ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEE-DF (Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal) - Professor - Física - Quadrix (Instituto Quadrix de Responsabilidade Social) - 2017

Pedagogia

Texto I

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

1 -

Os seguintes componentes fazem parte da organização didático-pedagógica de uma escola: modalidades de ensino da Educação Básica; fins e objetivos da Educação Básica; e organização curricular, estrutura e funcionamento da escola.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Julgue os próximos itens com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

2 -

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

Por divergir do sistema de educação brasileiro, os estudos de EJA realizados em instituições estrangeiras não poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

Com base no Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Médio e no Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA), julgue os itens a seguir.

4 -

O currículo de Ensino Médio da SEEDF caracteriza-se pela organização dos conteúdos em dimensões curriculares interdisciplinares e por apresentar matriz curricular dividida, por áreas do conhecimento definidas a partir da perspectiva geral da pedagogia dos multiletramentos, em catorze dimensões.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

A oferta da EJA é organizada em regime anual, atendendo parte da Educação Básica e compreendendo somente os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Verdadeira.
Falsa.

Texto IV

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

6 -

A organização didático‐pedagógica da escola é o único instrumento orientador da construção do conhecimento em sala de aula que deve contemplar ações que permitam aos estudantes recriarem suas aprendizagens e se adaptarem às constantes mudanças do mundo atual.

Verdadeira.
Falsa.

Texto V

Julgue os próximos itens com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

7 -

As escolas que ministram o Ensino Médio devem estruturar seus projetos político-pedagógicos com base somente na Resolução n.º 2/2012 (que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), desconsiderando as finalidades previstas para o Ensino Médio na Lei n.º 9.394/1996 (LDBN).

Verdadeira.
Falsa.

Texto XXVI

Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma correspondente e efetiva democratização do acesso e da inclusão digital.

A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção Recente. ABRAPEC ? VIII, ENPEC, 2011 (com adaptações).

Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

8 -

A relação entre ensino e NTIC tem sido investigada a

partir de diferentes perspectivas, por exemplo, com o

uso de softwares de animação e simulação que

possibilitem uma abordagem mais interativa dos

conteúdos de física.

Verdadeira.
Falsa.

Texto XXVII

Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e

comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A

ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas

algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento

dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a

determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante

perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma

sociedade em que as tecnologias de informação e

comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma

correspondente e efetiva democratização do acesso e da

inclusão digital.

A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas

Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma

Análise da Produção Recente. ABRAPEC ? VIII,

ENPEC, 2011 (com adaptações).

Em relação às novas tecnologias de informação e

comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

9 -

A inserção de NTIC na prática docente, como ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, substitui as teorias de aprendizagem tradicionais na formação de uma melhor base para a produção de conhecimentos.

Verdadeira.
Falsa.
Física

Texto VI

O gráfico acima expressa a posição versustempo referente ao deslocamento de um objeto. Com base nesse gráfico, julgue o próximo item.

10 -

A velocidade do automóvel no instante t = 5 s é igual a 5 m/s.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.