ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Tribunal de Contas do Estado - TCE - São Paulo - Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva

Tribunal de Contas do Estado - TCE
1 -

Um cidadão brasileiro, habitante da Região Metropolitana de São Paulo, pretende questionar a realização de gastos efetuados pela Prefeitura da capital paulista com a locomoção e hospedagem de funcionários participantes de evento sediado no Município em que reside, organizado para promover a discussão de políticas públicas de integração dos Municípios da referida região. Nessa hipótese, em tese, o interessado

a)

nada poderia fazer, por não estar legitimado a questionar gastos efetuados por órgãos integrantes da gestão de Município diverso do de sua residência.

b)

deveria representar ao Ministério Público estadual, para que este promovesse a responsabilidade civil e criminal dos agentes públicos envolvidos, por meio de ação civil pública.

c)

estaria legitimado a ajuizar ação popular, ficando isento de custas judiciais e dos ônus da sucumbência, salvo comprovada má-fé.

d)

deveria representar ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, para que este apurasse a regularidade dos gastos efetuados pela Prefeitura da capital e, se o caso, aplicasse sanções aos agentes responsáveis.

e)

nada poderia fazer, por ser legítima a realização de despesas para os fins pretendidos pela administração do Município de São Paulo.

Processo Legislativo
2 -

Proposta de emenda à Constituição da República tendo por objeto a introdução do direito ao afeto familiar dentre os direitos individuais é apresentada por Deputado Federal, sendo aprovada por dois terços dos membros da Câmara dos Deputados e três quintos do Senado Federal, em dois turnos de votação, em cada uma das Casas legislativas. A proposta assim aprovada é promulgada pelas Mesas das Casas do Congresso Nacional.

Referida proposta é incompatível com a Constituição, pois

a)

padece de vício de iniciativa.

b)

não se atingiu o quórum necessário para aprovação na Câmara dos Deputados.

c)

não se atingiu o quórum necessário para aprovação no Senado Federal.

d)

versa sobre matéria de direitos fundamentais, vedada à ação de reforma constitucional.

e)

a promulgação é ato de competência exclusiva do Presidente da República.

Poder Executivo - Presidente e Ministros de Estado
3 -

Considera-se função atípica do Poder Executivo, sob a ótica do princípio da separação de poderes, a previsão constitucional segundo a qual compete ao Presidente da República

a)

vetar e sancionar projetos de lei.

b)

suspender a eficácia de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

c)

editar decretos e regulamentos para a execução de leis.

d)

nomear Ministros do Supremo Tribunal Federal, após arguição pelo Congresso Nacional.

e)

editar leis delegadas e medidas provisórias.

Aplicabilidade e Interpretação das Normas Constitucionais
4 -

Considera-se de eficácia limitada a norma constitucional segundo a qual

a)

os trabalhadores urbanos e rurais têm direito à participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.

b)

não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião, assim definido em lei.

c)

ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

d)

é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

e)

os trabalhadores urbanos e rurais têm direito à duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Controle de Constitucionalidade
5 -

Foi ajuizada perante o Supremo Tribunal Federal (STF) ação direta de inconstitucionalidade (ADI) em que se pleiteia sejam declarados inconstitucionais dispositivos da Lei estadual paulista n.º 13.121/2008, que introduz alterações na Lei n.º 6.544/1989, o estatuto das licitações do Estado de São Paulo. O argumento central reside na suposta invasão, pelo Estado, de competência da União para dispor sobre normas gerais de licitações e contratos administrativos. Na hipótese de o STF vir a julgar procedente a ADI, órgãos e entidades da Administração estadual paulista

a)

deverão processar suas licitações com base na Lei estadual n.º 13.121/2008, até que lei estadual posterior promova as adequações necessárias, em conformidade com a decisão do STF.

b)

poderão processar suas licitações com base na Lei estadual n.º 13.121/2008, até que lei federal posterior promova as alterações necessárias, em conformidade com a decisão do STF.

c)

deverão formular consulta ao Tribunal de Contas do Estado sobre como processar suas licitações, podendo valer-se da Lei estadual n.º 13.121/2008, até que sobrevenha a decisão da Corte de Contas.

d)

estarão desde logo vinculados à decisão do STF, devendo processar suas licitações em conformidade com as normas gerais de licitações contempladas na legislação federal existente.

e)

estarão vinculados à decisão do STF a partir do momento em que assim o reconhecer o Tribunal de Justiça do Estado, em sede de representação de inconstitucionalidade a ser formulada perante esta Corte pelo Governador do Estado.

Sistema Tributário Nacional
6 -

aplicação do princípio da igualdade sob o aspecto material, em âmbito tributário, a disposição constitucional segundo a qual

a)

os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.

b)

o Governo poderá estabelecer critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência.

c)

a União poderá instituir impostos para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.

d)

cabe à lei complementar estabelecer normas gerais sobre definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e empresas de pequeno porte.

e)

compete à União estabelecer normas gerais sobre a instituição de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas.

Ordem Social - Seguridade Social
7 -

Ao disciplinar o financiamento da seguridade social, a Constituição da República estabelece que

a)

a União poderá instituir, mediante lei complementar, em caráter extraordinário, outras contribuições sociais que não as já previstas constitucionalmente, as quais serão suprimidas gradativamente, cessadas as causas de sua criação.

b)

as contribuições do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão-de-obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho.

c)

nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total, exceto hipóteses previstas em lei complementar.

d)

as contribuições destinadas ao custeio da seguridade social somente poderão ser exigidas no exercício fiscal seguinte ao da lei que as houver instituído ou modificado.

e)

gozam de imunidade em relação à contribuição para a seguridade social todas as entidades beneficentes de assistência social.

Ordem Econômica e Financeira
8 -

Ao disciplinar a atuação do Estado no domínio econômico, a Constituição da República estabelece que

a)

a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.

b)

as empresas públicas e as sociedades de economia mista poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.

c)

a lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros.

d)

a lei disciplinará os investimentos de capital estrangeiro, incentivará os reinvestimentos e, com base no interesse nacional, proibirá a remessa de lucros.

e)

incumbe exclusivamente ao Poder Público a prestação de serviços públicos.

Direito Constitucional
9 -

Nos termos da Constituição da República, incluem-se entre os bens dos Estados-membros da federação

a)

as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União.

b)

os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva.

c)

os potenciais de energia hidráulica que se encontrem em seu domínio territorial.

d)

os recursos minerais, inclusive os do subsolo, encontrados em áreas dentro de seu território.

e)

as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos dentro de seu domínio territorial.

Aplicabilidade e Interpretação das Normas Constitucionais
10 -

O artigo 69, caput, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro dispõe que "as ações de sociedades de economia mista pertencentes ao Estado não poderão ser alienadas a qualquer título, sem expressa autorização legislativa". Referido dispositivo foi objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º  234, na qual o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a autorização legislativa exigida pela Constituição estadual "há de fazer-se por lei formal, mas só será necessária, quando se cuide de alienar o controle acionário da sociedade de economia mista" (Rel. Min. Néri da Silveira, publ. DJ 09/05/1997). Na decisão em questão, relativamente ao dispositivo impugnado, o STF procedeu à

a)

declaração de inconstitucionalidade com redução de texto.

b)

revogação.

c)

declaração parcial de inconstitucionalidade com redução de texto.

d)

declaração de inconstitucionalidade sem redução de texto.

e)

interpretação conforme à Constituição.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.