ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Monteiro - PB (Prefeitura Municipal de Monteiro) - Agente de Vigilância Sanitária - CONPASS (Concursos Públicoes e Assessorias) - 2017

Saúde Pública
1 -

Baseado na História das Políticas Públicas de Saúde analise as alternativas a seguir e assinale a que se refere a uma doença que não tinha importância epidemiológica no início do Século XX:

a) Varíola
b) Malária
c) Febre amarela
d) Peste
e) Botulismo
2 -

Em qual estado brasileiro foi iniciada a Política Pública de Saúde Campanhista, coordenada pelo sanitarista Oswaldo Cruz, no início do Século XX?

a) Rio de Janeiro
b) Bahia
c) Amazonas
d) Paraíba
e) Ceará
3 -

A Lei Eloi Chaves foi um marco social no Brasil. Qual das alternativas representa o que foi instituído por essa lei?

a) Diretrizes do Sistema Único de Saúde
b) Criação do Sistema Único de Saúde (SUS)
c) Descentralização do Sistema Único de Saúde
d) Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAP’s)
e) Conselhos de saúde
4 -

Qual dos Artigos referentes à Saúde, da Constituição Federal de 1988 define que, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único e apresenta, ainda, as suas diretrizes?

a) Artigo 196
b) Artigo 197
c) Artigo 198
d) Artigo 199
e) Artigo 200
5 -

Os temas, Conferências e Conselhos de Saúde são tratados em qual das Leis listadas a seguir?

a) 8142/90
b) 8080/90
c) 2345/99
d) 4008/12
e) 8189/88
6 -

Baseado na Portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, em relação à Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) analise as alternativas seguintes e assinale a que se encontra incorreta:

a) Cada ACS deve realizar as ações previstas na Portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 e ter uma microárea sob sua responsabilidade, cuja população não ultrapasse 750 pessoas.
b) Deve haver o cumprimento da carga horária integral de 40 horas semanais por toda a equipe de agentes comunitários, composta por ACS e enfermeiro supervisor.
c) É prevista a implantação da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde como uma possibilidade para a reorganização inicial da atenção básica, com vistas à implantação gradual da Estratégia Saúde da Família.
d) É necessário a existência de uma Unidade Básica de Saúde, inscrita no sistema de cadastro nacional vigente, que passa a ser a UBS de referência para a equipe de agentes comunitários de saúde.
e) Deve haver um enfermeiro para até, no máximo, 20 ACS e, no mínimo, 12, constituindo, assim, uma equipe de agentes comunitários de saúde.
7 -

Qual das alternativas a seguir apresenta corretamente o conceito de Agravos de Notificação Compulsória?

a) É o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios, responsáveis pela vigilância em saúde em cada esfera de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
b) Situação que pode constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, de causa desconhecida, alteração no padrão clínicoepidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade.
c) Notificação realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível.
d) Qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada, que quando ocorrerem deverão ser informados obrigatoriamente às autoridades sanitárias.
e) Comunicação semanal realizada pelo responsável pelo estabelecimento de saúde à autoridade de saúde, informando que na semana epidemiológica não foi identificado nenhuma doença, ou evento de saúde pública constante da Lista de Notificação Compulsória.
8 -

“Esta Lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado". A que se refere esse texto?

a)

Disposições gerais da Lei 8142/90.

b)

Objetivos do Sistema Único de Saúde.

c)

Disposição preliminar da Lei 8080/90.

d)

Artigo 3º da Lei 10172/00.

e)

Artigo 5º da Lei 7498/86.

9 -

A Norma Operacional da Assistência à Saúde, do Sistema Único de Saúde – SUS, - NOAS-SUS 01/02 aborda qual dos temas listados a seguir?

a) Criação dos Conselhos de Saúde
b) Organização das Conferências de Saúde.
c) Descentralização das ações de Epidemiologia
d) Municipalização da Estratégia de Saúde da Família.
e) Elaboração do Plano Diretor de Regionalização
10 -

A Reforma Sanitária Brasileira foi um marco e trouxe profundas mudanças na área de saúde. Pretendia a inclusão social com amplo acesso da população aos serviços de saúde. Qual das Conferências de Saúde serviu de base para a Reforma Sanitária?

a)

2ª Conferência Nacional de Saúde.

b) 4ª Conferência Nacional de Saúde.
c) 8ª Conferência Nacional de Saúde.
d) 10ª Conferência Nacional de Saúde.
e) 6ª Conferência Nacional de Saúde.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.