ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) - Enfermeiro - CESPE (Cebraspe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Enfermagem

Texto I

No que diz respeito ao perfil epidemiológico em uma unidade de terapia intensiva e seus indicadores assistenciais, julgue o item subsecutivo.

1 -

O conhecimento dos dados epidemiológicos de morbimortalidade de uma unidade de saúde permite a tomada de decisões estratégicas para o aperfeiçoamento da qualidade de atenção. Indicadores como mortalidade e tempo de permanência mostram, isoladamente, efetividade quando mensurados e empregados na prática assistencial.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Devem ser monitorados mensalmente os indicadores tempo de permanência na unidade de terapia intensiva, incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e taxa de utilização de ventilação mecânica (VM).

Verdadeira.
Falsa.
3 -

O tempo médio de permanência na unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica de um hospital, isto é, a média dos dias durante os quais os pacientes permanecem internados, determina o giro de leitos na UTI, e seu prolongamento pode concorrer para a rejeição da admissão de pacientes críticos.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Com relação à sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em UTI, julgue o próximo item.

4 -

O processo de enfermagem organiza-se em sete etapas: histórico de enfermagem; identificação de problemas; diagnóstico de enfermagem; planejamento de enfermagem; prescrição de enfermagem; implementação; e avaliação de enfermagem.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

É atividade privativa do enfermeiro o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, da família ou da coletividade humana, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas diante de tais respostas.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

Enquanto a anotação de enfermagem é realizada por toda a equipe de enfermagem, a evolução é uma atividade privativa do enfermeiro, conforme previsto em norma específica.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

A evolução de enfermagem permite registrar o momento presente da situação clínica do paciente, além do que seja observado e executado pela equipe de enfermagem, com dados brutos e pontuais, possibilitando a reflexão pelo enfermeiro para a construção do contexto assistencial do paciente.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

No que se refere ao prontuário do paciente e ao direito em saúde, julgue o item a seguir.

8 -

O médico tem o respaldo legal de negar ao paciente acesso a seu prontuário, bem como de deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, caso essa ação possa ocasionar riscos ao próprio paciente ou a terceiros.

Verdadeira.
Falsa.

Texto IV

Com relação à pesquisa científica e sua aplicabilidade, julgue o item que se segue.

9 -

O assentimento livre e esclarecido consiste em anuência do participante da pesquisa e(ou) de seu representante legal, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação, após esclarecimento completo e pormenorizado sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, na medida de sua compreensão e respeitados em suas singularidades.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

No capítulo referente ao ensino, à pesquisa e à produção técnico-científica, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece como dever do enfermeiro a sua participação em atividades de ensino e pesquisa, respeitadas as normas éticas e legais.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.