ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Educador Físico - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Educação Física Licenciatura (ENADE)
1 -

Considerando a figura acima, que representa os estágios do desenvolvimento motor da criança e do adolescente e o âmbito de atuação de um professor de Educação Física nos níveis de ensino fundamental e médio, é correto afirmar que a intervenção docente por meio de um programa de Educação Física escolar deve ser promovida durante as fases motoras

a) rudimentar, fundamental e especializada, visando à prática de atividade física esportiva.
b) rudimentar e fundamental, visando à prática de atividade física na vida diária e recreativa.
c) reflexiva e rudimentar, visando à prática de atividade física na vida diária, recreativa e esportiva.
d) fundamental e especializada, visando à prática de atividade física na vida diária, recreativa e esportiva.
e) rudimentar, fundamental e especializada, visando à prática de atividade física na vida diária, recreativa e esportiva.
2 -

A partir das informações apresentadas e considerando a necessidade de a Educação Física escolar contemplar os conhecimentos a respeito de saúde e qualidade de vida, avalie as afirmações a seguir.

I. A promoção de atividades corporais visa estabelecer relações equilibradas e construtivas, de forma a reconhecer e respeitar as características físicas e de desempenho dos alunos, sem discriminação física, sexual e social.

II. O planejamento das aulas de Educação Física objetiva a adoção de atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, com o repúdio de qualquer espécie de violência.

III. As práticas de alongamento comprometidas com a promoção da saúde exigem espaços físicos com dimensões e equipamentos específicos para sua realização.

IV. Os exercícios físicos realizados em ambientes fora da escola possibilitam a diversificação de atividades físicas e o estimulo a hábitos de vida saudáveis.

V. A Educação Física escolar tem um contexto pedagógico e educacional que visa ao desenvolvimento do treinamento esportivo.

É correto apenas o que se afirma em

a) III e V.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) III, IV e V.
e) I, II, III e IV.
3 -

A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir, acerca das vantagens e desvantagens dos métodos duplamente indiretos.

I. Entre os métodos duplamente indiretos, incluem-se as medidas de dobras cutâneas, as medidas de circunferência e a bioimpedância.

II. Os métodos duplamente indiretos não possuem qualidades psicométricas adequadas que permitam ao avaliador determinar a composição corporal.

III. Apesar de sua fragilidade, o índice de massa corporal (IMC) é uma medida aceita em estudos epidemiológicos.

IV. O recíproco do índice ponderai (RIP) é mais específico e sensível à medida de composição corporal em adultos que o IMC.

V. A relação cintura-quadril (RCQ) é um método duplamente indireto que mensura a distribuição de gordura corporal total.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e II.

b)

I e III.

c)

II e IV.

d)

III e V.

e)

IV e V.

4 -


Considerando a teoria do U invertido, avalie as afirmações a seguir.

I. Baixos níveis de motivação estão associados a baixo nível de aprendizagem.

II. Altos níveis de motivação estão associados a altos níveis de aprendizagem.

III. Ótimos níveis de motivação estão associados a moderados níveis de aprendizagem.

IV. A motivação deve ser otimizada de acordo com a atividade a ser realizada.

V. A utilização de componentes lúdicos (jogos e brincadeiras) em nível ótimo pode estar associada a altos níveis de aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I,II e IV.

b)

I, III e V.

c)

I,IV e V.

d)

II, III e IV.

e)

II, III e V.

5 -

Com base nas Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica e na Declaração de Salamanca (1994), conclui-se que, nas aulas inclusivas, o professor deve

a)

respeitar a dificuldade do aluno pertencente ao público alvo de educação especial, planejando e elaborando atividades diferentes em consonância com as limitações impostas por sua condição, o que facilita o seu processo de inclusão escolar.

b)

estar preparado para lidar com as diferentes necessidades de aprendizagem de cada aluno, inclusive com as dos estudantes com deficiência.

c)

respeitar a dificuldade do aluno pertencente ao público alvo de educação especial, planejando e elaborando avaliações simplificadas e individualizadas.

d)

delegar ao aluno pertencente ao público alvo de educação especial a responsabilidade por definir os parâmetros de sua própria avaliação.

e)

evitar atividades que demandem a adaptação pedagógica ou a utilização de tecnologias assistivas para atendimento educacional especializado.

6 -

As práticas avaliativas devem estar em consonância com os procedimentos metodológicos, dada a necessidade de se aplicar estratégias de ensino alinhadas aos objetivos da educação básica.

Com base em uma perspectiva crítica acerca do ensino de Educação Física, a avaliação deve considerar

a) a seleção e a classificação dos estudantes por meio de testes.
b) o acompanhamento por meio de lista de presença, vinculando a nota ao número de faltas.
c) o estágio de desenvolvimento das destrezas motoras e a habilidade técnica de cada estudante.
d) o diagnóstico dos progressos do estudante na recondução dos processos de ensino-aprendizagem.
e) o desempenho técnico, atrelando a nota do estudante ao grau de aproximação do padrão motor correto.
7 -

Considerando que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor de Educação Física deve oportunizar uma diversidade de experiências corporais aos seus alunos, avalie as afirmações a seguir.

I. O professor deve entender a importância da vivência de diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e permitir que seus alunos percebam como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana.

II. O professor deve obter informações acerca de brincadeiras, jogos, lutas e danças produzidos na cultura popular; muitas vezes esquecidos ou marginalizados pela sociedade, para ampliar o espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento.

III. O professor deve deter um vasto conhecimento das culturas corporais do movimento e, portanto, desconsiderar os conteúdos associados aos jogos eletrônicos, uma vez que estes não contribuem para o desenvolvimento motor e para a saúde das crianças.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
8 -

Considerando que os atores da escola possuem distintos repertórios culturais e que a Educação Física é uma disciplina que estuda o movimento, significado de forma particular pelas diversas culturas, assinale a opção correta.

a)

O professor de Educação Física deve conhecer todas as manifestações culturais da turma e desenvolver as atividades previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

b)

O professor de Educação Física é responsável por identificar as diferentes manifestações culturais da turma e promover condições para que os alunos possam propor atividades para a aula.

c)

A escola deve prever, em seu projeto político pedagógico, ações que priorizem as variadas manifestações culturais, privilegiando práticas corporais olímpicas.

d)

O professor de Educação Física, ao analisar as manifestações culturais da turma, deve selecionar os conteúdos com base na hegemonia cultural identificada.

e)

O projeto político-pedagógico da escola deve prescrever as práticas corporais a serem promovidas e disseminadas, cabendo ao professor cumprir tais orientações.

9 -

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um dos objetivos da Educação Física é socializar a cultura esportiva e garantir que todos os alunos compreendam, vivenciem e se apropriem do esporte, a ponto de reconstruí-lo.

PORQUE

II. Ao oferecer condições aos alunos de desenvolver a razão crítica, a análise da complexidade da realidade esportiva e o agir coletivamente, a Educação Física estará contribuindo para uma educação emancipatória.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)

As asserções I e II são proposições falsas.

10 -

No âmbito educacional, entre os vários marcos legais criados, as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial na educação básica (Resolução CNE nº 2, 2001) configuraram a necessidade e a urgência da elaboração de normas pelos sistemas de ensino e educação para o atendimento dessa população, visando à construção de modelos educativos em prol da universalização do ensino e com foco na atenção à diversidade na educação brasileira. A formação de professores é elemento central para elevar a qualidade da educação brasileira, na perspectiva da implementação da política da educação inclusiva.

Considerando a importância do professor de Educação Física no processo de construção de modelos pedagógicos que promovam a efetiva inclusão na escola, avalie as afirmações a seguir.

I. Os processos formativos do professor de Educação Física pressupõem a adoção de estratégias didático-pedagógicas que atendam a todos os alunos, respeitem suas diferenças e os estimulem ao maior conhecimento de si mesmos e de suas potencialidades.

II. Os processos formativos do professor de Educação Física pressupõem a adoção de estratégias didático-pedagógicas pautadas em conhecimentos de conteúdos de cunho técnico-desportivo, corporal e biológico, visando ao desenvolvimento de atividades que priorizem o desempenho físico e técnico do aluno.

III. Os processos formativos do professor de Educação Física pressupõem discussões que possibilitem a reflexão acerca da própria prática pedagógica do docente, com a adoção de estratégias voltadas para atividades corporais que permitam relações mais equilibradas, por meio do reconhecimento e do respeito às características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminação por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

IV. Os processos formativos do professor de Educação Física pressupõem a compreensão de que o atendimento escolar aos direitos dos alunos com deficiência, implicam uma mudança no interior da escola, pautada em uma abordagem metodológica de ensino e aprendizagem que permita a todos a possibilidade de usufruir das diferentes manifestações de cultura corporal, em benefício do exercício crítico da cidadania.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e II.

b)

I e IV.

c)

II e III.

d)

I, III e IV.

e)

II,III e IV.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.