ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFC (Universidade Federal do Ceará) - Jornalista - CCV-UFC (Coordenadoria de Concursos - Universidade Federal do Ceará) - 2017

Comunicação Social
1 -

Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de

hipertexto.

a)

Texto de grandes proporções, não podendo ser armazenado em meio físico, mas, sim, em meio magnético.

b)

Ao contrário da representação do pensamento, estabelece conexões lineares com outros fragmentos de informação, criando o sentido geral a ser apreendido.

c)

Estilo editorial que nasceu e se consagrou com a criação da internet.

d)

Texto organizado de forma não linear, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá por meio de referências específicas, denominadas hiperlinks no meio digital.

e)

Forma hierárquica de organização da informação.

2 -

As teorias da comunicação tratam das relações entre os meios de comunicação de massa e a sociedade. Considerando as características da Mass Communication Research marque a opção correta.

a) A Mass Communication Research teve repercussão limitada aos Estados Unidos.
b) A teoria crítica foi o alicerce filosófico-teórico central da Mass Communication Research.
c) A Mass Communication Research e a noção da agulha hipodérmica são, conceitualmente, muito distantes entre si.
d) O contexto geopolítico internacional que favoreceu o surgimento da Mass Communication Research foi o pós Segunda Guerra Mundial.
e) O paradigma de Laswell está organizado a partir das seguintes questões: Quem? Diz o quê? Em que canal? A quem? Com quais efeitos?
3 -

Sobre os Estudos Culturais marque a opção incorreta.

a) Os Estudos Culturais têm sua origem na Inglaterra.
b) Os principais expoentes dos Estudos Culturais são C. Shannon, H. Laswell e W. Weaver.
c) As relações entre a cultura contemporânea e a sociedade estão no eixo dos Estudos Culturais.
d) O campo dos Estudos Culturais surge, de forma organizada, através do Centro de Estudos Culturais Contemporâneos (CCCS).
e) Entre os temas das pesquisas apoiadas nos Estudos Culturais estão os estudos sobre: feminismo, recepção e consumo midiático, raça e etnia.
4 -

A Escola de Frankfurt é uma referência nos estudos da teoria crítica da comunicação. Sobre a Escola de Frankfurt, marque a opção incorreta.

a) A teoria marxista está na base do pensamento dos teóricos da Escola de Frankfurt.
b) Indústria Cultural é um dos principais conceitos propostos pelos teóricos da Escola de Frankfurt.
c) Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Walter Benjamin são os principais pensadores da Escola de Frankfurt.
d) O conceito de Indústria Cultural pode ser entendido como um processo social que transforma a cultura em bem de consumo.
e) O centro de pesquisa que reunia pensadores e estudiosos do campo das Ciências Sociais e Filosofia, embora nomeado como Escola de Frankfurt, estava localizado nos Estados Unidos, berço das principais teorias da comunicação.
5 -

O trecho acima refere-se a uma das teorias de comunicação mais conhecida como:

a) Agenda Setting.
b) Estudos Culturais.
c) Pirâmide invertida.
d) Teoria das Balas Mágicas.
e) Teoria dos Usos e Gratificações.
6 -

Revista semanal ilustrada que marcou época no jornalismo brasileiro foi criada em 1928, no Rio de Janeiro, pelos Diários Associados. Essas informações referem-se à revista:

a) Isto É.
b) Manchete.
c) O Pasquim.
d) O Cruzeiro.
e) Fatos e fotos.
7 -

De acordo com o Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros que trata da responsabilidade profissional do jornalista é incorreto afirmar que:

a) A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.
b) A opinião manifestada em meios de informação deve ser exercida com responsabilidade.
c) O jornalista pode divulgar informações visando o interesse pessoal ou buscando vantagem econômica.
d) O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, caso em que a responsabilidade pela alteração será de seu autor.
e) O jornalista deve, ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas.
8 -

Considerando o enunciado, no contexto contemporâneo o jornalista deve atuar como:

a) Arauto.
b) Gatekeeper.
c) Ombudsman.
d) Ghost reader.
e) Representante do leitor.
9 -

Sobre comunicação e direitos humanos é correto afirmar:

a) No contexto brasileiro os programas televisivos de modo geral são espaços de afirmação dos direitos humanos.
b) O fechamento sistemático das rádios comunitárias, por exemplo, pode ser compreendido como estratégia para ampliar o direito humano à comunicação.
c) A concentração dos meios de comunicação é um aspecto que pode ser desconsiderado quando se trata de compreender a comunicação como um direito humano.
d) Embora reconhecido internacionalmente o Brasil não dispõe de documentos legais que façam referência à comunicação como sendo um direito humano.
e) O direito humano à comunicação significa que todas as pessoas devem ter condições para se expressar livremente, ser produtoras de informação, fazer circular essas manifestações, sejam elas opiniões ou produções culturais.
10 -

Sobre comunicação e democracia é incorreto afirmar.

a) São ações que tiveram a contribuição do FNDC: a pesquisa “Os donos da mídia” e a criação da Empresa Brasil de Comunicação.
b) As campanhas “Para expressar a liberdade” e “Calar jamais!” são iniciativas do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.
c) O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) é uma entidade de referência que congrega mais de 500 entidades filiadas.
d) O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) perdeu força com a realização da Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM).
e) Entre os objetivos do FNDC estão: denunciar e combater a grave concentração econômica na mídia, a ausência de pluralidade política e de diversidade social e cultural nas fontes de informação.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.