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Informações da Prova Questões por Disciplina IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) - Arquiteto e Urbanista - CVEST (Comissão de Vestibulares e Concursos - IFPE) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

A correspondência harmoniosa entre palavras de uma frase caracteriza concordância. A esse

respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções" (2º parágrafo), se os vocábulos

destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos", desse

modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos

II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar

suas emoções" (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,

ambos deveriam ter sido grafados no plural.

III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivocomportamentais

chamam" (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a",

embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais

positivas" (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria

o termo ao qual se referem.

V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores" (6º parágrafo), os termos destacados

poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções" sem que houvesse alteração

de sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

a) I e III.
b) III e IV.
c) IV e V.
d) II e V.
e) I e II.
2 -

A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir. I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.
II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os dois-pontos anunciam uma enumeração.
III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do trecho.
IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os estudantes, torna-se facultativa.
V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições

a) I, III e IV.
b) II, III e IV.
c) I, II e V.
d) II, III e V.
e) I, IV e V.
3 -

A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os

elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de

recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito,

analise as afirmativas a seguir.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens

a)

I e IV.

b)

I e III.

c)

II e V.

d)

II e III.

e)

IV e V.

Texto II

4 -

O TEXTO 03 é uma peça publicitária que estabelece um interessante diálogo com a obra modernista Abaporu, de Tarcila do Amaral. A principal estratégia argumentativa do texto é

a) o pastiche, pois, na peça publicitária, há uma imitação rude do texto fonte, mas as relações intencionais de ambos os textos são as mesmas: consumo da arte ou consumo de um produto.
b) a paráfrase direta, com a réplica do texto fonte e adaptações para estimular o consumo do produto anunciado por um grupo específico de consumidores: os nordestinos.
c) a paródia, pois se estabelece uma relação antagônica entre a peça publicitária e o texto fonte, mas a intenção dos dois se mantém, ou seja, a venda do produto anunciado.
d) a intertextualidade com forte referência ao texto fonte, por meio da qual se pode inferir que todo mundo, até um personagem de uma obra de arte, usa o produto anunciado.
e) a alusão, uma vez que a referência ao texto fonte se faz de modo implícito, estabelecendo uma comparação entre a obra de arte e a peça publicitária no intuito de estimular não só o consumo do produto anunciado, mas também da arte.

Texto III

5 -

O TEXTO 04 refere-se a uma das novas regras de acentuação instituída a partir do último

acordo ortográfico que se tornou obrigatório no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2016 . A

respeito dessa regra, marque a única alternativa CORRETA.

a) Heroico, plateia, ideia e mocreia perderam o acento assim como todas as paroxítonas que possuem forma arrizotônica.
b) Assim como heroico, o ditongo aberto da palavra heroi também não recebe mais acento agudo.
c) Apesar de Coréia também possuir o ditongo aberto “ei” – assim como ideia, mocreia e plateia – não deve perder o acento porque é nome próprio, não podendo ser alterado por acordos ortográficos.
d) As proparoxítonas continuam sendo acentuadas com exceção de palavras formadas por ditongo aberto, tais como heroico, plateia, ideia e mocreia.
e) Em heroico, plateia, ideia e mocreia deixam de ser acentuados os ditongos abertos, pois essas palavras são paroxítonas

Texto IV

6 -

A leitura do TEXTO 05 nos permite constatar que

a) sua argumentação defende que a dor e o sofrimento são fontes de inspiração.
b) a predominância da tipologia injuntiva descaracteriza a receita sugerida por ele.
c) ele é pragmático e instrui o leitor sobre o modo como se deve fazer um poema.
d) a criação poética é descrita nele como semelhante à preparação de uma massa.
e) apesar de se assemelhar a uma receita, ele não culmina em algo objetivo.

Texto V

7 -

A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto,

assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.

a)

Em “por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico.

b)

No trecho “Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto.

c)

No trecho “anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado.

d)

Em “aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade.

e)

No trecho “quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo.

Texto VI

8 -

No TEXTO 07, a construção do efeito de humor se baseia

a) na disputa de poder pelo domínio do discurso, o qual materializa ideologias próprias de cada personagem feminino.
b) na relação superioridade versus inferioridade concretizada pelo diálogo entre as duas meninas.
c) na crítica irônica ao discurso engajado de Mafalda, que apresenta um duplo sentido característico dos textos de humor.
d) na quebra de expectativa estabelecida no último quadro, pois Suzanita lutou pelo direito de falar, mas seu comentário foi fútil.
e) no comentário de Mafalda (primeiro quadro) chamando a pergunta de Suzanita de estúpida, crítica direta ao discurso individualista e elitizado.

Texto VII

9 -

Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a

correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.

I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.

II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. –

Conformidade.

III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. –

Concessão.

IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.

V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

a) I e IV.
b) III e V.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.
e) I, III e V.

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