ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Osvaldo Cruz - SP (Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz) - Agente de Seguranca do Trabalho - EXCELÊNCIA (Instituto Excelência) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

O que podemos inferir com a leitura do texto?

a) Há mensagens implícitas significativas em “Coração de estudante”, escrita em um momento histórico de ditadura no Brasil. A letra faz referência à repressão que os jovens sofreram em tempos passados, o sentimento contido em uma geração de jovens brasileiros ávidos por mudanças na sociedade, cultura, política, economia, e educação.
b) Há mensagens explícitas significativas em “Coração de estudante”, escrita no momento em que os jovens estudantes secundaristas brasileiros saíram às ruas em manifestações em defesa dos seus direitos ao passe livre do estudante no transporte público, conhecida também como, Manifestação dos 20 centavos.
c) Há mensagens explícitas significativas em “Coração de estudante”, escrita no momento em que os jovens e a população brasileira em geral saíram às ruas em manifestações de Norte a Sul do país pedindo o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, que se envolveu em escândalos muito além da violação da Lei Orçamentária.
d) Nenhuma das alternativas.

Texto II

2 -

Com a expressão retirada do texto:“ Alegria e muito sonho Espalhados no caminho Verdes, planta e sentimento”, podemos inferir que:

a) o jovem deve aceitar as condições nas quais está inserido e ter consciência ao tomar suas decisões, deixar de lado a coletividade e buscar realizar seus próprios sonhos.
b) o jovem deve ter consciência da importância de sua participação nos problemas que envolvem a sociedade a qual está inserido, na esperança da renovação com justiça e otimismo.
c) o jovem deve ter consciência da importância de dar continuidade ao comportamento ideológico e anti-social das gerações passadas a fim de preservar a sociedade.
d) Nenhuma das alternativas.
3 -

Assinale a alternativa que NÃO é uma metáfora.

a) Amo comer doces, sou uma formiga!
b) Quem me dera!
c) Ele trabalha como um leão.
d) Nenhuma das alternativas.
4 -

Assinale a alternativa que NÃO é uma metonímia.

a) Carrego o mundo nas costas.
b) Ela foi para a festa de Chevrolet.
c) Minha sugestão é que leia Mário Sérgio Cortella.
d) Nenhuma das alternativas.
5 -

Leia a frase e indique qual a classificação do numeral presente: Vou a cafeteria tomar um café duplo.

a) Numeral cardinal.
b) Numeral multiplicativo.
c) Numeral ordinal.
d) Nenhuma das alternativas.
6 -

Assinale a alternativa em que os verbos completam corretamente a frase:

Danillo me ________ para _______que não _______ao congresso.

a) chamou / dizer / saiu
b) telefonou / dizer / entrou
c) ligou / dizer / virá
d) Nenhuma das alternativas.
7 -

Qual palavra está grafada incorretamente:

a) ideia
b) assembléia
c) micro-ondas
d) Nenhuma das alternativas.
8 -

Em qual palavra a crase está empregada incorretamente?

a) A policial estava à paisana.
b) O gerente está à procura de bons profissionais.
c) Vamos conhecer o sítio à cavalo.
d) Nenhuma das alternativas.

Texto III

9 -

O que podemos inferir com a leitura do texto?

a) Existe um conflito entre o casal, isso faz com que haja um desequilíbrio na narrativa do início ao fim. Misael representa uma metáfora e difere do homem convencional em sua atitude violenta ao descobrir as traições de Maria Elvira, mesmo porque, tirar a vida de alguém em nome da honra é algo que nunca aconteceu na sociedade do passado nem do presente.
b) Existe um conflito baseado em amor versus traição, um relacionamento, no qual os dois são negociantes, há um jogo de interesses divergentes de cada um: ele tem dinheiro e vontade remoçar através dela; ela é jovem e deseja usufruir do dinheiro dele. Assim, podemos representar os personagens como: Misael – velho rico, carente, solitário, e Maria Elvira – prostituta ambiciosa.
c) Existe uma intriga na narrativa que desencadeia todas as ações. O eu lírico, perplexo, diante da mulher fascinante e perigosa, no fluxo ininterrupto de seus pensamentos age com violência extrema, e, ao final da narrativa comete um crime, ao imaginar que ela o traia, pois confundiu os valores sentimentais com os valores materiais.
d) Nenhuma das alternativas.

Texto IV

10 -

Lemos no início da narrativa que, “Misael tirou Maria Elvira da vida”, e, no final:”Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros”. Levando em conta as expressões retiradas do texto é CORRETO afirmar:

a) Há uma ironia entre a expressão inicial e a ação final de Misael. Isso porque, no final da narrativa, a expressão ganha, na ação de Misael, um sentido literal. Há, ainda, uma simbologia irônica entre a Rua da Constituição, onde Maria Elvira foi morta, e o respeito aos direitos humanos.
b) Há uma ironia nos traços físicos descritos, pois o escritor revela sua preocupação com as mazelas sociais, na narrativa cercada de realismo. O contraste entre os personagens o modo de ser e agir, o cenário que serve de pano de fundo para os acontecimentos são as marcas do discurso do autor.
c) Há uma ironia na descrição dos locais onde o casal morou. Isso, porque, o escritor Manuel Bandeira pauta sua narrativa em elementos do cotidiano, trazendo em Tragédia Brasileira além de reflexões sobre como a vida é passageira, traz ainda, uma profunda reflexão acerca da morte.
d) Nenhuma das alternativas.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.