ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Morro do Chapéu - BA (Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu) - Médico Veterinário - CONPASS (Concursos Públicoes e Assessorias) - 2018

Sem disciplina
1 -

Quanto a classe Trematoda podemos afirmar que:

a) O sistema nervoso é constituído por um conjunto de gânglios que formam um anel em torno do intestino, emitindo nervos para as diversas partes do organismo e para os gânglios que presidem aos movimentos dos órgãos copuladores e do esfíncter da vesícula excretora.
b) Os órgãos reprodutores masculinos são constituídos por um testículo ou um sistema de testículo, um canal e aparelho copulador, onde o testículo é constituído, geralmente, por um folículo glandular, constituído por uma membrana basal revestida interiormente pelo epitélio glandular e a vesícula seminal serve para armazenar os espermatozóides.
c) O aparelho copulador é constituído pela porção terminal do testículo, e geralmente é constituído por uma parte protrátil, chamado de cirro ou órgão copulador.
d) Os trematódeos podem apresentar órgãos sensitivos especializados representados por papilas situadas na extremidade anterior ou junto à abertura genital, em casos raros têm rudimentos de órgãos de sensibilidade à luz, resíduos de órgão funcional da fase de cercaria; são em número de dois, situados ao lado do esôfago.
e) Apresenta a bolsa do cirro que é uma membrana flexível que rompe-se facilmente para ejaculação.
2 -

Sobre o agente da leishimaniose, leia dos itens e marque a opção correta.

a) As formas procíclicas sobreviventes se multiplicam e se diferenciam em nectomonas, formas delgadas e grandes do parasito que escapam do confinamento da matriz peritrófica pela ação das quitinases para se fixarem às células epiteliais do intestino médio.
b) As quitinases são secretadas somente pelo flebótomo.
c) As nectomas, formas menores, surgem a partir das leptomonas e sofrem a segunda multiplicação do ciclo.
d) Duas fases são observadas na válvula estomacal: haptomonas e metacíclicas; as metacíclicas são formas do parasito que possuem curto flagelo, são imóveis e se mantêm aderidas à válvula estomacal.
e) É provável que as metacíclinas produzam quitinases que irão degradar a cutícula que reveste a válvula estomacal e a degradação da válvula prejudica a dinâmica alimentar do flebótomo, resultando em um maior período de repasto sanguíneo e, consequentemente, favorecendo a transmissão.
3 -

A babesiose bovina é uma hemoparasitose causada, no Brasil, pelos protozoários Babesia bovis e Babesia bigemina. Sobre essa afecção marque a opção correta.

a) Apresentam como vetor biológico o carrapato Boophilus microplus, no entanto, pode possui moscas hematófagas como vetor.
b) Sorologia para detecção de anticorpos anti-Babesia spp pode ser realizada por diferentes testes sorológicos, sendo a reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e o ELISA métodos pouco sensíveis e pouco específicos.
c) A transmissão do babesiose por insetos hematófagos se faz de forma mecânica, mediante a transferência de hemácias infectadas a um animal susceptível, sendo realizada em poucos minutos, enquanto o sangue permanece fresco no aparelho bucal do inseto.
d) Bovinos jovens costumam ser resistentes à infecção pela presença de anticorpos maternos e a transmissão intra-uterina dessa doença parasitária é considerada muito rara no país.
e) O Babesia bovis é um patógeno intracelular obrigatório de eritrócitos, cujo período de incubação é de 28 a 42 dias.
4 -

É uma infecção é autolimitante, em função do ciclo endógeno, o animal produz resposta imune, mas ela só será efetiva em uma segunda infecção. Essa afirmação é verdadeira nos casos de infecção por:

a) Eimeria
b) Toxoplasma
c) Trypanosoma
d) Amblyomma
e) Neoscaris
5 -

Após a ligação com ao ribossoma, interferem na ligação do tRNA-aminoacil ao complexo molécula de RNA mensageiro\ribossoma, interferindo, por isso, na síntese proteica bacteriana nos microorganismos em crescimento ou em multiplicação. Isso ocorre na presença de:

a) Aminoglicosídeos
b) Cloranfenicol
c) Quinolonas
d) Tetraciclinas
e) Diidroestreptomicinas
6 -

Marque a substancia que é um inibidor das enzimas metabolizantes de fármacos do citocromo P-450:

a) Oxitetracilina
b) Cloranfenicol
c) Canamicina
d) Ceftiofur
e) Sulfamexazol

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.