ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) - Oficial de Apoio Judicial - CONSULPLAN (Consulplan) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

De acordo com as informações e ideias trazidas ao texto está correto o que se afirma em:

a) A eficácia aplicada na doutrinação de combatentes do Estado Islâmico reflete-se nos resultados obtidos por tais seguidores em suas atitudes insanas e extremistas.
b) Ações estratégicas isoladas realizadas por vítimas do Estado Islâmico têm como objetivo fazer com que subsistam às diversas atrocidades às quais são expostas e submetidas diariamente.
c) A fuga através do deserto como única alternativa de escape das mulheres vítimas dos combatentes do Estado Islâmico deixa marcas físicas e emocionais, contrastando libertação e opressão.
d) Há uma determinada preocupação quanto à eficácia das ações executadas por autoridades iraquianas tendo em vista a visibilidade proveniente de tais procedimentos, num acordo com o Estado Islâmico.

Texto II

2 -

Tendo em vista o contexto, pode-se afirmar que o sentido atribuído ao enunciado: “Mohammed Ahmed tem tanto arrependimento “quanto fios de cabelo” na cabeça.” (1º§)

a) tem por objetivo levar o leitor à compreensão do oposto do que foi declarado, ou seja, se diz o contrário do que se quer dar a entender.
b) determina a redução da importância do arrependimento de Mohammed Ahmed diante dos atos pelos quais foi condenado.
c) expressa a representatividade do sentimento de Ahmed em relação a ações de sua autoria declaradas no desenvolvimento do texto.
d) demonstra o ponto de vista do enunciador mostrando uma lógica semântica progressiva por meio das palavras “tanto” e “quanto”.
3 -

A sequência de vocábulos: “Islâmico, vitória, até, público” pode ser empregada para demonstrar exemplos de três regras de acentuação gráfica diferentes. Indique a seguir o grupo de palavras que apresenta palavras cuja acentuação tenha as mesmas justificativas das palavras do grupo anteriormente apresentado (considere a mesma ordem da sequência apresentada).

a) atípica, aparência, é, vítimas
b) típico, província, será, Nínive
c) famílias, público, diários, várias
d) violência, próprios, já, violência
4 -

“Lamiya e Nadia Murad são algumas das poucas vítimas do terror sexual que se apresentam em público, de rosto aberto, pois a violência sexual estigmatiza as vítimas e suas famílias. Lamiya contou que era submetida a estupros seguidos e diários, passada entre incontáveis militantes. Muitas vezes desmaiava.” (7º§) Considere o trecho anteriormente destacado e assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam divisão silábica correta:

a) pas – sa – da, sub – me – ti – da, pou - cas
b) ter – ror, po – is, es - ti – gma – ti – za – va
c) se- gui – dos, di – á – rios, in – con – tá – ve – is
d) ví – ti – mas, fa – mí – li – as, des- ma – i – a - va
5 -

Tendo em vista as diferentes finalidades do uso dos sinais de pontuação, está correta a justificativa referente ao trecho destacado em:

a) No quinto parágrafo, a expressão “mulheres de combatentes” aparece entre vírgulas por se tratar de um vocativo.
b) Emprega-se os dois pontos imediatamente após o vocábulo “combates” no primeiro parágrafo para separar elementos que exercem mesma função sintática em uma enumeração.
c) O ponto utilizado no final do quinto parágrafo após “escravidão”, foi empregado por um fator de ordem entonacional, indicando a entonação diferenciada com que o enunciado seria pronunciado na fala.
d) As vírgulas que aparecem no primeiro parágrafo separando o trecho “dado a um juiz da província iraquiana de Nínive” foram empregadas por fator de ordem sintática delimitando e organizando as partes do texto.
6 -

De acordo com as relações linguísticas e emprego de recursos de coesão existentes nos trechos abaixo destacados, assinale a afirmativa correta.

a) Desconsiderando-se necessárias alterações, o segmento “Ganhou quatro jovens yazidis” pode ser substituído por “Ganhou-lhes”.(2º§)
b) No quinto parágrafo do texto, ocorre remissão por meio da omissão de termos que podem ser facilmente recuperados observando-se as expressões “muitas arranhavam” e “outras foram compradas”. (5º§)
c) Alterando-se a ordem das orações no período “Por ser um bom combatente, Ahmed foi recompensado.”, o termo “Ahmed” seria, obrigatoriamente, substituído por “ele”; evitando-se repetição desnecessária. (2º§)
d) O emprego do pronome pessoal reto “eles” em “O que fazer com eles?” não condiz com a modalidade formal da língua, em que complementos verbais diretos são representados por pronomes pessoais oblíquos. (2º§)
7 -

“[...] Mohamed Ahmed as vendeu a outros combatentes,

[...]" (9º§) Assinale a alternativa que apresenta verbo que exige, no contexto, o mesmo tipo de complementos que o grifado acima:

a) Floriano desculpou-se do ocorrido a seu superior.
b) O estudo tão procurado, o pesquisador o encontrou.
c) Tendo em vista os últimos acontecimentos, o diretor enviou cartas aos pais e responsáveis.
d) Durante todo o evento não encontramos os responsáveis por tão desagradável inconveniente.
8 -

No 3º parágrafo

a) emprega-se uma assertiva com valor semântico implícito à qual acrescenta-se, a partir do sinal de dois pontos, uma ampliação que permite a compreensão da real intenção do enunciado anterior.
b) apresenta-se uma justificativa para a situação atípica descrita no desenvolvimento do texto acerca de Mohammed Ahmed, cuja prisão é apenas mais um número que se soma às estatísticas conhecidas de presídios e cadeias superlotados.
c) cita-se “Ahmed” com o objetivo de apresentar ao leitor o referente acerca do qual o texto será desenvolvido, apesar de tal exemplo ser um caso atípico dentro de um universo – apresentado anteriormente – de casos típicos.
d) coloca-se em evidência uma generalização real, expondo uma situação que exige ações efetivas que possam transformar o cenário atual e o sistema responsável pelas punições em casos típicos e atípicos sem que haja quaisquer tipos de privilégios.
9 -

No último parágrafo do texto apresenta-se a pergunta

“O que fazer com eles? ", promovendo

a) a exposição da perplexidade do emissor.
b) a interrupção de uma dada unidade semântica.
c) uma retificação para que a expressão anterior seja compreendida.
d) a intensificação de um sentido e não a obtenção de uma informação.

Texto III

10 -

De acordo com as informações e ideias contidas no primeiro e segundo parágrafos, a autora

a) por meio da narração do tema, apresenta o assunto, indicando a ideia que quer defender; é a chamada tese de adesão.
b) estabelece parâmetros comparativos acerca da ocupação do poder por homens e mulheres, demonstrando a necessidade de que haja equiparação entre eles de direitos e deveres.
c) conclui que é necessário que as mulheres lutem por seus direitos estabelecendo-se em todos os segmentos da sociedade em igualdade com os homens, como convém a um país democrático.
d) apresenta o assunto por meio de fatos baseados na realidade observável com o objetivo de ganhar a concordância do leitor, além de expressões que norteiam o ponto de vista que será desenvolvido no texto.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.