ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TST (Tribunal Superior do Trabalho) - Analista Judiciário - Área Administrativa - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

De acordo com o texto,

a) em Humano, demasiado humano, Nietzsche afasta-se das ideias propostas por Schopenhauer, com as quais havia se identificado anteriormente, e aponta para o poder de libertação proporcionado pelo conhecimento científico.
b) o subtítulo da coletânea de aforismos escrita por Nietzsche permite pressupor que nesta obra valoriza-se antes a liberdade de imaginação do artista, tido como o arauto da civilização moderna, do que os princípios da ciência.
c) ao afirmar que o jovem Nietzsche considerava pouco profícuo o acúmulo de conhecimento científico, em oposição ao caráter produtivo da estética, o autor do texto estabelece um juízo de valor a respeito da ingenuidade do filósofo.
d) a doutrina mencionada no 3º parágrafo, que Nietzsche considera ter sido “implantada em nós”, refere-se à crença no poder do conhecimento científico, em conformidade com os pressupostos do pensamento de Schopenhauer, contra os quais se opôs abertamente.
e) desenvolvido tardiamente, o entendimento de Nietzsche sobre a importância da ciência para a felicidade do homem leva-o à condenação precipitada do caráter ilusório da arte, esta que, para o autor do texto, representa o belo edificante em oposição aos horrores da realidade.

Texto II

2 -

Sem prejuízo para o sentido estabelecido no segmento e a correção gramatical, o elemento sublinhado em ... contudo, não pensam que o conhecimento até da mais horrível realidade é belo... (último parágrafo) pode ser substituído por

a) muito embora.
b) conquanto.
c) porquanto.
d) por conseguinte.
e) todavia.
3 -

... ela é destituída desse privilégio. (3º parágrafo)

... e à oposição entre esta e a arte. (último parágrafo)

Os pronomes sublinhados acima retomam, respectivamente, os seguintes elementos:

a) a arte – a imaginação
b) a ciência – a realidade
c) a atividade metafísica – a realidade
d) a arte – a ciência
e) a atividade metafísica – a imaginação
4 -

... o que constituía a atividade metafísica do homem... (3º parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo do da frase acima está em:

a) que sufocava a vida
b) aprofundaria seu novo entendimento
c) que valorizam apenas a imaginação
d) dos quais partilhara
e) ela é destituída desse privilégio
5 -

Mantendo-se a correção, o elemento sublinhado em pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara (3º parágrafo) pode ser substituído por:

a) aos quais interagira
b) a que havia adotado
c) com os quais havia concordado
d) de que se incluíra
e) nos quais havia compartilhado
6 -

O elemento sublinhado pode ser corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses em:

a)

conduzia à proliferação de um saber erudito (à uma difusão)

b)

Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais (à ideias)

c)

relativo ao papel da ciência (à função)

d)

Contrapondo-se àqueles que valorizam (à quem)

e)

cuja descoberta lhe proporciona (à qual)

7 -

Substituindo-se o segmento sublinhado pelo que se encontra entre parênteses, o verbo que deve ser flexionado no plural está em:

a)

Que lugar ainda resta à arte (aos artistas)?

b)

Nietzsche já o (os) insere simbolicamente na tradição da filosofia das Luzes...

c)

... cuja descoberta lhe (lhes) proporciona sempre felicidade.

d)

A felicidade (As alegrias) do homem do conhecimento aumenta a beleza do mundo.

e)

... o aprofundamento do conhecimento científico (das doutrinas científicas) conduzia à proliferação...

8 -

A frase escrita com correção e clareza está em:

a) A vontade que impulsiona o homem, do ponto de vista de Nietzsche, não pode ser, como Schopenhauer o fizera, entendido, como um ímpeto cego, desprovido de finalidade.
b) Por meio de seu pensamento filosófico, desafios e questões da atualidade são antecipadas por Nietzsche, cuja ambição é determinar, a situação do homem moderno.
c) Nietzsche investiga à fundo o campo da moralidade e da religião, com o intento de examinar a base sobre a qual ergueu-se os edifícios éticos da tradição ocidental.
d) Apresenta-se de forma dramática, em Assim falou Zaratrusta, as experiências do personagem que dá título à obra, na qual se combina variados elementos de gênero e estilo.
e) Para Nietzsche, a moderna sociedade de massa se caracterizaria pela tendência ao nivelamento e à uniformização, que levaria ao conformismo e à mediocridade.
9 -

Uma redação alternativa para o texto acima, em que se mantêm as relações de sentido, está expressa com correção em:

a) Bauman demonstrava resistência ao termo “pós-modernidade”, afirmando que o que temos é uma versão privatizada da modernidade, uma vez que falta perspectiva histórica para considerá-la superada.
b) Bauman resiste ao termo “pós-modernidade”, explicando que falta perspectiva histórica para dar por terminada a modernidade, e afirmou: temos-lhe uma versão privatizada.
c) Bauman afirmou que: o que temos é uma versão privatizada da modernidade, embora falte perspectiva histórica para dá-la por terminada, com isso resiste ao termo “pós-modernidade”.
d) Ainda que resista ao termo “pós-modernidade”, Bauman explica que lhe falta perspectiva histórica para dar por terminada, afirmando que o que temos é uma versão privatizada da modernidade.
e) Segundo Bauman, que resistia ao termo “pós-modernidade”, pois lhe faltara perspectiva histórica para considerá-la superada, o que temos é uma versão privatizada da mesma.

Texto III

Para responder à questão, considere a entrevista abaixo com o historiador e professor Leandro Karnal.


10 -

Depreende-se corretamente da entrevista:

a)

Diversas teorias questionam a tese de que somos inteiramente responsáveis por nossas escolhas, com base na ideia de que estas não são feitas de modo completamente lógico e racional.

b)

A imagem terrível da Medusa foi usada por Karnal com o intuito de exemplificar de forma metafórica as condições adversas e imprevisíveis que atingem as pessoas em certas ocasiões.

c)

Para Karnal, a moderna tecnologia da comunicação deteriora as relações interpessoais, na medida em que não se pode confiar nas informações publicadas nas redes sociais, consideradas obras fictícias de um “roteirista".

d)

Karnal lança mão dos conceitos de “virtù" e “fortuna", assinalando que o êxito profissional depende do esforço individual e da capacidade que alguns possuem de fazer escolhas racionais, ainda que diante de circunstâncias adversas.

e)

A referência à máxima de Sócrates, “conhece a ti mesmo", foi usada, no contexto, como crítica a pessoas que não planejam a carreira e dedicam-se, sem objetivo definido, a ocupações com que depararam ao acaso.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.