ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Porto Feliz - SP (Prefeitura Municipal de Porto Feliz) - Professor - Inglês - EXCELÊNCIA (Instituto Excelência) - 2017

Língua Portuguesa
1 -

Em relação à significação das palavras, elas podem ser divididas em três grupos: sinônimos, antônimos e parônimos. Sendo assim, indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta a definição de sinônimo.

a) São palavras que possuem significados opostos.
b) São palavras que possuem significados próximos.
c) São palavras que possuem significados distantes.
d) Nenhuma das alternativas.
2 -

Interpretar um texto significa identificar a intenção do autor. Esse processo cognitivo que permite ao leitor fazer a atribuição de significado e coerência ao texto, imprimindo nele uma interpretação é o processo de estabelecer relações entre as partes do texto. Também podemos chamar esse processo de... Aponte abaixo a resposta correta que apresenta a resposta CORRETA.

a) Processo preferencial.
b) Processo inferencial.
c) Processo referencial.
d) Nenhuma das alternativas.
3 -

Um sistema de reforço da escrita, constituído por sinais sintáticos, destinados a organizar as relações e a proporção das partes do discurso e das pausas orais e escritas. (Catach Nina, Moderna Gramática Portuguesa, Bechara, Evanildo, 2009). A definição acima está se referindo... Indique abaixo a resposta CORRETA.

a) Ao texto.
b) À entonação.
c) À pontuação.
d) Nenhuma das alternativas.
4 -

Prosódia é a parte da fonética que trata da correta acentuação e entonação dos fonemas. A preocupação maior da prosódia é o conhecimento da sílaba predominante, chamada tônica. Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta a definição de sílaba.

a) Sílaba é elemento silábico é sua base são as consoantes.
b) Sílaba é um morfema emitido em um só impulso respiratório.
c) Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas emitido em um só impulso expiratório.
d) Nenhuma das alternativas.
5 -

Em relação à acentuação temos como conceito o acento de intensidade – o que, de acordo com Bechara, 2009 significa que numa palavra nem todas as sílabas são proferidas com a mesma intensidade e clareza. Em sólida, barro, poderoso, material, há uma sílaba que se sobressai às demais por ser proferida com mais esforço muscular e mais nitidez e, por isso, se chama...
Indique abaixo a resposta CORRETA que completa a citação acima.

a) tônica.
b) átona.
c) postônica.
d) Nenhuma das alternativas.
6 -

Em relação à Gramática Descritiva, Bechara, 2009 afirma que ele é visto como unidade acústica que desempenha função linguística distintiva de unidades linguísticas superiores dotadas de significado. Indique abaixo a resposta CORRETA que aponta o elemento citado acima pelo Prof. Evanildo Bechara, 2009

a) Fonética.
b) Fonologia.
c) Aparelho fonador.
d) Nenhuma das alternativas.
7 -

No estudo da sintaxe e das estruturas frasais, temos a frase, a oração e o período. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta a definição de frase.

a) É a representação intelectual de um objeto ou de uma ideia ou de um conceito.
b) É a representação analítica, caracterizada pela ausência de verbos.
c) É a oração que dispõem de verbos, porém este possa estar oculto.
d) Nenhuma das alternativas.
8 -

A oração, em Língua Portuguesa é a frase provida de um ou mais verbos, constituindo em princípio, de sujeito e predicado. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta um exemplo de oração.

a) Socorro!
b) Frutas, verduras, legumes, cereais, leguminosas.
c) O despertador é um objeto abjeto.
d) Nenhuma das alternativas.
9 -

Período é a oração ou o grupo de orações de sentido completo terminado por um ponto final ou equivalente. (Antonio Henriques, 2004). Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta as duas classificações de períodos.

a) nominal ou oracional.
b) simples e composto.
c) coordenado ou subordinado.
d) Nenhuma das alternativas.
10 -

Em relação ao estudo das orações e suas funções oracionais, temos duas unidades significativas, o sujeito e o predicado. Sendo assim, analise com atenção a seguinte frase: “O bom filho compreende o esforço dos pais.” Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta o sujeito da oração citada acima.

a) o bom filho.
b) os pais.
c) compreende.
d) Nenhuma das alternativas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.