Estar quites com suas obrigações eleitorais.
c) Ter idade mínima de 21 anos.
d) Estar quites com suas obrigações militares.
e) Ter nacionalidade brasileira.
Psicologia
3 -

A comunicação não violenta consiste em habilidades de linguagem e de comunicação que promovem o respeito, a atenção e a empatia. A comunicação não violenta compreende basicamente quatro componentes que se iniciam com a observação do que afeta nosso bem-estar e, consecutivamente, a identificação de como nos sentimos, o reconhecimento daquilo que gera nossos sentimentos e, por fim, as ações concretas que pedimos para enriquecer nossa vida.

Esses componentes são, respectivamente,

a) sentimento, necessidade, desejo e ação.
b) observação, identificação, valores e ação.
c) observação, diagnóstico, valores e pedido.
d) observação, sentimento, necessidade e pedido.
e) sentimento, identificação, necessidade e julgamento.
4 -

A mensagem que enviamos nem sempre é a mensagem que é recebida. Geralmente dependemos de pistas verbais para determinar se nossa mensagem foi compreendida da maneira que queremos.

Sobre as técnicas usadas para corrigir mal-entendidos e fazer uso da comunicação não violenta, analise as afirmativas a seguir.

I. Podemos pedir ao ouvinte que repita a mensagem em suas próprias palavras o que ele nos ouviu dizer.

II. Demonstrar empatia com um ouvinte que não queira atender a seu pedido.

III. Fazer solicitações desacompanhadas dos sentimentos e das necessidades do solicitante.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
5 -

A comunicação organizacional é um processo altamente complexo, sendo fundamental analisá-la em seus diferentes aspectos.

A respeito desse tema, assinale a afirmativa incorreta.

a) A comunicação formal é planejada pela organização e utiliza os canais estabelecidos.
b) A comunicação informal é realizada nas diferentes relações que os sujeitos estabelecem com a organização e que não estão sob seu controle.
c) A comunicação organizacional não se restringe à fala autorizada, pois engloba também as relações de comunicação que desequilibram a organização.
d) A comunicação ocorre em situações concretas e é multidimensional, feita de emissores e de receptores com visões de mundo diferentes.
e) A estratégia para tornar a comunicação produtiva é eliminar as subculturas da organização em favor de uma única, adequada ao gerenciamento corporativo.
6 -

A Gestalt é um campo teórico que ofereceu inestimáveis contribuições ao estudo da percepção e da inteligência. Segundo os autores clássicos, a solução de impasses ocorre por meio da reestruturação perceptiva. Sendo assim, ocorre um fenômeno no qual a apreensão global da situação-problema é seguida pelo ajuste dos fatores relevantes em relação ao todo.

Esse fenômeno é chamado de

a) figura e fundo.
b) simetria.
c) proximidade.
d) insight.
e) associacionismo.
7 -

A organização de bens e de serviços vem sofrendo profundas transformações, desde as últimas décadas do século XX. Nesse contexto, a competência destaca-se como conceito fundamental para caracterizar a mudança de comportamento dos seres humanos em relação ao trabalho e sua organização.

Sobre o conceito de competência, analise as afirmativas a seguir.

I. A tomada de iniciativa e de responsabilidade em relação a problemas e eventos que o indivíduo enfrenta em situações profissionais.

II. O entendimento prático de situações que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma na medida em que aumenta a diversidade das situações.

III. A faculdade de mobilizar redes de atores e fazer com que compartilhem as implicações de suas ações e assumam áreas de corresponsabilidade.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
8 -

A saúde deve ser compreendida como um fenômeno biopsicossocial, no qual essas dimensões se integram e se afetam mutuamente. Há diversos estudos que apontam para a relação entre fatores patogênicos na organização de trabalho, por exemplo, o estresse e o desenvolvimento de doenças psicossomáticas.

O estresse pode estimular as glândulas suprarrenais a aumentarem a secreção de substâncias conhecidas como catecolaminas, dentre as quais se destacam a que prepara o organismo para a realização de grandes feitos e a que influencia o humor, a ansiedade, o sono e a alimentação.

Esses hormônios são chamados, respectivamente, de

a) adrenalina e noradrenalina.
b) dopamina e fenilalanina.
c) tiroxina e paratormônio.
d) progesterona e insulina.
e) testosterona e estrogênio.
9 -

Sobre o procedimento do profissional ou da equipe responsável pelo atendimento ao estabelecer a relação causal entre a doença e o trabalho desempenhado pelo trabalhador, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Orientar o trabalhador e seus familiares quanto ao seu problema de saúde e aos encaminhamentos necessários para a recuperação da sua saúde e melhoria da sua qualidade de vida.

( ) Afastar o trabalhador da atividade ocupacional, caso sua permanência represente um fator de agravamento do seu quadro de saúde ou retarde sua melhora ou que suas limitações funcionais impeçam o trabalho.

( ) Considerar que o trabalhador pode ser remanejado para outra atividade, em tempo parcial ou total, de acordo com seu estado de saúde, e que existem atividades compatíveis com suas limitações sem risco de agravamento de seu quadro de saúde.

As afirmativas são, respectivamente,

a) F – V – F.
b) F – V – V.
c) V – F – F.
d) V – V – F.
e) V – V – V.
10 -

É relevante para o gestor o conhecimento das diferenças entre coaching e mentoring, presentes em boa parte da literatura sobre o assunto.

Em relação a esses conceitos, assinale a afirmativa correta.

a) O coaching representa um processo no qual o coach facilita o aprendizado, devendo ser um expert na área de aprendizado do coachee.
b) O mentoring envolve a transmissão de conhecimento de certa expertise para um indivíduo com menos experiência, sem exigir do mentor habilidades de coaching.
c) O mentoring está ligado ao desenvolvimento pessoal e desempenho dos indivíduos, tendo como foco principal o processo de facilitação de aprendizagem.
d) O coaching é organizado e executado conforme as necessidades da organização, sendo mais favorável conduzi-lo de forma rígida e determinada.
e) O coach não precisa desenvolver as habilidades de mentoring, mas o mentor deve utilizar as aptidões ligadas ao coaching.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.