ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Cocal - PI (Prefeitura Municipal de Cocal) - Analista de Controle Interno - EXCELÊNCIA (Instituto Excelência) - 2017

Literatura

Texto I

1 -

Assinale a alternativa CORRETA referente ao trecho acima, retirado da obra: “O Primo Basílio, Eça de Queiroz".

a)

o trecho acima demonstra uma linda mulher, que lia o diário de notícias.

b)

o trecho acima demonstra, que uma mulher morena, estava lendo um diário de notícias.

c)

o trecho acima demonstra, que uma mulher estava lendo um livro, no sofá da sala.

d)

Nenhuma das alternativas.

Língua Portuguesa
2 -

De acordo com o trecho lido, assinale a alternativa CORRETA referente ao gênero e da estrutura textual.

a)

narrativo

b) descritivo.
c) dissertativo.
d) Nenhuma das alternativas.
3 -

Assinale a alternativa CORRETA referente a linguagem verbal e não verbal.


segunda imagem demonstra uma placa de sinalização, entretanto e considerada uma linguagem não verbal.

a) A primeira imagem está relacionada a uma entrevista de emprego, entretanto pode ser considerada uma linguagem não verbal.
b) A primeira imagem remonta a ideia de um cenário, uma entrevista, por meio da oralidade, já a segunda imagem e uma símbolo, portanto ambas imagens são consideradas linguagens verbais.
c) A primeira imagem pode ser considerada língua verbal, uma comunicação feita por meio de vocábulos, já a
d) Nenhuma das alternativas.
4 -

De acordo com as funções da linguagem: referencial conativa, emotiva, metalinguística, poética e fática, assinale a alternativa CORRETA.

I -


II - Alô! Como vai?

- Tudo bem, e você?

- Vamos ao cinema hoje?

-Sim.

III - Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as ideias para o papel, sinto-me realizada.

a) I-emotiva ou expressiva, II- poética e III-referencial.
b) I-emotiva ou expressiva, II- fática e III-metalinguística.
c) I- poética, II-fática e III-emotiva.
d) Nenhuma das alternativas.
5 -

Assinale a alternativa CORRETA, referente aos fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, paronímia, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade, polissemia e conotação.

I - Ele abriu mão dos seus direitos.

II - Ela tem um coração de pedra.

III - A menina de azul foi a praia.

a) I-polissemia, II-conotação, III-sinonímia.
b) I- conotação,II- sinonímia,III- ambiguidade.
c) I-polissemia,II- ambiguidade,III- polissemia.
d) Nenhuma das alternativas.
Legislação Municipal
6 -

Conforme a Lei Orgânica do Município de Cocal do Sul- SC, Art. 82 Incumbe ao Município, articulado ou não com o Estado e a União, por seus órgãos de administração direta ou indireta: V - exigir, na forma da Lei, para instalação de obras ou de atividade potencialmente causadoras de significativa degradação ambiental, estudos prévios de impacto ambiental, devendo: Analise os itens abaixo: I - instituir; sob a coordenação do órgão competente, equipe técnico multidisciplinar para definição dos critérios e prazos destes estudos com a participação de outras instituições oficiais na questão ambiental, que o analisarão e aprovarão de forma integrada. II - definir formas de participação das comunidades interessadas. III - submeter ao órgão competente do Município os prazos e etapas do projeto de recuperação ambiental. IV - dar ampla publicidade, inclusive em audiências públicas, de todas as faces do empreendimento e dos estudos de impacto ambiental. V - fiscalizar aplicando as ações que a Lei dispuser, as atividades que possam atingir o meio ambiente. Estão CORRETOS os itens:

a) Somente I, II, III, V.
b) Somente os itens I, II, IV, V.
c) Somente os itens II, III, V.
d) Nenhuma das alternativas.
7 -

Referente a Lei Orgânica do Município de Cocal do Sul- SC, Art. 93 São direitos específicos dos servidores públicos, além de outros estabelecidos em Lei: Assinale a alternativa que apresenta três direitos do artigo citado acima;

a) piso de vencimento ou de salário proporcional à extensão e complexidade do trabalho; garantia de vencimento ou de salário nunca inferior ao piso salarial, inclusive para os que percebam remuneração variável; percepção dos vencimentos, salários ou proventos, até o 5º(quinto) dia útil do mês subsequente.
b) regime jurídico único; planos de carreira voltados à profissionalização; servidores públicos designados para o exercício de cargos em comissão terão os mesmos benefícios concedidos aos servidores públicos efetivos.
c) vencimentos, salários com vantagens decorrentes do exercício do cargo ou função; aumento dos riscos inerentes ao trabalho; função acessível que preencham os requisitos estabelecidos.
d) Nenhuma das alternativas.
8 -

Conforme a Lei Complementar Nº. 0006/2003 de 14 de outubro de 2003 do Município Cocal do Sul- SC. Defina posse de acordo com o Art. 14. Posse-------.

a) é o ato pelo qual o cargo efetivo de classe inicial de carreira ou cargo em comissão, é atribuído ao servidor.
b) é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades afins, compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, comprovada por junta médica oficial.
c) é a aceitação expressa do cargo identificado no ato de nomeação, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura do termo pela autoridade competente e pelo empossado.
d) Nenhuma das alternativas.
9 -

De acordo com a Lei N°. 1.168, de 02 de outubro de 2013 do Município Cocal do Sul- SC. Complemente o Art. 2° O Plano Plurianual da Administração Pública Municipal de Cocal do Sul para o quadriênio 2014/2017 contemplará:

a) as metas da Administração para o quadriênio 2014/2017, consolidadas por programas e as correspondentes fontes de recursos, são aquelas constantes dos anexos que acompanham esta Lei.
b) as despesas de capital e outras delas decorrentes e as relativas aos programas de duração continuada, expressas nos anexos que acompanham esta Lei.
c) As planilhas que compõem o Plano Plurianual, representadas nos anexos mencionados nesta Lei, serão estruturadas em programa, diagnóstico, diretrizes, objetivos, ações, produto, unidade de medida, meta, valor e fonte de recursos.
d) Nenhuma das alternativas.
10 -

Embasado na Constituição do Estado de Santa Catarina, Art. 180 — O uso, pelo Poder Público estadual, dos meios de comunicação social se restringirá à publicidade obrigatória de seus atos oficiais e à divulgação de:

Analise as afirmativas abaixo sobre o artigo citado acima:

I - notas e avisos oficiais de esclarecimento.

II - campanhas educativas de interesse público.

III - campanhas com a participação da sociedade civil e das comunidades.

IV - campanhas de racionalização e racionamento do uso de serviços públicos e de utilidade pública.

Estão CORRETAS as afirmativas: ,

a) Apenas I, II, IV.
b) Apenas I, III.
c) I, II, III, IV.
d) Nenhuma das alternativas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.