ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Cerro Largo - RS (Prefeitura Municipal de Cerro Largo) - Professor - Artes - EXCELÊNCIA (Instituto Excelência) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Sobre as ideias do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Todo ano, cerca de 1,4 milhões de mulheres com HIV engravidam. Com tratamento adequado, as chances de não transmitirem o vírus ao bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação variam entre 85% e 65%.
b) Para declarar que um país eliminou a transmissão materno-infantil do HIV pela Organização Mundial de Saúde, é necessário que para cada 100 nascidos de mães portadoras do vírus HIV menos de 3 bebês tenham sido registrados sem o vírus, assim como, no caso da Sífilis.
c) Se a mãe receber tratamento adequado, com rotavirais durante todas as fases em que pode ocorrer a transmissão, a possibilidade de transmissão do HIV que era de 15-45% cai para 1%.
d) Cuba venceu uma grande etapa da batalha da luta contra a AIDS no mundo, uma vez que, foi a primeira a eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho, bem como da sífilis congênita.
2 -

Com base na leitura do texto, assinale a alternativa que contém somente as afirmações CORRETAS. I) “Em cerimônia na sede da organização Panamericana de saúde (OPS), o escritório regional da OMS) em Washington a OMS entregou a Cuba a primeira certificação do mundo que estabelece que o país cumpriu o duplo desafio de eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho, bem como, da sífilis congênita.” Portanto, o número de caso de HIV e Sífilis transmitido de mãe para filho caiu para zero. II) Quando as mulheres que possuem o vírus HIV engravidam, mas não recebem tratamento, as chances de transmitirem o vírus para os bebês durante o parto, a amamentação, ou até mesmo durante a gestação, variam entre 15% e 45%. III) Mesmo a mãe e o filho recebendo o tratamento com retrovirais, as chances de o filho contrair o vírus ainda não é nula. Ainda há 1% de chance de transmissão do vírus da mãe para o filho.

a) Somente a alternativa de número I está correta.
b) Somente a alternativa de número III está correta.
c) Somente I e II está correta.
d) Somente as alternativas II e III estão corretas
3 -

Assinale a alternativa em que a palavra NÃO substitui a palavra em destaque no trecho retirado do texto. “Portanto, é um grande desafio conseguir romper esse círculo vicioso que favorece a perpetuação de um vírus combatido há décadas sem uma cura efetiva."

a) Mas;
b) Logo;
c) Assim;
d) Por conseguinte;
4 -

As tipologias textuais são divididas em cinco, a qual tipo representa o texto, assinale a alternativa CORRETA:

a) Dissertação;
b) Exposição;
c) Injunção;
d) Descrição;
5 -

Na comunicação a linguagem sempre possui uma intenção, assim sendo, podemos considerar algumas funções, a saber: expressivas, conotativa, referencial, fática, metalinguística e poética. A respeito da função metalinguística, assinale a alternativa CORRETA.

a) Centrada no emissor, expressa sua atitude, sua emoção, seu estado de espírito em relação ao que fala.
b) Possui como foco o destinatário. Também chamada de apelativa, esta função estimula o receptor a tomar uma atitude, tentado persuadi-lo, influenciando o seu comportamento.
c) Tem como objetivo transmitir informações. Também é chamada de denotativa, centrada no contexto. A mensagem apresentada é direta, procurando traduzir a realidade objetivamente.
d) Centrada no próprio código para dar alguma explicação, fazer ressalvas, apresentar uma definição, um conceito. Usa-se a língua (código) para definir a própria língua.
6 -

É comum que muitas famílias, quando vão às compras no supermercado coloque, no lugar do produto, o nome da marca. Ao invés de procurar nas prateleiras pela palha de aço, procuram por Bombril, por exemplo. Essa forma de identificar os objetos é considerada uma figura de linguagem. Assinale a alternativa que atribua a esse tipo de situação a figura de linguagem de forma CORRETA.

a) Prosopopéia;
b) Metonímia;
c) Metáfora;
d) Pleonasmo;
7 -

Assinale a alternativa em que o uso do por que é feito de forma INADEQUADA.

a) Por que você não foi à escola hoje?
b) Andar 10 quilômetros, porquê? Estava sem bicicleta.
c) Como perdi aula, não vou ao cinema porque terei que estudar para a prova.
d) Mas, não sei por que não quero ir.
8 -

Não é exclusividade da literatura e está associada a uma atitude criativa e não a um gênero literário. Sua definição é ampla e pode estar presente em diversas manifestações artísticas. Assinale a alternativa que corresponda a essa definição.

a) Poesia.
b) Poema.
c) Soneto.
d) Prosa.
9 -

O termo gênero, que remete à “linhagem, espécie, família, raça” nem sempre é usado com um único sentido. Nos estudos literários, ele se refere à recorrência de características que permitem agrupar as manifestações literárias. A respeito do gênero lírico, assinale a alternativa CORRETA:

a) Poema narrativo, também chamado de epopéia ou épica, que contava acontecimentos protagonizados por heróis.
b) Manifesta-se nos aspectos da subjetividade de um “eu” - seus comportamentos, pensamentos, sentimentos e vivências interiores.
c) Abarca os textos criados para serem encenados em palco. Em sua origem, o drama se dividia em duas vertentes: a tragédia e a comédia.
d) Nenhuma das alternativas está correta.
Direito da Pessoa com Deficiência
10 -

Conforme a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015: Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: Identifique a alternativa CORRETA que condiz com três incisos do artigo 28:

a)

I) atendimento psicológico, inclusive para seus familiares e atendentes pessoais; II) diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar; III)serviços projetados para prevenir a ocorrência e o desenvolvimento de deficiências e agravos adicionais.

b)

I) sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida;II) aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena;III) projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.

c)

I) disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação; II) disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência; III) disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência.

d)

Nenhuma das alternativas.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.