ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CBM-PI (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí) - Soldado Bombeiro Militar - NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos - UESPI) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Conforme as ideias apresentadas no texto, apenas uma das opções abaixo identifica-se, CORRETAMENTE, com o ponto de vista adotado e defendido em relação ao tema em debate. Assinale-a.

a)

De modo geral, o ser humano não se vê comprometido com dilemas éticos por não compreender exatamente o que é ética.

b)

Os dilemas éticos nos proporcionam a oportunidade avaliar e assumir com clareza os valores implícitos nas nossas escolhas, numa perspectiva da ética.

c)

Cotidianamente somos compelidos a fazer escolhas que, uma vez desprovidas de valores éticos, estarão direcionadas aos nossos próprios interesses.

d)

Qualquer ser humano, ao fazer suas escolhas, passa, necessariamente, por dilemas éticos já que está imbuído do comprometimento com os mais nobres valores éticos.

e)

Ao escolhermos ser benevolentes ou justos nas nossas atitudes, ferimos os nossos próprios valores e deixamos de ser éticos.

2 -

A palavra “benevolente", no texto, quanto ao sentido,

Trecho para a questão 03.

A importância dos dilemas éticos, portanto, é explicitar os valores que norteiam as nossas decisões, colocá-los em perspectiva e obrigar-nos a encarar com reflexão e transparência as nossas escolhas.

a)

equivale a “indiferente”.

b)

é antônimo de “indulgente”.

c)

equivale a “maléfico”.

d)

opõe-se a “eficiente”.

e)

equivale a “complacente”.

3 -

Trecho para a questão.

A importância dos dilemas éticos, portanto, é explicitar os valores que norteiam as nossas decisões, colocá-los em perspectiva e obrigar-nos a encarar com reflexão e transparência as nossas escolhas.

A opção que apresenta uma afirmação VERDADEIRA quanto à análise das estruturas linguísticas do trecho acima, é:

a)

A palavra “portanto" encerra a ideia de conclusão a respeito do que fora discutido anteriormente.

b)

A vírgula, após a palavra “éticos", é usada para separar termos equivalentes sintaticamente.

c)

As formas verbais em destaque, no trecho: “... obrigar-nos a encarar com reflexão..." constituem uma perífrase verbal.

d)

Em “colocá-los", o segmento “-los" retoma, no texto, “dilemas éticos".

e)

A palavra “que" está empregada inadequadamente, pois deveria dar lugar a “no qual".

4 -

Em relação ao trecho acima, é INCORRETO apenas o que se afirma em:

a)

A palavra “simplesmente” não poderia ser retirada sem prejuízo de significado para o texto, pois acrescenta à avaliação que o autor faz sobre a discussão em pauta.

b)

A palavra “atravessam” é usada em sentido figurado, isto é, não literal.

c)

O segmento anti-, que entra na composição da palavra antiético, é um prefixo que confere à palavra à qual se agrega um sentido oposto àquele que lhe era peculiar sem a presença dele.

d)

O trecho “situação tristemente comum no nosso país,” evidencia uma contradição do autor acerca dos argumentos que apresenta sobre o que reconhece como “valores éticos”.

e)

Predominam no texto formas verbais de tempo presente, modo indicativo, por se tratar de uma defesa de um ponto de vista, logo de indicativo de uma certeza.

Texto II

5 -

O trecho no qual NÃO se verifica apenas uma constatação de fatos mas a explicitação clara do ponto de vista do autor acerca do tema discutido é:

a)

Com a Internet, o homem consegue ultrapassar as barreiras geográficas, tornando mais fácil e ágil a sua comunicação.

b)

... a Internet trouxe muitas vantagens para o nosso dia a dia, tanto na dimensão profissional quanto na pessoal (...).

c)

Sabemos das novidades da vida dos “nossos” por meio do Facebook, Intagram, Twitter, entre outros, e não mais face à face, ou mesmo pelo telefone.

d)

O que sabemos de fato é que a comunicação evolui, assim como caminha a humanidade,...

e)

É preciso, portanto, saber usufruir das vantagens que a tecnologia nos oferece (...), mas sem perder o contato social, e assim sendo, o lado humano deve prevalecer sobre o lado virtual,...

6 -

Do ponto de vista dos aspectos gramaticais e textuais, a opção que apresenta uma afirmação INCORRETA acerca dos segmentos marcados nos trechos é:

a)

... devido à intensidade dos movimentos econômicos e políticos, principalmente, nas grandes cidades, ... (Deslocando-se a palavra em negrito para depois de grandes cidades, veríamos alterada significativamente a mensagem original, em todo o trecho).

b)

... mas o modo de relacionamento entre as pessoas está sendo seriamente afetado. (Flexionando-se o modo em sua forma de plural, necessariamente teremos de flexionar, no mesmo número, a palavra relacionamento, para que a regra de concordância seja mantida).

c)

Ou seja, um meio de comunicação eficiente, cujo alicerce é a tecnologia, passa a ser, ... (Sem que ocorra alteração gramatical/sentido, no lugar da palavra em destaque pode ser usado em que, com as alterações devidas).

d)

... para podermos estar em comunicação com os outros indivíduos, mas sem perder o contato social,... (Substituindo-se o destaque por um pronome oblíquo átono teremos gramaticalmente correta a seguinte forma: mas sem perdê-lo ,...).

e)

É preciso levar em consideração que tais vantagens também podem esconder certas desvantagens, ... (A palavra em destaque encerra ideia de inclusão).

7 -

Dos segmentos destacados, nas opções seguintes, aquele no qual se identifica uma referência a tempo futuro é:

a)

... a comunicação virtual nas relações interpessoais tem limitado o contato social ao mundo cibernético,...

b)

... o crescimento do mercado das comunicações virtuais tem sido cada vez mais abundante...

c)

... e não há uma previsão certeira de como essa nova realidade irá evoluir.

d)

... mas o modo de relacionamento entre as pessoas está sendo seriamente afetado.

e)

... o contato físico vem sendo anulado paulatinamente.

8 -

No trecho: pois mesmo aproximando geograficamente, o contato físico vem sendo anulado paulatinamente., as palavras em destaque classificam-se, respectivamente, do ponto de vista gramatical como

a)

adjetivo e advérbio.

b)

substantivo e advérbio.

c)

advérbio e adjetivo

d)

ambos advérbios.

e)

adjetivo e substantivo.

Texto III

9 -

Observe os itens 1, 2 e 3:

1 - Já sabemos que a Internet trouxe muitas vantagens para o nosso dia a dia, tanto na dimensão profissional quanto na pessoal ...

2 - É preciso, portanto, saber usufruir das vantagens que a tecnologia nos oferece para podermos estar em comunicação com os outros indivíduos ,...

3 - ... para podermos estar em comunicação com os outros indivíduos, mas sem perder o contato social, ...

Sobre as orações destacadas em 1, 2 e 3 está CORRETO o que se afirma em:

a)

Em 1 e 3 temos orações, respectivamente, subordinada substantiva objetiva direta e coordenada adversativa; em 2, uma oração subordinada adverbial final.

b)

Em 1 e 3 temos orações subordinadas substantivas objetivas indiretas; em 2, uma oração subordinada adverbial final.

c)

Em 1 e 2 temos, respectivamente, uma oração coordenada explicativa e uma oração subordinada final; em 3, uma oração coordenada adversativa.

d)

Em 1 e 2 temos, respectivamente, uma oração subordinada causal e uma oração subordinada final; em 3, uma oração coordenada adversativa.

e)

Em 1 e 2 temos, respectivamente, uma oração subordinada substantiva completiva nominal e uma oração subordinada final; em 3, uma oração coordenada explicativa.

Texto IV

10 -

Assinalar a opção que contém uma informação que NÃO está de acordo com o texto.

a)

No texto é utilizado o registro de linguagem formal. Verificam-se, entretanto, algumas passagens em que são usadas palavras e expressões pouco formais.

b)

Encontramos, no texto, pistas linguísticas que marcam a opinião pessoal da autora sobre o assunto em discussão.

c)

Para conferir credibilidade àquilo que afirma, a autora recorre a argumentos de autoridade, notadamente no último parágrafo.

d)

As informações apresentadas no texto nos levam a compreender que o fato de o organismo humano suportar a falta de alimentação por um longo período deve-se a uma adaptação genética com origem nos nossos ancestrais.

e)

O texto é desenvolvido a partir da recorrência a informações e argumentos presumidos pela autora sobre os estilos de alimentação adotados por nossos ancestrais.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.