ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) - Analista Judiciário - Psicologia - CONSULPLAN (Consulplan) - 2017

Informática
1 -

Ao editar um documento, utilizando o LibreOffice Writer, versão 5.4.2.2, Configuração Local, Idioma Padrão-Português, acidentalmente apertou-se a tecla F10. É correto afirmar que essa ação:

a) Fecha o arquivo exibido.
b) Chama a caixa de diálogo Localiza e substituir.
c) Abre a caixa de diálogos Modelos e documentos.
d) Ativa o foco na barra de menus começando pelo menu Arquivo.
2 -

Analise a seguinte planilha, construída com o LibreOffice Calc, versão 5.4.2.2, Configuração Local, Idioma Padrão-Português.


Na célula L3, sabe-se que o usuário digitou a seguinte fórmula: =CONT.SE($B$3:$K$3;"F"), clicou e a arrastou até a célula L12. Assinale, a seguir, o valor que aparecerá na célula L10.

a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 8.
Psicologia
3 -

Estudos pertinentes à saúde no trabalho e gerenciamento do estresse evidenciam que, no contexto de aumento de afastamentos por problemas de saúde, é necessário rever e/ou melhor identificar as possibilidades de prevenção e intervenção no que se refere à saúde do trabalhador. Considerando esse apontamento, analise as afirmativas a seguir.

I. No âmbito da saúde do trabalhador, as possibilidades de prevenção e intervenção mais frequentes são aquelas que abarcam as dimensões do estresse, da psicodinâmica do trabalho e da epidemiologia.

II. No contexto da psicodinâmica do trabalho, com o emprego de uma metodologia mais flexível, como as entrevistas estruturadas, torna-se possível identificar as reais causas do problema apresentado.

III. A dimensão da psicodinâmica do trabalho viabiliza o estabelecimento do objetivo de compreensão das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para se manterem saudáveis no trabalho.

IV. A dimensão do estresse por meio de metodologia qualitativa viabiliza o levantamento de indicadores estressogênicos fundamentais para a intervenção.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e IV.
4 -

Analise as afirmativas correlatas.

Assinale a alternativa correta.

a) A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
b) A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
c) As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
d) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
5 -

Analise as afirmativas correlatas.

Assinale a alternativa correta.

a) A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
b) As duas afirmativas são verdadeiras, mas explicitam uma explicação falsa.
c) As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
d) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma explicação correta da primeira.
6 -

A partir da década de 1980, o estudo das emoções no contexto do trabalho torna-se uma constante no âmbito da psicologia organizacional e do trabalho, sinalizando, cada vez mais, a importância de indicadores de saúde e de gerenciamento do stress no contexto do trabalho. Em relação a esses estudos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O trabalho emocional coloca em pauta o trabalho entendido como objeto depositário de emoções e afetos, com seus sentidos e significados.

( ) As emoções dirigidas ao trabalho, no contexto em que este ocorre, ressaltam a repercussão de eventos emocionais experimentados fora do ambiente de trabalho.

( ) As emoções para o trabalho ocupam-se das regras de sentimentos, emoções e dos custos decorrentes para atender às demandas organizacionais, embora se destoem dos sentimentos internos do trabalhador.

( ) O trabalho com emoções descarta as características e a natureza da ocupação ou profissão capazes de mobilizar outras emoções que exigem do trabalhador forte identidade profissional e investimento afetivo para um bom desempenho.

( ) O contexto das emoções no trabalho implica no reconhecimento de que a qualidade do ambiente de trabalho decorre em grande parte das relações e interações estabelecidas, as quais propiciam tanto o adoecimento quanto o equilíbrio emocional e o sentido de vida.

A sequência está correta em

a) F, F, V, V, V.
b) V, V, F, F, F.
c) F, V, F, F, V.
d) V, F, V, V, F.
7 -

As proposições que se seguem tratam do trabalho, subjetividade e saúde psíquica. Com base nessa temática, relacione adequadamente os conceitos às proposições.

1.Alienação.

2.Ergonomia.

3.Sublimação.

4.Taylorismo.

( ) Possibilita a identificação do espaço existente entre o trabalho real e o trabalho prescrito.

( ) Conceito que evidencia o processo de ruptura de vínculo com as realidades subjetiva, mental, social e cultural.

( ) Conceito cuja finalidade, no contexto do trabalho, permite a apreensão do sujeito como alguém portador de uma história singular construída desde a infância.

( ) Consiste em um sistema por meio do qual é possível detalhar uma organização a partir da identificação da produção e do rendimento viabilizados em tempo e esforços mínimos.

A sequência está correta em

a) 2, 1, 3, 4.
b) 1, 2, 4, 3.
c) 2, 1, 4, 3.
d) 1, 3, 2, 4.
8 -

Os estudos sobre a saúde e o gerenciamento do stress no contexto do trabalho abrangem a compreensão do conceito de locus controle, o qual fornece subsídios para o entendimento de crenças, atitudes e condutas no referido contexto. A respeito desse conceito, analise as afirmativas a seguir.

I. O locus controle consiste em uma percepção ou tendência que cada sujeito possui para analisar acontecimentos de trabalho passíveis de controle por ele ou não.

II. A percepção ou tendência de cada sujeito para consideração de acontecimentos de trabalho controláveis ou não está associada à mudança de condutas e à comunicação do contexto organizacional.

III. A percepção, associada ao recebimento de reforços contingentes ao comportamento de saúde e segurança no trabalho, leva à compreensão de que o estado de saúde é autocontrolável e, por isso, à mudança de condutas.

IV. O locus de controle consiste em uma percepção associada aos esforços e reforços motivacionais implementados por uma determinada organização, capaz de levar à compreensão de que a saúde é um atributo condicionado à gestão da organização.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) III.
c) I e II.
d) III e IV.
9 -

Os estudos acerca da saúde mental e trabalho têm destacado a síndrome de Burnout e a exigência que tal síndrome evidencia em relação ao profissional no que tange ao planejamento de um programa de intervenção e prevenção frente a essa realidade. Em relação à síndrome de Burnout, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O planejamento de um programa de intervenção e prevenção para Burnout deve ter por objetivo estabelecer estratégias de aprendizagem para o enfrentamento adaptativo das situações estressantes.

( ) Os sintomas que configuram o Burnout afetam geralmente os profissionais que trabalham sem contato direto com pessoas, sendo predominante nos profissionais gestores, diretores e/ou executivos de empresas de quaisquer segmentos.

( ) Utilizado em 1953, o termo Burnout apareceu, pela primeira vez, em uma publicação decorrente de um estudo de caso de Schwartz e Will, conhecido como 'Miss Jones', por meio do qual é descrita a problemática de uma enfermeira psiquiátrica desiludida e com comprometimentos severos com o seu trabalho.

( ) O termo Burnout deriva da conjugação de burn (queima) e out (exterior), sugerindo um consumo físico, emocional e mental causado pelo desajustamento entre o indivíduo e o seu ambiente; sendo, portanto, visto como um estado de exaustão física, emocional e mental, causado pelo envolvimento duradouro em situações de elevada exigência emocional no local de trabalho.

A sequência está correta em

a) V, F, V, F.
b) F, V, F, V.
c) V, F, V, V.
d) F, V, F, F.
10 -

“A avaliação e a testagem psicológica oferecem recursos, por meio de instrumentos objetivos e projetivos, que sustentam o procedimento de psicodiagnóstico.” Considerando essa assertiva a respeito do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.

a) Pode ser definido como um procedimento científico, limitado no tempo, que lança mão de técnicas e estratégias em nível individual ou em grupo, visando o esclarecimento de problemas por meio de pressupostos teóricos dos construtos que o problema se refira.
b) É definido como um procedimento científico, sem limite de tempo e com utilização de técnicas e estratégias em nível individual, as quais têm por objetivo contribuir para a reunião de informações para esclarecimentos de problemas, pautadas ou não, em referenciais teóricos e empíricos.
c) Sustenta-se na necessidade de identificação e avaliação de aspectos específicos para a categorização e determinação de um caso, sem sujeição a mudanças repentinas, mas sempre submetidas a re-testes por meio de instrumentos de construtos distintos, utilizados também em momentos diferentes para corroboração de respostas lacônicas de outras circunstâncias.
d) Se sustenta na necessidade de estabelecer diagnóstico e avaliação do tratamento, o que significa correr o risco de uma rotulação do caso e estar sujeito a mudanças repentinas, já que são necessários, respectivamente, re-testes, manuseio de instrumentos em diferentes momentos para evitar respostas lacônicas e esporádicas fora das circunstâncias de testes.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.