ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CRF-DF (Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal) - Analista - Administração - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Considerando as informações e as sequências discursivas do texto, é correto afirmar que

a) a mensagem expressa pelo título, relacionada ao conteúdo de todo o parágrafo, indica que o principal anseio do rádio, na respectiva fase de maior popularidade, era atrair os anunciantes de remédios.
b) o rádio, assim que chega ao Brasil nos anos 1930, transforma-se no mais importante veículo de propaganda, por isso desperta o interesse dos laboratórios.
c) o autor, com o propósito principal de analisar a qualidade dos anúncios de remédio na era radiofônica do Brasil, utiliza-se predominantemente da dissertação, pois, por meio da relação de causa e consequência, defende a própria opinião a respeito do papel do rádio como importante veículo de propaganda.
d) os primeiros anúncios pagos pelos laboratórios, durante a era radiofônica no Brasil, consistiam na simples leitura integral e ao vivo no rádio do texto, que também serviria para a divulgação impressa dos remédios.
e) a publicidade de remédios no rádio só passou a chamar a atenção do público quando os anúncios passaram a ser cantados pelo próprios ídolos da era radiofônica.

Texto II

2 -

De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais que envolvem o texto, assinale a alternativa correta.

a)

Se o termo sublinhado no trecho “investindo verbas cada vez mais polpudas nas publicidades de remédios" (linhas 3 e 4) fosse substituído pelo vocábulo vultosas, o sentido original do texto estará preservado.

b)

O período "Os laboratórios não perderam a oportunidade,investindo verbas cada vez mais polpudas nas publicidades de remédios."(linhas 2 a 4) não poderia ser substituído corretamente pela redação Os laboratórios não perderam a oportunidade,investindo verbas cada vez mais polpudas nas publicidades de remédios, pois esta exemplifica algum erro do ponto de vista das regras de pontuação.

c)

Os vocábulos sublinhados no trecho "para que seus anúncios, tal e qual impressos, fossem lidos ao vivo no rádio entre um programa e outro." (linhas de 5 a 7) poderiam ser substituídos, respectivamente, pelas construções afim de e relidos, sem alterar o sentido do trecho.

d)

A forma verbal "entrou" deveria ser mantida caso o trecho sublinhado na oração "quando entrou em cena a moda dos jingles" (linhas 7 e 8) fosse substituído pelo vocábulo certos.

e)

A construção bastantes, caso fosse necessário, poderia ser empregada corretamente no lugar do termo sublinhado no trecho "os reclames vinham em tons já mais criativos" (linhas 8 e 9).

Texto III

3 -

Com base no emprego das classes de palavras para a construção do sentido do texto, assinale a alternativa correta.

a) O artigo definido masculino deveria ter sido empregado antes do substantivo sublinhado no período “Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que 95% dos farmacêuticos do país estão empregados.” (linhas de 1 a 3).
b) A locução sublinhada no trecho “95% dos farmacêuticos do país estão empregados” (linhas 2 e 3), que exerce a função de um adjetivo, poderia ser descartada, pois sua ausência não comprometeria a informação original.
c) A exclusão do advérbio em destaque no trecho “o fato de muitas funções ainda serem pouco exploradas pelos formandos.” (linhas 15 e 16) preservaria a mensagem principal do período.
d) O pronome sublinhado no período “Outro marco para a profissão foi a aprovação da Lei n 13.021/2014.” (linhas 22 e 23), empregado como determinante de um substantivo, estabelece uma relação direta com o parágrafo anterior, mais especificamente com o último período.
e) A conjunção “Por” e o pronome “esse” relacionam a oração “Por assumirem legalmente esse caráter” (linhas 24 e 25) com o período anterior, pois foram utilizados para, respectivamente, introduzir a consequência de um fato e retomar uma informação.
4 -

Acerca das relações sintáticas estabelecidas no período “Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que 95% dos farmacêuticos do país estão empregados.” (linhas de 1 a 3), é correto afirmar que

a) as orações se relacionam por coordenação, já que apresentam autonomia entre si.
b) as formas verbais “revelam” e “estão” referem-se a termos que desempenham a mesma função em suas respectivas orações.
c) a segunda oração funciona como aposto, pois explica o sentido de um termo presente na primeira.
d) ambas as orações estruturam-se em torno de um predicado verbal, pois expressam uma ação atribuída ao sujeito.
e) a função exercida pelo termo “do país” seria mantida se, em seu lugar, fosse empregada a construção no país.
5 -

Tendo como referência as regras para o uso do sinal indicativo de crase e a acentuação gráfica das palavras, considere o período “Com isso, uma drogaria que funciona 24 horas por dia, respeitando a carga horária de 8 horas, necessita de, pelo menos, três farmacêuticos em seu quadro.”
(linhas de 27 a 29) e assinale a alternativa correta.

a) A construção “Com isso” poderia ser substituída por qualquer uma das seguintes redações: Devido à essa lei ou Devido à lei mencionada, sem alterações no sentido do trecho.
b) Caso julgasse necessário, o autor poderia empregar corretamente a redação drogarias que tem expediente 24 horas por dia no lugar do trecho “uma drogaria que funciona 24 horas por dia”.
c) O autor poderia, corretamente, incluir a forma às antes do termo “24 horas por dia”.
d) O trecho “respeitando a carga horária de 8 horas” estaria correto se reescrito da seguinte maneira: considerando o respeito a carga horária de 8 horas.
e) Apenas uma das construções a seguir poderia ser empregada corretamente no lugar do termo “em seu quadro” (linha 29): à sua disposição ou ao seu dispôr.
Raciocínio Lógico
6 -

São 4 bilhões de pessoas, dois terços da população global, vivendo hoje em condições de severa falta d’água. Apesar do Brasil figurar quase totalmente verde no mapa, duas áreas estão em alerta: no Nordeste do País e a área do Estado de São Paulo. É preciso planejar, investir em soluções diversas, sustentáveis, escaláveis e modulares já aplicadas com sucesso em regiões com o mesmo desafio.
Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2017, com adaptações.
Com base nas informações do texto, é correto afirmar que a população global, à época da publicação da reportagem, era de

a) 4 bilhões de pessoas.
b) 5 bilhões de pessoas.
c) 6 bilhões de pessoas.
d) 7 bilhões de pessoas.
e) 8 bilhões de pessoas.
7 -

Ao conferir os dados de impedimento de doação de sangue do último mês de fevereiro, o funcionário do banco de sangue percebeu que, dos 48 impedimentos, 18 foram de doadores portadores do vírus HIV, 28 foram de doadores que já tiveram hepatite B e 6 foram de doadores que se enquadraram nos dois casos.
Com base nos dados dessa situação hipotética, quantos dos doadores analisados não se enquadraram nos dois casos citados?

a) 2.
b) 6.
c) 8.
d) 10.
e) 14.
8 -

Assinale a alternativa que apresenta uma tautologia.

a) p ^ p
b) p V p
c) p ^ ~ p
d) p V q → p ^ q
e) p V ~ p
Legislação Estadual
9 -

A Portaria CRF/DF n 16/2014, do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, entre outros temas, dispõe acerca dos deveres específicos e das proibições dos respectivos empregados/servidores no que se refere às relações destes com o próprio Conselho, a sociedade e, também, outras instituições. A respeito deste assunto, assinale a alternativa correta.

a) É vedado prejudicar deliberadamente a reputação de outro empregado e (ou) servidor ou de cidadãos usuários.
b) É vedado ao empregado e (ou) servidor receber brindes, presente, transporte, hospedagem e quaisquer vantagens ou favores, assim como aceitar convites para almoços, jantares e festas.
c) É vedado ao empregado e (ou) servidor pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, brinde, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua atividade em serviço ou para influenciar outro empregado e (ou) servidor para o mesmo fim.
d) É vedado ao empregado e (ou) servidor ausentar-se das próprias funções sem o prévio conhecimento e a anuência dos respectivos superiores hierárquicos.
e) É dever do empregado e (ou) servidor estabelecer e manter a cordialidade no ambiente de trabalho, não fomentando a discórdia e o desentendimento.
10 -

Considere hipoteticamente que os cargos de tesoureiro e de secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF/DF) fiquem vagos. A respeito dessa situação e considerando a Deliberação n 19/2015, que aprova o Regimento Interno Padrão do referido Conselho, assinale a alternativa correta.

a)

Somente o cargo de tesoureiro é considerado de Diretoria. Portanto, a vaga do secretário-geral deve ser preenchida com a indicação do presidente do CRF/DF.

b)

A qualquer tempo, deverão ser convocadas novas eleições.

c)

Caberá ao presidente do Conselho Federal de Farmácia, salvo se faltar em menos de 12 meses para findar o mandato, nomear Junta Diretiva Provisória, recompondo os membros faltantes preferencialmente entre os conselheiros integrantes do Plenário do Conselho Regional de Farmácia, com mandato precário de até 180 dias, podendo ser renovado uma vez.

d)

Na hipótese de licenciamento ou de afastamento temporário de ambos, o presidente do Conselho Federal de Farmácia nomeará Junta Diretiva Provisória, recompondo os membros faltantes, preferencialmente entre os conselheiros integrantes do Conselho Regional de Farmácia, com mandato precário até o fim da respectiva licença ou do afastamento temporário.

e)

A Diretoria funcionará com os membros restantes até a metade mais um do número total de diretores.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.