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Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 17.ª Região - Analista Judiciário - Apoio Técnico-Especializado - Psicologia - CESPE - UnB - 2009 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Cult - Revista Brasileira de Cultura

1     Cult - O que significa exatamente "capitalismo do
       desastre"?
         Naomi Klein - Veja o que aconteceu após o furacão
4     Katrina, exemplo clássico do capitalismo do desastre. Não
       considero o Katrina um desastre "natural" porque envolveu
       uma clara omissão do Estado - no sentido de que as
7     barragens estavam deterioradas. Imediatamente depois do
       ocorrido, um político republicano, Richard Baker, disse "não
       pudemos limpar os projetos de conjuntos habitacionais, mas
10   Deus fez isso por nós". Isso é o capitalismo do desastre!
       É uma ideia muito velha, que já existia na mentalidade
       colonial. Na América do Norte, os colonos que ocuparam a
13   Nova Inglaterra tinham uma teoria religiosa sobre a varíola,
       pois a causa principal de mortalidade dos índios era a
       doença. Nos diários da época, falava-se da moléstia como
16   uma dádiva de Deus. De diversas maneiras, estavam usando
      a mesma formulação que o político republicano. Quando a
      varíola acabou com diversas comunidades dos iroquois e a
19   terra deles foi invadida pelos colonos, Deus foi invocado, e
      o desastre foi visto como um ato divino. Então, sim, isso não
      é novidade. Mas, o que há de novo aqui, e que vimos em
22   Nova Orleans, é que não apenas o desastre foi utilizado para
      a privatização do sistema educacional e habitacional, mas
      a resposta ao próprio desastre foi vista como oportunidade
25   de mercado. E essa é realmente a última fronteira para
      o neoliberalismo. Todas as partes do estado foram
      privatizadas: estradas, eletricidade, telefone, água. Haviam
28   sobrado apenas as funções fundamentais: os militares, a
      polícia, os bombeiros. Mas agora estamos assistindo ao
      surgimento de um complexo do capitalismo do desastre:
31   negócios que dependem diretamente desse conjunto de crises
      e desastres.

Naomi Klein. Resistindo ao choque. In: Cult - Revista Brasileira de Cultura.

São Paulo: Bregantini, n.º/125, jun./2008, p. 10 (com adaptações).

Com relação aos sentidos e às estruturas do texto acima, que é parte de uma entrevista de Naomi Klein à revista Cult, julgue o(s) item(ns) a seguir.

1 -

A entrevistada considera o furacão Katrina um exemplo clássico do capitalismo do desastre, porque sua ocorrência está relacionada à omissão do Estado.

Certa.
Errada.
2 -

Para a entrevistada, o capitalismo do desastre promove, além da privatização de bens públicos, a criação de um mercado que se alimenta dos desastres e das crises do próprio sistema.

Resolução da Equipe Tecnolegis:

 

Certa.
Errada.
3 -

O trecho “Veja o que aconteceu” (L.3) é exemplo de um dos elementos característicos de entrevistas: o recurso de o interlocutor dirigir a mensagem diretamente ao seu receptor.

Resolução da Equipe Tecnolegis:

 

Certa.
Errada.
Língua Portuguesa
4 -

A grafia diferenciada de “Estado” (L.6) e “estado” (L.26) indica a diferença de sentido entre as palavras no texto, as quais remetem, respectivamente, ao ente que governa e à concreta unidade da federação: Nova Orleans.

Resolução da Equipe Tecnolegis:

 

Certa.
Errada.
5 -

Segundo a entrevistada, a fala do político republicano — trecho entre aspas nas linhas de 8 a 10 — e o discurso dos diários da colonização norte-americana, em nome de interesses econômicos, naturalizam e justificam desastres como o furacão e a dizimação da população provocada pela varíola, ao considerá-los obras divinas.

Resolução da Equipe Tecnolegis:

 

Certa.
Errada.
Interpretação de Textos

Escravidão e sociabilidade capitalista

1  No novo mundo e em especial no Brasil, onde a
2  escravidão foi particularmente cruenta e predatória, o senhor
3  podia tomar qualquer decisão quanto à vida de seu escravo,
4  conforme seu arbítrio. Se considerasse que um escravo o
5  ameaçava, podia mandar cortar seus pés, cegá-lo, supliciá-lo
6  com chibatadas ou matá-lo. A relação senhor/escravo não era
7  um pacto: o senhor não estava obrigado a preservar a vida de
8  seu escravo individual; muito ao contrário, sua liberdade de
9  tirar a vida daquele que coisificara definia sua posição de
10 senhor, tanto mais quanto o fluxo de escravos no mercado
11 lhe permitia repor o plantel s em maiores restrições.
12 A escravidão longeva acabou por abstrair o rosto do escravo,
13 despersonalizando-o e coisificando-o de maneira reiterada
14 e permanente. Ao final, restava apenas a sua cor,
15 definitivamente associada ao trabalho pesado e degradante.
16 A imagem do trabalho e do trabalhador consolidada ao
17 longo da escravidão fez-se, portanto, da sobreposição
18 de hierarquias sociais de cor, de status social associado
19 à propriedade e dedominação material e simbólica, em uma
20 mescla de sentidos que convergiram para a percepção do
21 trabalho manual como algo degradado. Dizendo-o de modo
22 mais enfático, a ética do trabalho oriunda da escravidão foi
23 uma ética de desvalorização do trabalho, e seu resgate do
24 ressaibo da impureza e da degradação levaria ainda muitas
25 décadas. Esse quadro de inércia estrutural configurou o
26 ambiente em que se teceu a sociabilidade capitalista no país.

Adalberto Cardoso. Escravidão e sociabilidade capitalista: um ensaio sobre inércia social.

In: Novos estudos - CEBRAP. São Paulo: UNESP, n./80, mar./2008, p. 25 (com adaptações).

Acerca dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto ac ima, julgue o(s) item(ns) que se segue(m).

6 -

De acordo com o texto, a dominação imposta pela escravidão foi simbólica, pois, desvinculada das condições materiais da produção escravista, atribuiu um sentido degradante ao trabalho escravo.

Certa.
Errada.
Língua Portuguesa
7 -

Nas linhas 1 e 2, as vírgulas são empregadas para isolar oração intercalada que destaca a especificidade da escravidão no Brasil.

Certa.
Errada.
8 -

A significação do vocábulo “coisificara” (L.9) remete ao processo de despersonalização do negro transformado em mercadoria pela escravidão.

Certa.
Errada.
9 -

A expressão “tanto mais quanto” (L.10) indica a relação de proporcionalidade entre a liberdade do senhor de dispor da vida de seu escravo e o alto fluxo de escravos no mercado.

Certa.
Errada.
10 -

Considerando-se o contexto da escravidão abordado no texto, a expressão “à propriedade” (L.19) poderia ser substituída por ao imóvel, uma vez que o substantivo “propriedade” refere-se às terras, um bem fixo dos grandes proprietários rurais.

Certa.
Errada.

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