ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CFO-DF (Conselho Federal de Odontologia - Distrito Federal) - Analista de Desenvolvimento - Quadrix (Instituto Quadrix de Responsabilidade Social) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Da leitura do texto, conclui-se que é imprescindível ao profissional dentista que pretenda permanecer na carreira especializar-se na área da óptica e da biofotônica.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Estaria mantida a correção gramatical do texto caso fosse inserida uma vírgula após o vocábulo “brasileiros” (linha 4), de modo a isolar termo adverbial antecipado.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

As palavras “consultório”, “área” e “várias” são acentuadas graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

O vocábulo “como” (linha 13) introduz, no período, uma expressão de valor comparativo.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

A forma verbal “tem" (linha 6) está flexionada na terceira pessoa do singular, em concordância com o núcleo do sujeito da oração, o termo “esclarecimento" (linha 5); estivesse o sujeito no plural, a forma verbal deveria ser grafada da seguinte forma: têm.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

Estaria garantida a correção gramatical do texto se, na linha 19, a forma pronominal “o" fosse deslocada para depois da forma verbal “deixaria" – deixaria-o –, visto que não há elemento impositivo de próclise na oração.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

A substituição da forma verbal “deixaria" (linha 19) por deixará não só manteria a correção gramatical do período como garantiria maior valor de verdade à proposição.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

O trecho “abrem caminho para a atuação do profissional dentista em várias frentes de trabalho" (linhas 29 e 30) poderia ser reescrito correta e coerentemente da seguinte forma: tornam acessíveis à atuação do profissional dentista várias frentes de trabalho.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II


9 -

O primeiro período do texto poderia ser reescrito, sem prejuízo da correção gramatical ou da coerência textual, da seguinte forma: A ação atuante e esclarecedora da odontologia foi, ao longo dos últimos anos, a grande responsável pela mudança radical na saúde bucal da sociedade brasileira.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

10 -

Na linha 23, o pronome “cujo" poderia ser corretamente substituído por na qual o, visto que a forma pronominal retoma por coesão “Universidade de São Paulo", termo que indica lugar.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.