ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 20.ª Região - Técnico Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Internet e Sociedade

A internet produziu transformações espetaculares na sociedade na última década, mas a mais profunda só agora começa a ser estudada pela ciência. A facilidade e a rapidez com que se encontram informações na rede, sobre qualquer assunto e a qualquer hora, podem provocar alterações nos processos de cognição do cérebro.

Até a popularização da web, as principais fontes de conhecimento com que todos contavam eram os livros e, evidentemente, a própria memória do que se aprende ao longo da vida. A internet mudou esse panorama: a leitura em profundidade foi substituída pela massa de informações, em sua maioria superficiais, oferecidas pelos sites de buscas, blogs e redes de relacionamento. A memória, por sua vez, perdeu relevância − para que puxar pela cabeça para se lembrar de um fato ou do nome de uma pessoa se essas informações estão disponíveis no Google, a dois toques do mouse? Quanto mais dependemos dos sites de busca para adquirir ou relembrar acontecimentos, mais nosso cérebro se parece com um computador obsoleto que necessita de uma memória mais potente.

Na frase genial do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, "o cérebro é uma orquestra sinfônica em que os instrumentos vão se modificando à medida que são tocados". Dificilmente alguém conseguirá explicar essa plasticidade com uma imagem mais exata e intrigante. Imagine-se um violino cerebral que, tocado de forma medíocre por anos a fio, vai se transformando aos poucos em um berimbau. Ou um piano martelado por um músico de uma nota só que, ao fim e ao cabo, vira um bumbo.

Pode, com o passar do tempo, a facilidade de estocagem e recuperação de virtualmente qualquer tipo de informação atrofiar os instrumentos da orquestra cerebral humana especializados na busca e seleção de informações? É uma nova linha de investigação científica, que tem um grande futuro pela frente.

(Alexandre Salvador e Filipe Vilicic. Veja, 20 de julho, 2011, pp. 87-88, com adaptações)

1 -

De acordo com o texto,

a)

o cérebro humano, atualmente submetido a uma multiplicidade de estímulos virtuais, tem se mostrado capaz, pelo próprio processo evolutivo, de assimilar sempre novas informações.

b)

a quantidade de informações oferecidas pela internet deverá ampliar a capacidade de armazenamento inerente ao cérebro humano, bem além do conteúdo oferecido pelos livros.

c)

os cientistas estão se voltando para pesquisas sobre o impacto que a internet, com as facilidades trazidas pela divulgação de informações, pode provocar no funcionamento do cérebro humano.

d)

a relação entre a memória e as informações recebidas pela internet tem sido desvendada por estudiosos interessados no funcionamento do cérebro humano.

e)

os pesquisadores partem, em seus estudos, da possível ampliação da capacidade cerebral em razão do acúmulo de informações constantes e acessíveis, sempre à disposição na internet.

2 -

Conclui-se corretamente do texto que

a)

a impossibilidade de controlar o afluxo de informações oferecidas pela internet dificulta o prosseguimento de estudos sobre o funcionamento do cérebro humano.

b)

o cérebro é uma estrutura que deve ser submetida a desafios, ou seja, a novos estímulos, para ampliar sua prontidão e eficiência no domínio do conhecimento.

c)

a facilidade com que se obtêm informações variadas e em maior quantidade na internet beneficia o funcionamento do cérebro, por estender o interesse a diferentes áreas do conhecimento.

d)

o intricado funcionamento cerebral impede a exata e correta avaliação de como se processam o aprofundamento e a assimilação das diversas informações recebidas.

e)

a ciência atual vem descobrindo métodos que permitem avaliar adequadamente a forma como o cérebro humano assimila as novas informações obtidas pela internet.

3 -

Em relação ao último parágrafo, é correto afirmar que:

a)

Constitui a síntese de todo o texto, ao colocar uma questão, ainda sem resposta, como início da pesquisa a que se propõem os cientistas voltados para o estudo das funções cerebrais submetidas à influência da internet.

b)

Contém, em linhas gerais, a resposta provável a partir das dúvidas colocadas nos parágrafos anteriores, sujeita, portanto, à verificação científica, por meio da facilidade e da rapidez oferecidas pela internet.

c)

Somente nele é que fica evidente para o leitor o assunto abordado desde o início no texto, sem que, entretanto, seja possível obter-se uma resposta satisfatória e conclusiva para a questão ali colocada.

d)

Conclui corretamente que a conceituação das funções cerebrais será sempre imprecisa, em comparação com uma orquestra cuja perfeição dificilmente será atingida se não houver músicos capacitados, devidamente treinados.

e)

Torna-se repetitiva e, portanto, desnecessária a questão que ali se coloca, pois a resposta está devidamente exposta no próprio desenvolvimento dos parágrafos anteriores, que tratam da capacidade cerebral em processar informações.

4 -

O segmento em que se identifica uma opinião pessoal, e não apenas uma informação, é

a)

A facilidade e a rapidez com que se encontram informações na rede, sobre qualquer assunto e a qualquer hora, podem provocar alterações nos processos de cognição do cérebro.

b)

Até a popularização da web, as principais fontes de conhecimento com que todos contavam eram os livros ...

c)

A internet mudou esse panorama ...

d)

Ou um piano martelado por um músico de uma nota só que, ao fim e ao cabo, vira um bumbo.

e)

Dificilmente alguém conseguirá explicar essa plasticidade com uma imagem mais exata e intrigante.

Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
5 -

"o cérebro é uma orquestra sinfônica em que os instrumentos vão se modificando à medida que são tocados". (3.º parágrafo)

A expressão pronominal em que, grifada acima, preenche corretamente a lacuna da frase:

a)

As questões ...... se preocupam os cientistas dizem respeito às alterações cerebrais devidas ao uso indiscriminado da internet.

b)

É incalculável o número de informações, sobre os mais diversos temas, ...... o cérebro humano é capaz de processar.

c)

As hipóteses aventadas, ...... se baseiam os especialistas, devem ainda ser comprovadas por exames acurados.

d)

As implicações causadas pela onipresença da internet, ...... está sujeito o cérebro humano, são objeto de preocupação de cientistas.

e)

As informações ...... dispõem os usuários da comunicação eletrônica são múltiplas, embora sejam superficiais.

Concordância Nominal e Verbal
6 -

Quanto mais dependemos dos sites de busca ... (2.º parágrafo)

A mesma relação existente entre o verbo e seu complemento, grifados no segmento acima, está em:

a)

A internet produziu transformações espetaculares na sociedade na última década ...

b)

É uma nova linha de investigação científica.

c)

... se essas informações estão disponíveis no Google, a dois toques do mouse?

d)

... que necessita de uma memória mais potente.

e)

Ou um piano martelado por um músico de uma nota só que, ao fim e ao cabo, vira um bumbo.

Vozes do Verbo
7 -

... a leitura em profundidade foi substituída pela massa de informações, em sua maioria superficiais ... (2.º parágrafo)

Com a transposição da frase acima para a voz ativa, o verbo passará a ser

a)

substituíram

b)

substituiu.

c)

substituíra.

d)

tinham substituído.

e)

substituiriam.

Interpretação de Textos

Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico

De acordo com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a oferta mundial de alimentos precisa crescer cerca de 20%. A expectativa é de que o Brasil tenha de arcar com 40% desse aumento. Para isso, terá dois caminhos: incorporar novas áreas ou ampliar a produtividade.

Embora domine as técnicas mais modernas, na média, a produtividade da agropecuária brasileira ainda está distante de alcançar seu pleno potencial. Em alguns casos, sobretudo na pecuária, ostenta índices medíocres. Grosso modo, as pastagens brasileiras possuem uma unidade animal por hectare. "Sem qualquer esforço sobrenatural, adotando-se uma tecnologia média e bastante acessível, o país poderia dobrar esse número" afirma José Vicente Ferraz, diretor-técnico da Informa Economics FNP, uma das mais respeitadas consultorias do setor. "Com a metade do rebanho brasileiro, os Estados Unidos produzem 50% mais carne", compara o especialista.

Para Ferraz, a ampla disponibilidade de terras, somada à baixa formação técnica e à escassez de capital, desestimulam o pecuarista a investir. "O investimento visa a poupar um fator de produção, neste caso, a terra. Se sobram terras baratas, esse investimento muitas vezes não se justifica do ponto de vista estritamente econômico."

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirma que os ganhos da produtividade na pecuária poderiam liberar terras suficientes para dobrar a área plantada com alimentos, "sem derrubar uma única árvore". "Além disso, o Brasil ainda pode aumentar muito a produtividade de grãos, como o milho, o trigo e o feijão", afirma. Rodrigues sustenta, porém, que faltam políticas públicas capazes de assegurar a incorporação de tecnologia no campo, especialmente entre os pequenos. "As margens da agricultura são mínimas, então o produtor só consegue competir se tiver escala e tecnologia de ponta. Como faltam mecanismos para financiar a modernização, ele opta pela expansão da área, que é muito mais barata", explica.

(Gerson de Freitas Jr. CartaCapital, 11 de maio de 2011, p. 24, com adaptações)

8 -

Os dois especialistas citados no texto

a)

divergem em relação aos problemas constatados quanto à baixa produtividade da pecuária brasileira, que não dispõe dos recursos necessários para uma infraestrutura adequada ao setor.

b)

refletem as dúvidas que cercam a maioria dos interessados em investir no desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro, devido à sua constatada mínima produtividade.

c)

buscam justificar a baixa produtividade do setor agropecuário brasileiro em razão das dificuldades em torno da obtenção de terras disponíveis tanto para o cultivo de grãos quanto para o manejo do rebanho.

d)

constatam o desinteresse dos pecuaristas brasileiros em investir na produtividade do rebanho a partir da avaliação que se faz, no momento, da pequena margem de lucros que poderiam obter na comercialização da carne.

e)

dividem a mesma opinião em relação ao baixo custo das terras, como justificativa para a falta de interesse dos pecuaristas do setor em investir na tecnologia que, em princípio, exigiria mais recursos.

9 -

A solução ideal para o setor agropecuário brasileiro, de acordo com o texto, é:

a)

aumento do rebanho nacional, para aproveitamento integral da área destinada à pecuária.

b)

respeito às leis que impedem o desmatamento para ampliação das áreas de cultivo.

c)

aumento da produtividade do setor agropecuário, com investimentos em tecnologia.

d)

abrangência das políticas públicas para ampliar a margem de lucros dos pecuaristas.

e)

incorporação de novas áreas de cultivo, mais produtivas, para aumentar a safra de grãos.

Compreensão e Interpretação de Textos
10 -

"As margens da agricultura são mínimas, então o produtor só consegue competir se tiver escala e tecnologia de ponta. Como faltam mecanismos para financiar a modernização, ele opta pela expansão da área, que é muito mais barata", explica. (final do texto)

O segmento grifado acima

a)

estabelece relação de causa e consequência entre as duas afirmativas que o compõem.

b)

indica a finalidade que justifica a afirmativa anterior, acrescentando uma razão lógica para ela.

c)

se apóia em condição anterior necessária para a comprovação do sentido de todo o contexto.

d)

assinala proporcionalidade entre as duas afirmativas, pois a segunda somente se concretiza a partir do que foi dito na primeira.

e)

aponta para uma relação de tempo e espaço, necessária para a clareza e a compreensão do assunto desenvolvido.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.