ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Remígio - PB (Prefeitura Municipal de Remígio) - Farmacêutico - CPCON (Comissão Permanente de Concurso) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Diante da afirmação de que todo brasileiro tem direito à moradia e a uma vida feliz, fato refletido na imagem de uma família exibindo sorrisos, alegria, o personagem tem uma reação de espanto e reproduz isso na frase “Eu também sou brasileiro e não sei o que é ser feliz! ". Logo, da relação entre a ilustração e esse enunciado, é possível inferir que

a) brasileiro que não tem moradia não vive feliz.
b) nem todo brasileiro é feliz, mesmo os que têm moradia.
c) o brasileiro, mesmo que não tenha moradia, vive feliz.
d) brasileiros sem moradia vivem felizes.
e) todo brasileiro tem moradia e vive feliz.
2 -

Do ponto de vista da gramática normativa, existe uma falha de regência na sentença “Todo brasileiro tem direito à moradia e viver feliz", considerando o substantivo regente “direito" e o complemento regido. Abaixo se apresentam algumas alternativas de reescrita dessa construção. Assinale a CORRETA:

a) “Todo brasileiro tem direito a moradia e à viver feliz. ”
b) “Todo brasileiro tem direito à moradia e de viver feliz. ”
c) “Todo brasileiro tem direito a moradia e de viver feliz. ”
d) “Todo brasileiro tem direito à moradia e à viver feliz. ”
e) “Todo brasileiro tem direito à moradia e a viver feliz. ”
3 -

Diz a norma gramatical, em relação à concordância entre verbo e sujeito, que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito da oração. Por outro lado, há usos variáveis da concordância, dentre os quais o do sujeito composto e o de expressões partitivas. Observe as regras abaixo e responda ao que se pede com relação aos exemplos que seguem:

- O sujeito composto leva o verbo para o plural, independentemente da posição em que apareça o sujeito; mas é possível a concordância com o núcleo mais próximo, se o sujeito vem após o verbo.

- Se o sujeito é representado por expressões partitivas, a concordância se dá com o núcleo, podendo também ser estabelecida com o substantivo que denota o conjunto.

I- A sustentação dos partidos, a exposição de suas ideias no rádio e na televisão e a atuação de seus parlamentares no Congresso vai/vão custar neste ano aos cofres públicos mais de 11 bilhões de reais. (Quanto custa a democracia -Veja, 04/10/17).

II- Na conta está / estão o fundo partidário, a renúncia de impostos para as emissoras que exibem as propagandas obrigatórias e os orçamentos da Câmara e do Senado. (Idem)

III- [...] Até os 5, 6 anos, a criança aprende em ritmo espantoso, e isso será valioso para toda a vida. Infelizmente, é uma fase que costuma ser negligenciada – famílias pobres não recebem orientação básica sobre como enfrentar o desafio de criar um bebê, falta/ faltam boas creches e pré-escolas e, sobretudo, o empurrão certo na hora certa. (Entrevista “Primeiro empurrão", Veja, 27/09/17).

IV- Cerca de 50% dos produtos oncológicos do mundo atualmente são consumidos pelos Estados Unidos. E metade deles especificamente pelo Medicare, o seguro de saúde gerido pelo governo para pessoas idosas. Quando há um novo produto para câncer no mundo, portanto, sabe-se de antemão que boa parte das vendas será / serão feita(s) para o governo dos Estados Unidos. (Entrev. “O médico que vale ouro", Veja, 04/10/17).

Após analisar como se concretizam as regras de concordância nos exemplos acima, NÃO admite (m) a variação da forma verbal apenas

a) IV
b) I
c) I e III
d) III e IV
e) II e III
4 -

Um dos recursos de coesão textual responsáveis por retomar termos ou expressões precedentes é o emprego de pronomes relativos, alguns deles vindo antecedidos de preposição necessária. Tendo isso em vista, estabeleça a conexão entre as informações no texto a seguir, utilizando esse recurso.

A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas com os pronomes relativos é:

a) que, de que, pela qual, no qual, que
b) que, do qual, pelo qual, em que, onde
c) de que, da qual, por que, onde, em que
d) a que, da qual, pela qual, na qual, que
e) a que, do qual, por que, do qual, a que
5 -

O texto abaixo é o parágrafo introdutório de uma entrevista, com o propósito de situar o leitor quanto ao tema e ao personagem entrevistado. Como a pontuação constitui um importante recurso para a organização textual, leia-o com o objetivo de analisar o uso da vírgula:

Seguem as explicações quanto à aplicação de algumas regras de pontuação no texto. Analise-as, de modo a marcar “verdadeiro" V na proposição em que há correspondência entre a regra e o uso evidenciado no texto, e “falso" F na proposição em que não se verifica tal correspondência.

( ) Usam-se vírgulas para separar adjuntos adverbiais deslocados, fato evidenciado em: “No dia 19" (linha 1) e “Na casa da paz";

(linhas 3-4) ou em sequência como em “O jornalista estará no Festival Piauí Globo News de Jornalismo, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro" (linhas 8-9).

( ) Usam-se vírgulas para separar orações adjetivas explicativas, como em “Autor de livros sobre os presidentes Ronald Reagan e eorge W. Bush, Weisberg diz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para isolar orações apositivas, a exemplo da oração em destaque em: “Weisberg diz que, passados nove meses, o governo Trump só traz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para separar um aposto da expressão nominal a que se refere, caso das sequências: “o jornalista Jacob Weisberg, diretor da revista on-line Slate e criador do... " e “Trumpscast, programa de comentários sobre o presidente" (linhas 5-6).

( ) Usam-se vírgulas para separar o discurso citado do discurso do enunciador, a exemplo de: “Trump está encolhendo a liderança que seu país tem no mundo, afirma o jornalista". (linhas 4-5).

A sequência CORRETA é

a) V, F, V, V, F.
b) V, F, F, V, V.
c) F, V, F, V, V.
d) F, F, V, V, F.
e) F, V, V, F, V.
6 -

No período abaixo exposto, que é o subtítulo do ensaio “A LUTA NAS EMPRESAS", uma estrutura se apresenta na voz passiva analítica:

a) Não se amplia a presença de negros nas companhias, especialmente em cargos de alto escalão, sem o engajamento dos presidentes e demais executivos.
b) Ampliar a presença de negros nas companhias, especialmente em cargos de alto escalão, é um objetivo que não se alcançará sem que haja o engajamento dos presidentes e demais executivos.
c) Os negros não alcançarão o objetivo de se ocupar cargos nas companhias, especialmente os de alto escalão, sem o engajamento dos presidentes e demais executivos.
d) O objetivo de se ampliar a presença de negros nas companhias, especialmente em cargos de alto escalão será alcançado se houver o engajamento dos presidentes e demais executivos.
e) Um objetivo dos presidentes e demais executivos é ampliar-se a presença de negros nas companhias, especialmente em cargos de alto escalão, sendo necessário, para alcançá-lo, engajamento.
7 -

O título de um texto anuncia o tema a ser abordado, marca o posicionamento do autor e também o tom (se crítico, irônico, humorístico, objetivo) do texto; sendo, portanto, um fator de coerência textual. Observe os títulos a seguir, de modo a avaliar a sua adequação ao conteúdo do texto:

A respeito da combinação das palavras, deduz-se que

I- o vocábulo “valores", em Homem de valores, produz o efeito de ambiguidade; ao fazer tal escolha, o autor não só se refere diretamente à quantia paga por votos pelo deputado Eduardo Cunha; como, sutilmente, alude à desqualificação de caráter desse deputado.

II- o mesmo efeito irônico provocado pela anteposição do adjetivo em “Poderoso Paulo Rabelo!" é reproduzido na expressão que dá título à nota jornalística Fina Ironia; desta vez, por meio da anteposição do adjetivo, o autor denuncia o tom crítico do texto.

III- tendo em vista a função denotativa do texto jornalístico, o título Saúde Frágil, ao contrário dos títulos 1 e 2, anuncia, sem qualquer nuance de dubiedade semântica, o tema da matéria – as implicações aos envolvidos em ilícitos, ou seja, os malefícios à sua saúde, sequela provocada em virtude das delações divulgadas.

É(são) falsa(s) apenas a(s) afirmação(ões):

a) III
b) I
c) I e II
d) II e III
e) II
8 -

A charge a seguir, publicada no período em que foi divulgado o preço cobrado nas clínicas particulares pela vacina da dengue, denuncia, através do diálogo entre os personagens, a dificuldade de quem precisa de tratamento, mas não tem condição de custeá-lo.

Com base na análise do segundo enunciado presente na charge, deduzimos que

I- existe uma falha estrutural no segundo enunciado, em virtude de a vírgula ter sido usada para separar o sujeito do predicado.

II- a vírgula presente no segundo enunciado é usada para marcar a supressão da forma verbal.

III- a opção pelo uso do verbo “cobrar" no subjuntivo sinaliza a possibilidade da existência de clínicas em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais, mesmo que ela não seja encontrada.

IV- o uso do verbo “cobrar" no presente do indicativo seria também adequado ao contexto, dada a existência de uma só clínica em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais.

Dentre as proposições acima podemos afirmar que está(ão) CORRETAS apenas as proposições:

a) II e IV
b) II
c) II e III
d) III e IV
e) I

Texto II

9 -

O título do texto sinaliza o tema a ser desenvolvido: “Os efeitos da ira contra os políticos" e os fatos relatados em vários trechos são reveladores da insatisfação das pessoas em relação aos políticos e às instituições. Além disso, as expressões escolhidas pelos autores (ver o texto) reforçam essa ideia, contribuindo para a coesão e coerência textuais. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, fazendo a correspondência entre o conteúdo exposto e a expressão responsável por sua retomada, seja para rotulá-lo ou resumi-lo.

(1) Altos níveis de rejeição das figuras políticas

(2) Desaprovação de ministros e de membros do MPF

(3) Queda de confiança nas instituições investigadoras

(4) Níveis profundos de desconfiança nas instituições e no establishment político nos EUA, Europa e América Latina

(5) Cólera dos eleitores devido ao não atendimento, pelos políticos, às demandas solicitadas pela sociedade

( ) esse fenômeno global

( ) Nesse contexto

( ) esse fenômeno

( ) a desconfiança

( ) Esse desencantamento

A sequência CORRETA é:

a) 4, 5, 1, 3, 2.
b) 4, 3, 1, 2, 5.
c) 5, 2, 3, 4, 1.
d) 4, 5, 2, 3, 1.
e) 5, 3, 2, 4, 1.
10 -

Analise os períodos abaixo, com atenção para o processo de combinação das orações

I- É tentador atribuir esse fenômeno a fatores específicos ao Brasil.

II- Não chega a surpreender que a confiança nas instituições investigadoras, e nos que conduzem a Lava Jato, esteja começando a cair.

Nesses períodos, a oração subordinada em destaque assume a função sintática de

a) Sujeito / sujeito.
b) Objeto direto / objeto direto.
c) Predicativo / sujeito.
d) Sujeito / objeto direto.
e) Predicativo / objeto direto.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.