ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CFO-DF (Conselho Federal de Odontologia - Distrito Federal) - Técnico em Contabilidade - Quadrix (Instituto Quadrix de Responsabilidade Social) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.

1 -

De acordo com o texto, antes de 2003, não havia preocupação governamental com a preservação da saúde bucal da população brasileira e os serviços públicos de atendimento odontológico se restringiam à extração dentária.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.

2 -

O texto configura-se como dissertativo, sendo seu principal objetivo informar o público acerca de uma política pública de atenção à saúde bucal promovida pelo Ministério da Saúde.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

As palavras “saúde” e “flúor” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica, pois ambas são paroxítonas.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

O emprego do acento grave, indicativo de crase, em “à saúde bucal” (linhas 2 e 3) deve-se à regência do termo “acesso” (linha 2) e à presença de artigo definido feminino.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

Estaria garantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “fazia” (linha 5) estivesse flexionada no plural, em concordância com os dois núcleos do sujeito da oração, ligados pela expressão “aliada a” (linha 4).

Verdadeira.
Falsa.
6 -

No segmento “o que perpetuava o caráter mutilador da odontologia” (linhas 7 e 8), o vocábulo “que” está empregado como substantivo, determinado pelo artigo definido “o”.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

No trecho “o que perpetuava o caráter mutilador da odontologia e da atuação apenas clínica do cirurgião-dentista” (linhas de 7 a 9), a conjunção “e” liga por coordenação expressões que formam o complemento verbal de “perpetuava”.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

No trecho “uma série de medidas que visam” (linhas 12 e 13), a flexão da forma verbal “visam” indica que o vocábulo “que” está empregado em referência a “medidas”; caso a forma verbal estivesse no singular, não haveria prejuízo para a correção gramatical do texto, visto que a concordância se faria com o termo “série”.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

A função da vírgula empregada após o termo “brasileiros” (linha 14) é separar termos em enumeração.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

O segmento “para a saúde geral e qualidade de vida da população” (linhas 14 e 15) está sintaticamente subordinado ao termo “fundamental” (linha 14)

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.