ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Técnico em Segurança do Trabalho - PR-4 Concursos (PR-4 Concursos) - 2018

Segurança e Saúde no Trabalho
1 -

Pedro, servidor que ocupa o cargo de Assistente Administrativo, desenvolve suas atividades no Serviço de Diagnóstico por Imagem de uma unidade hospitalar, fazendo atendimento ao público, marcação de exame, entrega de resultados. O servidor solicitou o adicional de insalubridade. Neste contexto, após elaboração do laudo técnico e com base na Orientação Normativa nº 4, de 14 de fevereiro de 2017, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público, observada a legislação vigente, pode-se afirmar que:

a) o servidor faz juz ao adicional de insalubridade, grau médio, de acordo com a Orientação Normativa e com o anexo 14 da NR 15, e suas atividades estão enquadradas no anexo 14.
b) o servidor não faz juz ao adicional de insalubridade, de acordo com o anexo 13 da NR 15.
c) o servidor faz juz ao adicional de insalubridade, grau máximo, de acordo com a Orientação Normativa e com o anexo 13 da NR 15.
d) o servidor não faz juz ao adicional de insalubridade, de acordo com artigo 12, parágrafo único, inciso II e III da Orientação Normativa, e suas atividades não estão enquadradas no anexo 14 da NR 15.
e) o servidor faz juz ao adicional de insalubridade, grau médio, e suas atividades estão enquadradas no anexo 14 da NR 15.
2 -

João, técnico de segurança do trabalho de um laboratório de pesquisa, está fazendo atividade de verificação dos locais adequados para a instalação de extintores de incêndio. Em locais fechados, como salas elétricas, compartimentos de geradores, salas de máquinas, entre outros, a recomendação do local apropriado para a instalação dos extintores, segundo a norma da ABNT NBR 12693:2013, é

a) devem ser instalados no lado interno, próximos aos equipamentos a serem protegidos.
b) devem ser instalados no lado interno, nas proximidades da entrada.
c) devem ser instalados no lado externo, próximo à entrada destes locais.
d) devem ser instalados no lado externo, abrigados a uma distância máxima de 30 metros.
e) devem ser instalados no lado interno, sobre o piso e distantes dos equipamentos a serem protegidos.
3 -

Segundo a norma ABNT NBR 12693:2013 - Sistemas de proteção por extintor de incêndio, analise as afirmativas a seguir: I - No combate a fogos envolvendo líquidos e gases inflamáveis pressurizados, devem ser utilizados extintores com carga de pó. II - Extintor de incêndio sobre rodas, montado sobre rodas, cuja massa total não pode ultrapassar 300 kg, operado e transportado por um único operador. III - O extintor tipo espuma mecânica pode ser utilizado no fogo tipo C. IV - A distância máxima a ser percorrida é de 15 metros numa instalação que armazena graxas, classificada como de risco médio, com capacidade mínima instalada de 40B. Marque a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.

a) II e III
b) I e IV
c) I e III
d) I e II
e) III e IV
4 -

Conforme norma da ABNT NBR 12962:2016 - Extintores de incêndio - Inspeção e manutenção, a frequência da inspeção para extintores de incêndio com carga de dióxido de carbono (CO2) deve ser de:

a) 12 meses.
b) 9 meses.
c) 18 meses.
d) 6 meses.
e) 24 meses.
5 -

O intervalo máximo para a execução da manutenção de terceiro nível nos extintores, contado a partir da sua data de fabricação ou da realização do último ensaio hidrostático, de acordo com a norma da ABNT NBR 12962:2016 é de:

a) 5 anos.
b) 7 anos.
c) 10 anos.
d) 15 anos.
e) 1 ano.
6 -

De acordo com a norma da ABNT NBR 12779:2009 - Mangueira de incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados, em um prédio comercial, a mangueira a ser adquirida é a do tipo:

a) 1
b) 4
c) 2
d) 3
e) 5
7 -

De acordo com a norma da ABNT NBR 12779:2009 - Mangueira de incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados, é correto afirmar que:

a) as mangueiras podem ser utilizadas para algum outro fim que não seja o combate a incêndio (como lavagem de garagens, pátios).
b) as mangueiras das caixas ou abrigos podem ser utilizadas em treinamento de brigadas.
c) uma das formas de acondicionar as mangueiras na caixa de hidrante é de forma aduchada.
d) as mangueiras que forem reprovadas nos ensaios, sem possibilidade de reparos previstos nesta norma, devem receber a inscrição “condenada”, no meio, em cor contrastante com a mangueira, de forma indelével, com caracteres de 25 mm de altura.
e) a edificação pode ficar sem mangueiras durante o período de inspeção ou manutenção.
8 -

As ferramentas manuais vibratórias que produzem acelerações devem informar junto às suas especificações técnicas a vibração emitida pelas mesmas, indicando as normas de ensaio que foram utilizadas para a medição. Pode-se afirmar que essa orientação refere-se às ferramentas que produzem acelerações superiores a:

a)

2,0 m/s2 nas mãos dos operadores.

b)

2,5 m/s2 no corpo dos operadores.

c)

4,0 m/s2 no corpo dos operadores.

d)

1,25 m/s2 nas mãos dos operadores.

e)

2,5 m/s2 nas mãos dos operadores.

9 -

Um funcionário trabalha oito horas por dia e está exposto ao agente físico ruído contínuo. Ao realizar as medições do ambiente do trabalho, chegou-se ao seguinte resultado:

Dado: limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente

De acordo com o anexo 1 da NR-15, a dose que o funcionário está absorvendo é de:

a) 112,5%
b) 90%
c) 150%
d) 100%
e) 137,5%
10 -

Existem três situações para classificar as atividades ou operações como insalubres, a saber:

I. Acima dos Limites de Tolerância − LT previstos.

II. Em determinadas atividades mencionadas na NR − 15.

III. Comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho.

É caracterizado como insalubre, se estiver acima dos limites de tolerância previsto:

a) os agentes biológicos.
b) o frio.
c) a radiação não ionizante.
d) o ruído de impacto.
e) a umidade.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.