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Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Maceió - AL (Prefeitura Municipal de Maceió) - Assistente - COPEVE-UFAL (Comissão Permanente do Vestibular - Universidade Federal de Alagoas) - 2017

Língua Portuguesa
1 -

Vivemos esperando

Dias melhores

Dias de paz, dias a mais

Dias que não deixaremos

Para trás

Oh! Oh! Oh! Oh!

Vivemos esperando

O dia em que

Seremos melhores (melhores, melhores!)

Melhores no amor

Melhores na dor

Melhores em tudo

Oh! Oh! Oh!

[...]

Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2017

É possível observar na letra da composição musical que o

enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito; para isso,

a)

volta-se para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito estético.

b)

emprega a linguagem da comunicação, evidenciando o assunto, o objeto, os fatos, os juízos.

c)

enfatiza o canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes.

d)

busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.

e)

dá ênfase ao emissor e à expressão direta de suas emoções e atitudes.

2 -

O primo Basílio
Eça de Queiroz
[...]
Entraram para o escritório.
Era uma saleta pequena, com uma estante alta e
envidraçada, tendo em cima a estatueta de gesso, empoeirada e
velha, de uma bacante em delírio. A mesa, com um antigo tinteiro
de prata que fora de seu avô, estava ao pé da janela; uma coleção
empilhada de Diários do Governo branquejava a um canto; por
cima da cadeira de marroquim-escuro pendia, num caixilho preto,
uma larga fotografia de Jorge; e sobre o quadro duas espadas
encruzadas reluziam. Uma porta, no fundo, coberta com um
reposteiro de baeta escarlate, abria para o patamar.
Disponível em: .
Acesso em: 20 fev. 2017
O fragmento está inserido em uma estrutura narrativa comprovada por aspectos linguísticos marcados pela presença de

a) termos arcaicos.
b) formas verbais de voz reflexiva.
c) formas verbais no tempo passado.
d) adjuntos adverbiais de intensidade.
e) formas verbais no futuro do presente.
3 -


Dadas as afirmativas sobre o vocábulo saia no texto,

I. Pode ser classificado como “saia" = substantivo; “saia" = verbo.

II. É chamado de homônimo perfeito, pois apresenta uma

mesma grafia e uma mesma pronúncia.

III. Possui polissemia.

verifica-se que está(ão) correta(s)

a)

I, II e III.

b)

II e III, apenas.

c)

I e III, apenas.

d)

II, apenas.

e)

I, apenas.

4 -


Dadas as afirmativas sobre os aspectos morfossintáticos dos

quadrinhos,

I. O pronome demonstrativo ESTA, 1º quadrinho, foi

corretamente empregado, já que expressa proximidade de

quem se manifesta com o objeto referente.

II. A linguagem verbal do 2º quadrinho foi constituída por apenas

um período simples.

III. A vírgula, que aparece no 2º quadrinho, está de acordo com

as orientações gramaticais, uma vez que aparece isolando

um termo explicativo.

IV. O termo TODA A PROVA, presente no 3º quadrinho,

apresenta idêntica classificação sintática que AS

QUESTÕES, no 3º quadrinho.

verifica-se que está(ão) correta(s)

a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
e) III, apenas.
5 -

O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.
Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2017 A figura de pensamento marcada no poema de Adélia Prado foi
construída principalmente pelo recurso estilístico da

a) paronímia.
b) sinonímia.
c) antonímia.
d) homonímia.
e) ambiguidade.
6 -


Dadas as afirmativas quanto aos aspectos linguísticos dos

fragmentos textuais,

I. A locução adjetiva destacada das plantas exerce função

sintática de adjunto adnominal.

II. No fragmento como explica Patrícia Cândido, uma das

desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de

cura por meio da energia das plantas estão presentes dois

apostos explicativos.

III. O elemento articulador destacado que introduz uma oração

subordinada adverbial consecutiva.

IV. O pronome destacado esses exerce importante recurso de

coesão referencial catafórica.

verifica-se que está(ão) correta(s)

a) II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
7 -

Os doze grandes olímpicos
Os doze grandes deuses do Olimpo eram deuses supremos que sucederam aos Titãs. Primitivamente, o Olimpo designava o cume de uma montanha, a maior montanha de maior altitude de toda a Grécia, situado no Nordeste. Até mesmo na Ilíada, essa ideia começa a desagregar-se para dar a noção de um outro Olimpo, localizado algures num reino misterioso, em nível muito superior ao de todas as outras montanhas da Terra. [...] HAMILTON, Edith. Mitologia. São Paulo: M. Fontes, 1992, p. 22
O pronome demonstrativo presente na expressão essa ideia funciona como elemento de substituição, uma vez que assegura a cadeia referencial do texto. Assinale a alternativa cujo enunciado representa a ideia retomada pela referida expressão.

a) A noção de um outro Olimpo.
b) A primeira designação do Olimpo.
c) Os doze grandes deuses do Olimpo.
d) A montanha de maior altitude de toda a Grécia.
e) Os deuses supremos que sucederam aos Titãs.
8 -

O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor
RESUMO – Com o objetivo de conhecer a imagem que professores de escola regular têm da surdez e do aluno surdo, bem como a influência desta imagem na sua prática pedagógica, procedeu-se à análise de entrevistas e observações em sala de aula de sete professoras do Ensino Fundamental regular, que têm aluno surdo na classe. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977), tendo sido estabelecidas as seguintes categorias temáticas: intelectual, comportamental, aprendizagem e linguagem. A análise dos dados evidenciou que a dificuldade de linguagem da criança surda leva, muitas vezes, o professor a construir uma imagem equivocada do aluno surdo a qual se reflete nas suas ações em relação às crianças. Assim, embora considerem os alunos inteligentes, bem comportados e com potencial para aprendizagem, todas as professoras pareciam tratar os alunos como tendo muita dificuldade para acompanhar o processo escolar.
Palavras-chave: surdez; imagem (Psicologia); surdos-educação. PAIVA e SILVA, A. B.de & PEREIRA, M. C. C. O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. maio-ago. 2003, vol. 19, n. 2, p. 173-176
O texto é um exemplo do gênero textual resumo de trabalho científico. Assinale a alternativa em que se apresenta o resultado da análise dos dados coletados pelas autoras.

a) O fato de os professores considerarem os alunos inteligentes.
b) O estabelecimento de diferentes categorias temáticas na análise.
c) A construção de uma imagem equivocada do aluno surdo pelo professor.
d) A análise de entrevista e observações em sala de aula pelas pesquisadoras.
e) A informação de que todas as professoras tinham alunos surdos em sala.
9 -

Formando professores profissionais Estudos sociológicos sobre as profissões demonstram uma evolução clara no decorrer dos últimos anos e na maior parte dos ofícios relativos aos profissionais das ciências humanas: enfermeiros, assistentes sociais, jornalistas... e professores. Assim, para responder aos desafios sem precedentes da transformação necessária dos sistemas educacionais, o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir. Na maior parte dos países ocidentais, o professor está em vias de passar do status de executante para o de profissional.
Nesse sentido, o profissional é considerado um prático que adquiriu, através de longos estudos, o status e a capacidade para realizar com autonomia e responsabilidade atos intelectuais não rotineiros na busca de objetos inseridos em uma situação complexa. Essa concepção sociológica do profissional tem influência sobre as competências de base necessárias para o exercício desse “novo ofício”.
O que um professor profissional deve ser capaz de fazer? PERRENOUD, F. et all. Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001 (adaptado).
Ao apresentar resultados de “estudos sociológicos” para fundamentar a tese de que “o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir”, o texto apresenta uma argumentação desenvolvida por

a) analogia.
b) oposição.
c) enumeração.
d) raciocínio lógico.
e) voz de autoridade.
10 -

A desigualdade mundial: de 150 euros por mês a 3.000 euros por mês
A desigualdade mundial contrasta países cuja renda média por habitante é da ordem de 150-250 euros por mês (África Subsaariana e Índia) com países onde a renda média por habitante alcança um patamar entre 2.500-3.000 euros por mês (Europa Ocidental, América do Norte, Japão) – ou seja, onde as pessoas ganham vinte vezes mais. A média global, que corresponde aproximadamente ao nível da China, situa-se em torno de 600-800 euros mensais.
Essas ordens de grandeza são significativas e merecem ser guardadas na memória. É preciso salientar, todavia, que são afetadas por margens de erro significativas: é sempre muito mais difícil medir a desigualdade entre nações (ou entre épocas diferentes) do que dentro de um determinado país.
PIKETY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 69
Segundo o texto, as ordens de grandeza levantadas são afetadas por uma margem de erro, definida pelo(a)

a) significação das ordens de grandeza.
b) fato de se ganhar mais na Europa, América e Japão.
c) necessidade de se guardar essas ordens na memória.
d) dificuldade da medição da desigualdade entre nações.
e) contraste entre países com renda média menor e maior.

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