ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) - Técnico de Radiologia - FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Assinale a alternativa correta que contenha um exemplo de verbo usado no modo no indicativo e outro que esteja no modo subjuntivo, respectivamente, utilizados no texto:

a) deve – está
b) é – estão
c) terá –estiver
d) reforçou – precisam
e) sejam – tenham
2 -

“Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando...". Assinale a opção que indica corre-tamente a relação que a palavra destacada estabelece nessa informação da especialista em audiologia:

a) condição
b) conformidade
c) causa
d) consequência
e) comparação
3 -

Assinale a alternativa que contém a razão correta pela qual a palavra, retirada do texto, tem acento:

a) construída – Acentuam-se o "i" e "u" átonos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozi-nhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
b) já – Acentuam-se as oxítonas terminadas em “a”, acompanhadas ou não de “s”.
c) é – Acentuam-se os monossílabos átonos.
d) ruído – Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
e) fonoaudióloga – Acentuam-se as paroxítonas terminadas em “a”, acompanhadas ou não de “s”.
4 -

Analise as afirmativas sobre o texto: I- O verbo da oração “não volta mais ao normal” se refere aos adolescentes. II- Há uma crítica à estrutura das salas de aula. III- Ainda não há lei que regulamente o volume dos fones de ouvido. Assinale a alternativa com as afirmativas corretas, segundo o texto acima:

a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
e) Apenas a afirmativa II está correta.
5 -

Propositadamente, foi retirado do texto o acento grave em um de seus excertos. Assinale, portanto, a opção correta quanto ao uso da crase:

a) À 1 metro de distância...
b) ...fonoaudióloga explicou à Agência Brasil...
c) À orientação é baixar...
d) ...à fonoaudióloga explicou...
e) ... às escolas precisam pensar...
Radiologia
6 -

A radiografia convencional ainda é o principal exame de imagem da Medicina Veterinária utilizada na investi-gação de patologias da Coluna Vertebral. As vantagens da radiografia simples são sua disponibilidade univer-sal, rapidez e facilidade de obtenção de imagens, principalmente no Trauma. Neste caso em específico, o pa-ciente não pode ser anestesiado, pois este procedimento leva ao relaxamento da musculatura e pode causar o deslocamento das vértebras acometidas durante o posicionamento radiográfico, causando piora do quadro neurológico. Sendo assim, em caso de trauma, é preciso que:

a)

O animal esteja fixo em superfície côncava, em decúbito lateral para a projeção laterolateral, e, para a ob-tenção de radiografia ventrodorsal, o raio deve ser dirigido horizontalmente.

b)

O animal esteja livre em superfície côncava, em decúbito lateral para a projeção laterolateral, e, para a ob-tenção de radiografia ventrodorsal, o raio deve ser dirigido horizontalmente.

c)

O animal esteja fixo em superfície plana e rígida, em decúbito lateral para a projeção laterolateral, e, para a obtenção de radiografia ventrodorsal, o raio deve ser dirigido horizontalmente.

d)

O animal esteja fixo em superfície convexa, em decúbito lateral para a projeção laterolateral, e, para a ob-tenção de radiografia ventrodorsal, o raio deve ser dirigido horizontalmente.

e)

O animal esteja fixo em superfície plana e rígida, em decúbito lateral para a projeção laterolateral, e, para a obtenção de radiografia ventrodorsal, o raio deve ser dirigido em 30º graus com a porção da coluna a ser avaliada.

7 -

Para avaliação apropriada do sistema locomotor em pequenos animais, são necessárias, no mínimo, duas projeções ortogonais e em incidências padronizadas: craniocaudal, mediolateral, dorsopalmar ou dorsoplantar e ventrodorsal. Projeções adicionais podem ser necessárias. Para a radiografia mediolateral de ombro, o posi-cionamento correto é:

a)

Paciente em decúbito dorsal, com o membro a ser radiografado em contato com a mesa; estender o mem-bro contralateral caudalmente e estender a cabeça em direção dorsal.

b)

Paciente em decúbito esternal, com o membro a ser radiografado em contato com a mesa; estender o membro contralateral caudalmente e estender a cabeça em direção dorsal.

c)

Paciente em decúbito lateral, com o membro a ser radiografado em contato com a mesa; estender o mem-bro contralateral caudalmente e estender a cabeça em direção lateral.

d)

Paciente em decúbito lateral, com o membro a ser radiografado em contato com a mesa; estender o mem-bro contralateral caudalmente e estender a cabeça em direção dorsal.

e) Paciente em decúbito lateral, com o membro a ser radiografado em
8 -

O estudo radiográfico depende de grande escala de contraste (tons de cinza), a qual é definida pela diferença de densidade ou escurecimento exibido na imagem radiográfica. As estruturas do corpo absorvem raios X de-sigualmente, devido às diferentes composições químicas caracterizadas pelos números atômicos e às espes-suras estruturais. Os fatores que alteram o contraste são:

a) Densidade do objeto, contraste do filme e miliamperagem (mA).
b) Densidade do objeto, contraste do filme e distância objeto-filme.
c) Contraste do filme, quilovoltagem (kV) e distância objeto-filme.
d) Quilovoltagem (kV), miliamperagem (mA) e contraste do filme.
e) Densidade do objeto, contraste do filme e quilovoltagem (kV).
9 -

A voltagem empregada entre cátodo e ânodo do tubo de raios X serve para acelerar os elétrons em direção a uma interação colisional com o ânodo (alvo do tubo). Altas voltagens levam a maiores velocidades do elétron, o que aumenta a força de colisão. Isso resulta em média de energia mais alta do feixe de raios X e maior pe-netrabilidade dos raios. Essa afirmativa discorreu sobre:

a) Miliamperagem (mA)
b) Efeito Compton
c) Radiação dispersa
d) Quilovoltagem (kV)
e) Efeito Fotoelétrico
10 -

A radiação ionizante produz efeitos cumulativos, ou seja, um organismo que recebe repetidas doses de radia-ção e pode ter seus danos aumentados. São exemplos de males causados pela Radiação:

a) Infertilidade (temporária ou permanente), malformações fetais, lesões carcinogênicas e doenças urinárias.
b) Infertilidade (temporária ou permanente), dermatite radioativa, malformações fetais e lesões carcinogêni-cas.
c) Malformações fetais, lesões carcinogênicas, dermatite radioativa e doenças urinárias.
d) Infertilidade (permanente), malformações fetais, lesões carcinogênicas e doenças urinárias.
e) Infertilidade (temporária ou permanente), malformações fetais, lesões carcinogênicas e cegueira súbita.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.