ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de São Carlos - SC (Prefeitura Municipal de São Carlos) - Professor - Inglês - EPBAZI (EPBAZI Consultoria O & M) - 2017

Pedagogia
1 -

Os parâmetros Curriculares – PCN – são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os PCN foram criados para orientar o professor a reformular suas metodologias, mas os conteúdos não se apresentam de forma contextualizada, nem interdisciplinar.
b) Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – são documentos individuais que não possuem nenhuma relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – DCN.
c) Os documentos elaborados para nortear o trabalho do professor em sala de aula não possuem uma hierarquia para delinear a importância destes documentos.
d) Quando o professor elabora com os alunos um trabalho dinâmico e reflexivo, possibilita que eles adquiram uma bagagem de conhecimentos para a vida.
2 -

Os profissionais da educação têm por função auxiliar os educandos em sua melhoria intelectual. Contudo, o estado, o Estado também tem o papel de responsabilidade quanto aos investimentos na educação. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:

I – O estado deve investir numa educação de qualidade para que a escola realize sua função, é preparar as crianças para a participação social.

II – As propostas educacionais oferecidas pelo governo devem garantir a formação de cidadãos competentes para resolverem os problemas da sociedade.

III – O docente deve ser o mediador deste movimento, proporcionando que o aluno exerça sua cidadania.

IV – Exercer a cidadania é algo apenas destinado e de responsabilidade dos agentes que representam a vida política do país.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.
3 -

O processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por três fios condutores que se colocam como desafios no campo educacional:

1) perspectiva de formação integral, referenciada numa concepção multidimensional de sujeito;

2) concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular e

3) atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações identitárias e das novas modalidades da educação. Foi feita no ano:

Assinale a alternativa CORRETA.

a) 2015.
b) 2012.
c) 2014.
d) 2013.
4 -

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua série de Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão (Brasil, 2004), publicada pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, atribui traços como comuns aos:

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Superdotados.
b) Profissionais.
c) Habilidosos.
d) Lideres.
5 -

A Secretaria de Educação Fundamental e a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação publicaram o documento Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares (Brasil, 1999), que trata especificamente das estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Com base no texto acima assinale a alternativa INCORRETA:

a) Adaptações Curriculares e de Acesso ao Currículo são ajustes que promovem no planejamento escolar e pedagógico.
b) Nas ações educacionais, em resposta às necessidades educacionais especiais de alunos.
c) Um dos aspectos essenciais desse processo de ajuste é exatamente o da interação contínua entre as necessidades do aluno e as respostas educacionais efetivadas.
d) Por isso, é imprescindível adotar uma posição crítica em relação aos valores que a escola transmite explícita e implicitamente mediante atitudes cotidianas.
6 -

A Emenda Constitucional nº 59/2009 (EC nº 59/2009) mudou a condição do Plano Nacional de Educação (PNE), que passou de uma disposição transitória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para uma exigência constitucional com periodicidade decenal, o que significa que planos plurianuais devem tomá-lo como referência. O plano também passou a ser: Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Considerado o articulador do Sistema Nacional de Educação.
b) Previsão do percentual do Produto Interno Bruto (PIB).
c) Seu financiamento.
d) Serviços, investimentos, serviços não remunerados, atividades informais e legais.
7 -

Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País. Portanto, as metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as desigualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. O PNE foi elaborado com esses compromissos, largamente debatidos e apontados como estratégicos pela sociedade na CONAE 2010, os quais foram aprimorados na interação com o Congresso Nacional. A elaboração de um plano de educação não pode: Assinale a alternativa CORRETA:

a) Prescindir de incorporar os princípios do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão e à valorização dos profissionais que atuam na educação de milhares de pessoas todos os dias.
b) Afirmar com elevado grau de certeza que, em conjunto com as características socioeconômicas.
c) Expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.
d) Organizar-se classes, ou turmas, com alunos.
8 -

A incorporação da educação infantil à educação básica constituiu-se em medida de política pública, o que lhe permitiu passar a contar com o financiamento advindo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) desde 2007. Outra medida importante foi o estabelecimento da sua obrigatoriedade em conjunto com o ensino fundamental, o ensino médio (e as modalidades concernentes), fato que ocorreu com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59/2009, que estendeu a educação obrigatória para a faixa etária de: Assinale a alternativa CORRETA:

a) 4 a 16 anos.
b) 4 a 17 anos.
c) 4 a 15 anos.
d) 4 a 18 anos.
Inglês

Texto I

9 -

Há expressões na Língua inglesa definidas como Phrasal Verbs, que são verbos que têm seu sentido modificado quando combinados com uma preposição ou partícula adverbial. Marque a alternativa que Phrasal Verb give up foi usado com o mesmo significado da tira:

a) My father gave up smoking fifteen years ago.
b) Anne give up her life to her children.
c) I can’t lose weight, I give up on the diet.
d) Diabetics should give up sugar from food.
10 -

O verbo decide foi utilizado na forma correspondente ao passado do verbo, porque faz parte de uma locução verbal do Past Perfect. Marque a alternativa que contém apenas verbos que seguem a mesma regra que o verbo decide para formar o passado:

a) to buy, to drink, to dance, to clean, to sleep.
b) to play, to talk, to organize, to kiss, to cook.
c) to cut, to eat, to say, to sing, to ride.
d) to drive, to wash, to continue, to finish, to cry.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.