ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) - Almoxarife - CPCON (Comissão Permanente de Concurso) - 2017

Língua Portuguesa
1 -

Dadas as intenções que subjazem ao texto publicitário, como a de levar o receptor a aceitar a visão de quem o produz, várias são as estratégias utilizadas para construir um texto que seja informativo, e, ao mesmo tempo, evidencie o uso criativo da língua. O jogo das palavras e a repetição são recursos muito comuns, como ilustra o texto a seguir.

Nesse sentido, um texto bem construído reflete o domínio do autor quanto ao emprego dos itens linguísticos. Avalie as proposições abaixo, que tratam desse processo de elaboração textual, e, em seguida, categorize-as como ( V ) verdadeiro ou ( F ) falso:

( ) A ideia de universalização da audiência da emissora é confirmada no texto não apenas por meio dos pronomes TODO/S (L. 1), mas pelo uso recorrente de estruturas com orações adjetivas, a exemplo de “Uns que se emocionam"; “Uns que se informam". “Uns que gostam da gente" (L. 3).

( ) O período que finaliza o texto, introduzido pelo PORQUE (L.4), reforça o motivo de a emissora valorizar todos os indivíduos; considerando que se trata de uma conclusão, seria correto também o uso de PORTANTO.

( ) Ao mesmo tempo em que o autor sinaliza a ideia de totalidade, ao fazer referência aos “cem milhões" de espectadores (Ls. 1, 2 e 5), busca envolver o espectador, enfatizando a noção de unicidade, já que esse indivíduo “é você" (L. 5).

( ) O jogo das palavras fica evidente quando o item UM/S, originariamente classificado como artigo, assume, nos diferentes contextos de uso, papel de numeral, ou de substantivo (cf. título do texto); ainda como substantivo em “cem milhões de uns" (L. 2) e também pronome em “uns que dizem que não" (L. 4).

( ) Para esclarecer a noção de que as pessoas diferem umas das outras, o autor lista diferentes comportamentos, o que ocorre por meio de estruturas com orações adjetivas explicativas, como: “Uns que se emocionam" (L.3).

A sequência CORRETA é

a) V, V, F, V, V.
b) V, F, V, V, F.
c) F, F, V, F, V.
d) F, F, V, V, V.
e) V, V, V, F, F.
2 -

Após a leitura do texto e das asserções a respeito da sua organização, responda ao que se pede:

I- O texto se caracteriza como uma notícia jornalística, tendo como propósito revelar novas descobertas na área científica. Nesse sentido, a trama organizacional é narrativo-expositiva, com predomínio da função referencial da linguagem.

II- No âmbito gramatical, a recorrência de verbos no presente do indicativo se justifica pelo caráter de atualizador desse tempo verbal, embora se faça menção a um fato passado (os cientistas criaram ...); isto evidencia a correspondência entre o tempo verbal e os tipos de discurso presentes no texto.

III- No âmbito da coesão referencial, o texto é muito bem articulado. Como ilustração tem-se o fragmento “Mas talvez seja possível se livrar do CO2 ganhando dinheiro. Cientistas do governo finlandês criaram uma máquina que captura esse gás da atmosfera e o bombeia para dentro de tanques, onde ele alimenta uma bactéria...", no qual as três formas destacadas referem-se a um só termo - CO2

IV- Quanto à articulação interoracional, o texto apresenta algumas estruturas introduzidas por pronomes relativos, todas denominadas orações adjetivas restritivas, a exemplo de “Cientistas do governo finlandês criaram uma máquina que captura esse gás da atmosfera e o bombeia para dentro de tanques, onde ele alimenta uma bactéria – que foi geneticamente modificada para consumir CO e 2 hidrogênio. A bactéria se multiplica rapidamente e, depois de processada, vira um pó comestível, que contém 50% de proteína..."

É CORRETO o que se afirma apenas em

a) II e IV.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) III e IV.
e) I e IV.
3 -

Muito presente na esfera jornalística, a charge busca despertar nos leitores a reflexão sobre problemas que afetam a sociedade. A moradia, tema da charge abaixo, é um deles. Sob o aspecto linguístico, normalmente, esse gênero de texto apresenta estruturas simples, com vocabulário e linguagem acessíveis; mas é preciso atentar para o fato de que a compreensão de um texto depende também da recuperação de informações implícitas.

Analise o que se afirma a seguir, em torno do enunciado proferido por um dos personagens.

I- O pronome pessoal “a gente" já se incorporou à nossa língua, em referência à primeira pessoa do plural, na linguagem coloquial; como a charge circula na esfera jornalística, o autor tem de primar pelo uso formal, daí esse emprego ser inapropriado.

II- O pretérito imperfeito representa ação contínua no passado; logo a flexão verbal empregada pelo autor, associado ao uso do advérbio “sempre", reforça a ideia de que a falta de moradia é uma condição permanente.

III- Dada a intenção de interagir com o leitor, o chargista opta pelo uso do pronome “a gente", pois o uso de “nós" conduziria a marcar o plural no verbo “nós ficávamos...", causando certa artificialidade no modo de falar do personagem, enquanto o “a gente sempre ficava" representa melhor a linguagem coloquial, adequada ao cenário apresentado.

É CORRETO o que se afirma apenas em

a) I.
b) II.
c) II e III.
d) III.
e) I e III.
4 -

Abaixo estão listados alguns fragmentos textuais, todos extraídos da matéria jornalística sobre mobilidade urbana, intitulada “Pensar estratégias com menor impacto", divulgada no Jornal Correio da Paraíba, de 19 de novembro de 2017. Leia-os e, em seguida, indique a ÚNICA alternativa em que se apresenta uma estrutura com sujeito posposto oracional (Oração Substantiva Subjetiva).

a) “O urbanismo rodoviarista, que privilegia carros em vez de criar espaços de convivência entre as pessoas, por exemplo, é uma questão recorrente em várias cidades”, afirmou a arquiteta Marcella Arruda.
b) É importante pensar nos problemas que são recorrentes em todo o país e que devem ser combatidos de modo a levar a cidade ao futuro.
c) O transporte coletivo, portanto, é uma alternativa que deve ser privilegiada, neste sentido.
d) A complexidade e a integração, inclusive entre as secretarias que formam a gestão pública, também são importantes no processo de construção da cidade do futuro e no estímulo ao empoderamento do cidadão.
e) “Os atores da sociedade podem contribuir com expertise e recurso e, inclusive, ajudam na mudança de fase que é fundamental ao sentimento de pertencimento”, salientou a arquiteta.
5 -

Feita a leitura dos fragmentos expostos de I a V abaixo, responda ao que se pede.

I- “Quer ver desejo? / É o desejo tando desejando/ Alua olhando esse amor na brecha do telhado" (Jessier Quirino)

II- “Dois risquin de sobrancelha, os ói azul festejado/ Platibandinha de testa, sem franzido ou pinicado/ Linda não, aquelas tuia/ Dei dois viva de aleluia, nesse sonho iluminado". (Linda não, aquelas tuia. Jessier Quirino).

III- “Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas não". (Arte de Amar. Manuel Bandeira).

IV- “Tenho em mim todos os sonhos do mundo". (Fernando Pessoa)

V- “O ex-secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro Régis Fichtner foi preso nesta quinta-feira (23) em mais uma etapa da Operação Lava Jato realizada em território fluminense. "

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-notic.... Data da consulta: 22/11/2017.

Há registros de conotação apenas nos fragmentos

a) I, II, III e IV.
b) I e IV.
c) II, III, IV e V.
d) I, IV e V.
e) III, IV e V.
6 -

No aviso reproduzido abaixo, há problema de redação provocado por desobediência às normas gramaticais.

Acerca dos desvios presentes no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

a) Há falha de concordância nominal na expressão “Não é permitida à entrada”, uma vez que a forma correta, de acordo com a norma culta, deveria ser “Não é permitido à entrada”.
b) Há um erro na grafia da palavra “descomprimento”, que deveria estar grafada como “descumprimento”; além do uso inadequado do acento marcador da crase.
c) Apresentam-se 02 (dois) erros de concordância: um nominal e outro verbal.
d) O uso do marcador coesivo “desta” está, nestas circunstâncias textuais, equivocado, já que deveria ser “dessa”.
e) Não há erros de grafia na palavra “descomprimento” já que esta se refere à desobediência de uma norma. Portanto, compatível com o sentido proposto no gênero.
7 -

Leia com atenção os versos do poema abaixo e responda ao que se pede.

“Eu sei que vou sofrer/ A eterna desventura de viver/ a espera de viver ao lado teu". (Tom Jobim)

Deduz-se, do ponto de vista sintático, que

a) em “A eterna desventura de viver” há um sujeito inexistente.
b) a sentença “A eterna desventura de viver” funciona como objeto indireto do verbo “sofrer” que a antecede.
c) em “Eu sei que vou sofrer”, há um período composto que apresenta o mesmo sujeito, “eu”.
d) em “eu sei” o sujeito se classifica como simples e o predicado é nominal.
e) não se percebem, em nenhum dos enunciados do fragmento acima, registros de predicados verbais.

Texto I

8 -

No texto acima, o autor, ao mesmo tempo em que discorre sobre a interferência da burocracia na criação de empresas, opina sobre o tema. Seguem os tópicos temáticos depreendidos a partir do texto:

I- Inicialmente, o autor aponta a diferença quanto ao número de pessoas jurídicas no Brasil em comparação ao dos EUA, evidenciando, pois, o grande problema do empreendedorismo no Brasil, não só devido à desproporção da diferença apontada, já que a população do Brasil é menor, mas porque o maior número de empresários não representa mais riqueza.

II- No decorrer do texto, o autor aponta as razões que levam à criação de uma empresa no Brasil, que diferem das dos EUA– se no Brasil a razão é o desemprego ou a insuficiência da renda obtida com o trabalho de carteira assinada, nos EUA, a abertura de um negócio decorre do surgimento de uma oportunidade.

III- Por último, o autor enfatiza que maior do que o obstáculo da lentidão no processo de colocar uma empresa em funcionamento no Brasil é o fato de grande parte desse empresariado ter uma renda similar à de pessoas que trabalham com carteira assinada, o que não ocorre em países como a Nova Zelândia e a China.

Da análise das proposições, pode-se dizer que é CORRETO o que se afirma apenas em

a) III.
b) I e III.
c) II.
d) II e III.
e) I e II.

Texto II

9 -

No fragmento textual abaixo exposto, são recorrentes alguns itens cuja função é encadear as informações, estabelecendo entre elas diferentes relações de sentido:

Ou seja: pouca gente aqui abre um negócio porque quer. Abre porque precisa. A cada pessoa que decide iniciar um negócio por ter encontrado uma oportunidade, 1,4 abrirá suas empresas (na maior parte, negócios individuais), ou porque está desempregado ou porque o emprego atual não paga as contas. Nos EUA é o contrário: [...]

O Brasil, como se diz por aí, não tem exatamente um empresariado. [...]

Assinale a alternativa que indica os sentidos expressos pelos itens OU SEJA, PORQUE, OU e COMO, respectivamente:

a) Conclusão, explicação, dúvida, exemplificação.
b) Consequência, explicação, explicação, modo.
c) Explicação, explicação, alternância, modo.
d) Explicação, causa, alternância, conformidade.
e) Explicação, modo, causa, conformidade.

Texto III

10 -

No que se refere à coerência textual, considerando a distribuição dos tópicos temáticos nos parágrafos para assegurar o ponto de vista assumido, é possível afirmar que a autora

I- direciona a argumentação no sentido de responsabilizar a escola em conscientizar as crianças e os adolescentes em relação aos males causados aos seus pares, devido à intolerância, de qualquer natureza, pois só assim é possível evitar tragédias nesse ambiente.

II- destaca o fato de a escola refletir o comportamento da sociedade, seguindo a argumentação na direção de alertar sobre a necessidade de cada cidadão dever dar bom exemplo, aprendendo a conviver com as diferenças, evitar julgamentos e não apenas dizer o que o jovem deve fazer, mas participar da sua formação.

III- atribui a falta de limites da criança ou do adolescente aos pais, que, estando sempre ocupados, não orientam os filhos, de modo que a argumentação vai na direção de apontar que a violência nas escolas decorre da má educação oferecida em casa.

Dentre as asserções, é CORRETO o que se afirma apenas em

a) II.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) III.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.