ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Roteiro - AL (Prefeitura Municipal de Roteiro) - Assistente Social - COPEVE-UFAL (Comissão Permanente do Vestibular - Universidade Federal de Alagoas) - 2017

Serviço Social
1 -

Para Barroco e Terra (2012), a emancipação é o valor de caráter humano-genérico mais central do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, indicando sua finalidade ético-política mais genérica. Os demais princípios (valores) essenciais: a liberdade, a justiça social, a equidade e a democracia são simultaneamente valores e formas de viabilização da emancipação humana. Esses valores foram situados entre os princípios fundamentais do Código de Ética da seguinte forma:

I. reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

II. defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;

III. posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

IV. articulação com os movimentos de outras categorias profissionais, ainda que não partilhem dos princípios desse Código.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas

a) I.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
2 -

Noronha e Santos (2013), na obra O estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional do assistente social, sistematizam uma análise a partir de uma concepção crítico-dialética em que:

I. os instrumentos são concebidos como elementos dinâmicos, devendo ser criados em consonância com as finalidades da ação profissional, contribuindo com a passagem da finalidade ideal – âmbito da teoria – à finalidade real – âmbito da prática;

II. os pareceres técnicos constituem um grupo de instrumentos utilizados pelos assistentes sociais. Em algumas instituições, como o Poder Judiciário, a apresentação do resultado oficial de um parecer se faz por meio do laudo social, o qual contém o parecer social;

III. a entrevista deve extrapolar a concepção, historicamente sustentada, de ser um procedimento que visa apenas ao encaminhamento, apoio, aconselhamento e catarse da população. É preciso ir além da conversa informal, na qual não há preocupação em definir os objetivos na utilização desse instrumento.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.
e) I, apenas.
3 -

No governo de Getúlio Vargas, houve a tentativa de organizar/harmonizar as relações entre capital e trabalho, mediante:

I. a criação do Ministério do Trabalho em 1930;

II. a implementação de uma legislação trabalhista baseada no pensamento liberal;

III. a implantação de um Estado social-democrático;

IV. o estabelecimento de critérios de seletividade ocupacional dos trabalhadores para inclusão ou exclusão nos benefícios sociais.

Dos itens, verifica-se que está(ao) correto(s) apenas

a) III.
b) I e II.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.
4 -

A assistência social foi a última política social da área da seguridade social a ser aprovada no Brasil. Para Couto (2004), essa regulamentação tardia deve ser avaliada, pelo menos, por dois aspectos:

a) a falta de definição do conceito de assistência social e o aumento da filantropia.
b) um Estado social-democrático tardio e a reivindicação frágil dos desassistidos sociais.
c) as dificuldades de se entender a assistência social como direito e não como benesse do Estado e a falta de definição do que seria o campo da assistência social.
d) o preconceito com essa política pela falta de densidade política e debate conceitual e a rearticulação das forças conservadoras no país.
e) a ausência de compreensão sobre o direito à assistência social como um direito humano e a desconsideração por parte do governo da necessidade de criação de uma estrutura social que propiciasse apoio aos necessitados.
5 -

O modelo de proteção social pelo seguro social obrigatório, na Alemanha, denominado de modelo bismarckiano, compreende:

I. seguro saúde;

II. seguro de acidente de trabalho;

III. aposentadoria por velhice;

IV. contribuições compulsórias dos trabalhadores e padrões e subsídios do Estado.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

a) II, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
6 -

Sobre o modelo de seguro social brasileiro, conforme o pensamento de Faleiros (2009), assinale a alternativa correta.

a) Representou o pacto das elites.
b) Não foi respaldado no modelo social-democrata.
c) Foi extenso a todas as categorias de trabalhadores.
d) Não teve a participação das lutas dos trabalhadores urbanos.
e) Teve início com as primeiras iniciativas amplas de previdência social privada.
7 -

Fazem parte da metodologia de trabalho e de domínio específico e exclusivo do assistente social os seguintes instrumentos, em conformidade com o CFESS (2004):

I. estudo social e perícia social;

II. laudo social e parecer social;

III. diagnóstico social e relatório social;

IV. síntese e análise situacional.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
8 -

Segundo Iamamoto (2009), o processo de reprodução das relações sociais não é mera repetição ou reposição do instituído. É, também, criação de novas necessidades, de novas forças produtivas sociais do trabalho, em cujo processo aprofundam-se desigualdades e são criadas novas relações sociais entre os homens na luta pelo poder e pela hegemonia entre as diferentes classes e grupos na sociedade. Assim, as condições que circunscrevem o trabalho do assistente social expressam a dinâmica das relações sociais vigentes na sociedade. Sobre o trabalho do assistente social na cena contemporânea, é correto afirmar:

a) o projeto profissional foi construído numa perspectiva meramente corporativa, voltada à autodefesa dos interesses específicos e imediatos desse grupo profissional centrado em si mesmo.
b) a análise da profissão, de suas demandas, tarefas e atribuições em si mesmas permitem desvendar a lógica no interior da qual essas demandas, tarefas e atribuições ganham sentido.
c) o caráter essencialmente político da prática profissional decorre exclusivamente das intenções do profissional, ainda que sua intervenção sofra condicionamentos objetivos dos contextos em que atua.
d) a possibilidade de imprimir uma direção social ao exercício – moldando o seu conteúdo e o modo de operá-lo decorre da relativa autonomia de que dispõe o assistente social. Essa autonomia é independente da correlação de forças econômica, política e cultural, em nível societário.
e) o trabalho profissional cotidiano é conduzido pelos dilemas universais relativos à refundação do Estado e sua progressiva absorção pela sociedade civil; à produção e distribuição mais equitativa da riqueza; à luta pela ultrapassagem das desigualdades pela afirmação e concretização dos direitos e da democracia.
9 -

Na Inglaterra, no pós Segunda Guerra Mundial, por influência de Keynes e sob a elaboração de Beveridge, foi implantado um sistema de proteção social para todas as eventualidades de perda de renda:

I. desemprego e doença;

II. nascimento, velhice e morte;

III. acidente e invalidez;

IV. divórcio e viuvez.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

a) II e IV.
b) I e II.
c) I e III.
d) III e IV.
e) I, II e III.
10 -

Os Benefícios Eventuais são assegurados pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. São benefícios de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias nas seguintes modalidades:

a) natalidade, funeral, próteses, calamidade pública.
b) natalidade, funeral, medicamentos, cadeiras de rodas.
c) natalidade, funeral, medicamentos, transportes de doentes.
d) natalidade, funeral, vulnerabilidade temporária, calamidade pública.
e) natalidade, funeral, próteses, apoio financeiro para tratamento de saúde fora do Município.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.