ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Ibiapina - CE (Prefeitura Municipal de Ibiapina) - Enfermeiro - CONSULPAM (Consultoria Público - Privada e Assessoria Municipal ) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Marque a ordem da estrutura presente no texto.

a) corpo, título e manchete.
b) título, lide e manchete.
c) manchete, lide e corpo.
d) lide, manchete e corpo.

Texto II

2 -

Assinale a opção em que não consta sinônimo de sancionar, conforme seu emprego no texto.

a) Homologar.
b) Condenar.
c) Chancelar.
d) Autenticar.
3 -

Considerando a relação existente entre a mensagem do texto e o modo como ele está organizado, é CORRETO afirmar que o autor:

a) Mostra opiniões contrárias e a favor da reforma previdenciária, além de realizar um apanhado sobre as alterações mais relevantes para empregador e trabalhador, porém não se posiciona explicitamente a favor ou contrário à reforma.
b) Mostra opiniões contrárias e a favor da reforma previdenciária, mas revela uma claríssima tendência à tomada de posição dirigida ao trabalhador, como se observa, por exemplo, nos trechos “(…) comemoradas pelo empresariado e apoiadores da reforma (...)” e “(…) críticos à mudança alertam (...)”.
c) Posiciona-se claramente, desde o início, a favor da reforma previdenciária, como se observa, por exemplo, nos trechos “(…) o Governo se comprometeu a enviar (...)”, que homologa o compromisso do governo, e “(…) as principais novidades comemoradas (...)”, que revela um traço positivo da reforma, que merece comemoração.
d) Mostra opiniões contrárias e a favor da reforma previdenciária, além de realizar um apanhado sobre as alterações mais relevantes para empregador e trabalhador, promovendo uma forte crítica à reforma, como se depreende, por exemplo, em “seis mudanças que vão afetar a sua rotina de trabalho”, podendo ter utilizado, por exemplo, o verbo “alterar” ou “remodelar” e “Menos tempo de almoço, férias parceladas e demissão em comum acordo”, com sintagmas que suscitam ideias negativas a respeito da relação de trabalho.
4 -

Com base na norma culta, assinale a alternativa com as opções verdadeiras ( V ) e falsas ( F ).

I - A substituição do trecho “seis mudanças que vão afetar a sua rotina de trabalho" pela redação “seis mudanças que afetarão a sua rotina de trabalho" não comprometeria a norma culta.

II - A substituição do trecho “faz uma profunda mudança na legislação trabalhista e altera em mais de cem pontos a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)" pela redação “faz uma profunda mudança na legislação trabalhista alterando em mais de cem pontos a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)" comprometeria a norma culta.

III – O trecho “(…) utiliza fórmulas de flexibilizações trabalhistas já experimentadas em alguns países da Europa que não funcionaram" pode ser desambiguizado sem perda de sentido por meio da redação “(…) utiliza fórmulas de flexibilizações trabalhistas já experimentadas em alguns países da Europa, os quais não funcionaram"

a) V, V, V.
b) V, V, F.
c) F, F, V.
d) V, F, F.
5 -

Assinale a opção com uma manchete alternativa para a reportagem, que se alinhe à orientação argumentativa expressa no texto.

a) Reforma trabalhista não irá aumentar jornada de trabalho.
b) A falácia da modernização trabalhista.
c) Reforma Trabalhista: saiba o que melhora na relação entre trabalhador e patrão.
d) Reforma trabalhista modifica panorama do trabalho no Brasil.

Texto III

6 -

Assinale a opção verdadeira em relação ao excerto “Os testes, como descrito no periódico Developmental Science, se dividiram em três etapas.”.

a) Subentende-se o verbo “estar” antes de “descrito”.
b) “Descrito” é uma anáfora direta que remete a “os testes”.
c) “Descrito” é uma anáfora retrospectiva em relação a “periódico”.
d) A expressão verbal “se dividiram” pressupõe um agentivo que, no caso, refere-se a “os testes”.

Texto IV

7 -

Assinale a opção que traz uma redação amparada na norma culta para o enunciado: “Havia três obras disponíveis.”

a) Tinham três obras disponíveis.
b) Estava disponível três obras.
c) Existia três obras disponíveis.
d) Tinha três obras disponíveis.
8 -

Acerca do título “Por que Joãozinho e Maria ensina mais que as fábulas de Esopo", é INCORRETO afirmar:

a) Todo o enunciado se ampara na norma culta da língua portuguesa.
b) O emprego de “por que” se ampara na norma culta da língua portuguesa.
c) Há um erro de concordância no título, pois Joãozinho e Maria é um sujeito composto, que demanda verbo concordante na terceira pessoa do plural.
d) O enunciado repele o emprego de crase após “mais que”.
9 -

O texto informativo caracteriza-se por apresentar um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico, além de expor, refletir, explicar e avaliar ideias de modo objetivo, com a intenção de informar e esclarecer. Assinale o exemplo que não condiz com essas características e a explicação para isso.

a) “Segundo os pesquisadores, as crianças costumam se identificar mais com personagens de carne e osso.” condiz com uma informação baseada em ciência.
b) A expressão “a habilidade de puxar um papo-cabeça” é imprevista para o texto informativo, já que a linguagem preferencial se baseia na norma culta.
c) “Você, provavelmente, cresceu escutando essas e outras histórias, que se tornaram parte da literatura infantil no mundo todo.” é um trecho inesperado, pois o texto informativo não prevê diálogo com o leitor.
d) “Moral da história: representatividade importa – mesmo quando quem ouve nem sabe o significado disso.” refere-se a uma conclusão moralizante presente em qualquer texto informativo.
10 -

Assinale a alternativa que segue a mesma regra para o plural que “bichos-humanizados”.

a) Abaixo-assinado.
b) Louva-deus.
c) Matéria-prima.
d) Bate-papo.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.