ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Cerro Largo - RS (Prefeitura Municipal de Cerro Largo) - Médico - EXCELÊNCIA (Instituto Excelência) - 2017

Língua Portuguesa
1 -

Assinale a alternativa em que a palavra em destaque está de acordo com a conjunção proposta entre parênteses.

I) (...) a relação que deveria ser de parceria e assumir papéis complementares na formação do indivíduo acaba, muitas vezes, ganhando contornos de tensão e culpabilização e os pais – que por direito devem conhecer o que ocorre dentro da escola – acabam alienados do processo pedagógico. (Conjunção Subordinativa Concessiva).

II) “A escola tem um papel importante na consolidação da democracia e da cidadania. Logo, é essencial que seja uma referência de experiências participativas, de fato, democráticas. ( Conjunção Coordenativa Conclusiva).

III) Esse envolvimento, portanto, precisa ir além dos processos burocráticos como reuniões semestrais, festas comemorativas e entregas de boletim. Entre estratégias simples que aproximam os familiares do espaço escolar estão estar sempre de portas abertas, manter um canal aberto para o diálogo e sugestões, apresentar a estrutura de funcionários da escola e marcar encontros em horários mais acessíveis. ( Conjunção Subordinativa Conformativa).

IV) “Muitas vezes, principalmente por falta de tempo, deixamos passar alguns aspectos da educação de nossos filhos, mas a ajuda dos familiares os deixa mais motivados para alcançar bons resultados na escola e na vida", coloca. ( Conjunção Coordenativa Adversativa).

a) Apenas II e III estão corretas.
b) Apenas II e IV estão corretas.
c) Apenas I e IV estão corretas.
d) Apenas III e IV estão corretas.
2 -

Na oração “Desta maneira, os alunos e as famílias passam a perceber aquele espaço como seu e, assim, não mais depredá-lo, mas valorizá-lo", a palavra em destaque faz parte da mesma categoria de conjunções, EXCETO:

a) Porém;
b) No entanto;
c) Contudo;
d) Embora;
3 -

A respeito das conjunções coordenativas, assinale a alternativa correspondente.

a) Aditivas, alternativas e adversativas;
b) Comparativas, concessivas e consecutivas;
c) Causal, condicional, proporcional;
d) Temporal, integrante, final;
4 -

Assinale a alternativa na qual o emprego do adjunto adverbial à palavra em destaque está CORRETO.

I) (...) que por direito devem conhecer o que ocorre dentro da escola – acabam alienados do processo pedagógico. (Adjunto adverbial de lugar)

II) “Hoje, as escolas possuem canais, inclusive tecnológicos, que podem facilitar esse acompanhamento constante, seja por meio de um aplicativo que envia notícias, seja por meio de consultas sobre o rumo dos processos da escola." (Adjunto adverbial de tempo).

III) (...) os alunos e as famílias passam a perceber aquele espaço como seu e, assim, não mais depredá-lo, mas valorizá-lo. (Adjunto adverbial de negação)

IV) (...) por falta de tempo, deixamos passar alguns aspectos da educação de nossos filhos, mas a ajuda dos familiares os deixa mais motivados para alcançar bons resultados na escola e na vida. (Adjunto adverbial de causa)

a) Apenas I e III estão corretas.
b) Apenas I, II e III estão corretas.
c) Apenas I, II e IV estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.
5 -

O processo de comunicação é extremamente importante para a vida em sociedade. assinale a alternativa CORRETA que mostre a sequência correspondente a esse processo.

a) Emissor - Código - Canal - Mensagem - Referente - Receptor.
b) Emissor - Receptor - Canal - Mensagem - Referente - Código
c) Código - Emissor - Canal - Mensagem - Referente - Receptor
d) Emissor - Referente - Canal - Mensagem - Código - Receptor
6 -

Alguns termos são utilizados para explicar o processo de comunicação, um deles é conhecido como Canal. Assinale a alternativa que corresponda ao sentido desse termo.

a) É o contexto em que estão inseridos o emissor e o emissor. É também o conjunto de atitudes e reações de sujeitos envolvidos no processo de comunicação.
b) Pode ser definido como qualquer conjunto de símbolos usados na transmissão e recepção de uma mensagem de maneira a ter significação para alguém, como as palavras de um idioma (língua).
c) É o meio através do qual fazemos uma mensagem chegar a outra pessoa, uma espécie de “veículo da mensagem”, como as ondas sonoras, na linguagem oral (fala), ou um bilhete, na linguagem escrita, por exemplo.
d) Inferência indesejada na transmissão de uma mensagem (na fala um barulho, na escrita, um risco, letra ilegível).

Texto I

7 -

A partir das informações presentes no texto, assinale a alternativa CORRETA.

a)

Os pais estão cada vez mais preocupados com a rotina escolar dos filhos, acompanhando e participando efetivamente.

b)

A escola possui a preocupação em inserir a família, cada vez mais, na rotina da escola, não apenas procurálos para reclamar dos filhos.

c)

A escola e a família têm consolidado a parceria na construção da educação dos filhos.

d)

O movimento Todos pela Educação afirma que 88% dos pais não estão comprometidos com a escola e, consequentemente, com a educação dos seus filhos.

8 -

Com base nas ideias presente no texto 01, assinale a alternativa CORRETA.

a)

As comemorações festivas, reuniões e entregas de boletim são suficientes para garantir a participação da família na escola.

b)

Gonçalves ressalta que a educação deve acontecer dentro dos muros das escolas, mesmo sendo dever de todos.

c)

Segundo Gonçalves, a tecnologia pode contribuir muito com a inserção da família na escola, possibilitando um acompanhamento mais efetivo da vida escolar do aluno.

d)

Thomé ressalta que é importante que a motivação a leitura da criança aconteça dentro da escola e que esta é suficiente para o desenvolvimento da imaginação, criatividade e outras habilidades das crianças e dos jovens.

9 -

Com base no texto 01, julgue os itens considerando as informações abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I) Ressalta a importância de uma escola que consiga ir além dos seus muros.

II) A escola precisa se atentar as tecnologias que pode ser uma importante ferramenta de inserção das Famílias na vida escolar dos alunos.

III) Segundo Paiva menos de 20% dos pais acompanham efetivamente a vida escolar dos filhos.

IV) Mais de 16% afirmam não ter tempo para acompanhar a vida escolar dos filhos, dirigindo-se a escola apenas para pegar boletim, reuniões ou quando são solicitados para ouvir reclamações sobre o comportamento das crianças e jovens.

a)

Apenas I e III estão corretas.

b)

Apenas I, II, IV estão corretas.

c)

Apenas II, III, IV estão corretas.

d)

Apenas I, II, III estão corretas.

10 -

A respeito da finalidade do texto 01. Assinale a alternativa CORRETA.

a)

Refletir sobre a crise econômica que afeta a vida dos pais e prejudicam sua participação na vida escolar dos filhos por trabalharem demais.

b)

Apresentar sugestões que incentive os pais a participarem mais das atividades escolares dos filhos, uma vez que, todos os responsáveis pelas crianças e jovens acreditam que a escola, e unicamente ela, é responsável pelas dificuldades cognitivas quando há dificuldade de aprendizagem.

c)

Mostrar que mais de 50% dos pais possuem interesse na vida escolar dos filhos, porém se aliena devido, unicamente, a dificuldade da escola em ser mais receptiva.

d)

Ressaltar a importância de a família acompanhar a vida escolar dos filhos e da escola em criar mecanismos de aproximação, pois focar apenas em reuniões, entrega de boletins e atividades festivas não tem sido suficiente se olharmos para a baixa porcentagem de participação.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.