ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Prata - PB (Prefeitura Municipal de Prata) - Fiscal de Serviço Público - CONPASS (Concursos Públicoes e Assessorias) - 2017

Engenharia Civil
1 -

Para o programa Brasil Acessível (2014) as calçadas são consideradas espaços públicos, porém nem sempre acessíveis. Para a NBR 9050/2015, norma brasileira que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, um sistema acessível adequado, compreendem:

I – Um sistema sem a necessidade de implantação de sinalização para pessoas com necessidades especiais tais como: piso tátil, piso direcional, placas de sinalização, sinalização sonora entre outros;

II – Um sistema de calçadas que não necessita ter dimensões adequadas dos espaços que as compõem: faixa de passeio, faixa de serviço e faixa de apoio;

III – Um sistema de faixas de passeio que não poderá permitir à implantação de obstáculos tais como:mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins;

Estão corretas:

a) I e II
b) Apenas item II
c) Apenas o item III
d) Apenas item I
e) I, II e III
2 -

Conforme a NBR 9050/2015 rota acessível é classificada como o “trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecta os ambientes externos ou internos de espaços e edificações, e que possa ser utilizado de forma autônoma e seguro por todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência". Diante deste conceito e tratando-se dos parâmetros estabelecidos para a acessibilidade nas edificações é CORRETO afirmar:

a) Painéis de chamada de elevadores e plataformas elevatórias devem ter informações em relevo e em Braille de sua operação.
b) Os desníveis superiores a 1 mm até 8,33 mm devem ser tratados em forma de rampa, acima disto serão considerados como degraus.
c) Nas edificações preexistentes que necessitarão passar por reforma, a inclinação máxima das rampas, estabelecida em norma vigente não necessita ser considerada.
d) As escadas de edificações antigas só devem ter corrimões se a estrutura assim permitir, porém deve conter informações em braile colocadas logo após as suas extremidades.
e) Nas edificações apenas a entrada principal deverá ser acessível, e estar conectada diretamente à saída de emergência.
3 -

Ainda em relação à norma que trata de “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos", observe os pictogramas que auxiliam na sinalização e os relacione à sequência com a classificação correta:

a) Sinalização de vaga reservada para veículo; Plataforma elevada; Escada; Acesso; Escada Rolante.
b) Símbolo internacional de acesso; Plataforma elevada; Escada com plataforma móvel; Rampa acessível; Pavimento superior.
c) Símbolo internacional de acesso; Elevador; Escada acessível; Acesso; Escada Rolante acessível.
d) Símbolo internacional de acesso; Elevador; Escada com plataforma móvel; Rampa; Escada Rolante.
e) Sinalização de vaga reservada para veículo; Elevador; Escada com plataforma móvel; Rampa; Escada Rolante acessível.
4 -

Quanto às dimensões mínimas das calçadas, conforme a NBR 9050/2015, observe a figura a seguir e marque a opção correta:

a) A letra “A” trata-se da faixa de serviço que serve para acomodar apenas as árvores. Nas calçadas a serem construídas, recomenda-se reservar uma largura mínima de 1 m;
b) A letra “C” trata-se da faixa de acesso que consiste no espaço de passagem da área pública para o lote. Esta faixa é obrigatória em todas as calçadas com largura superior a 1,50 m. Serve para acomodar a rampa de acesso aos lotes lindeiros sob autorização do município para edificações já construídas.
c) A letra “B” trata-se da faixa de serviço que serve para acomodar o mobiliário, os canteiros e os postes de iluminação ou sinalização. Nas calçadas a serem construídas, recomenda-se reservar uma faixa de serviço com largura mínima de 0,70 m;
d) A letra “C” trata-se da faixa livre ou de passeio e destina-se exclusivamente à circulação de pedestres, deve ser livre de qualquer obstáculo, ter inclinação transversal até 3 %, ser contínua entre lotes e ter no mínimo 1,20 m de largura e,10 m de altura livre.
e) A letra “B” trata-se da faixa livre ou passeio e destina-se exclusivamente à circulação de pedestres, deve ser livre de qualquer obstáculo, ter inclinação transversal até 3 %, ser contínua entre lotes e ter no mínimo 1,20 m de largura e 2,10 m de altura livre.
5 -

Como enfatiza a ISO 6241, as edificações, no todo ou suas partes, devem possuir elementos de segurança para diminuir o risco de início de um incêndio, limitar sua propagação e os efeitos do calor e fumaça para possibilitar condições de evacuação de pessoas em tempos eficientes. Quando há opções de escolha entre rotas de fuga, dentre os fatores que influenciam a escolha das saídas de emergência, e que podem estimular ou intimidar pessoas que estão procurando escapar de um sinistro, estão a fumaça, o calor e cheiro, características individuais como idade, dificuldade de locomoção, parcial ou total, temporária ou permanente. Outros tipos de exposições prováveis, além da perda de visibilidade e do calor, que podem gerar condições perigosas, são a presença de produtos tóxicos e irritantes, obscurecimento das rotas de fuga por fumaça e o colapso estrutural. Existe a tendência de as pessoas adotarem o percurso mais familiar para a saída, que é a entrada normal da edificação, do que uma saída de emergência pouco familiar. Considerando a NBR 9077/2001 (que trata das saídas de emergência), assinale a alternativa INCORRETA:

a) A distância de segurança é considerada a barreira protetora vertical, maciça ou não, delimitando as faces laterais abertas de escadas, rampas, patamares, terraços, balcões, galerias e assemelhados, servindo como proteção contra eventuais quedas de um nível para outro.
b) Acesso é considerado o caminho a ser percorrido pelos usuários do pavimento, constituindo a rota de saída horizontal, para alcançar a escada ou rampa, área de refúgio ou descarga.
c) Alçapão de alívio de fumaça (AAF) ou alçapão de tiragem é a abertura horizontal localizada na parte mais elevada da cobertura de uma edificação ou de parte desta, que, em caso de incêndio, pode ser aberta manual ou automaticamente, para deixar a fumaça escapar.
d) Os acessos podem ser constituídos por corredores, passagens, vestíbulos, balcões, varandas e terraços.
e) Antecâmara é o recinto que antecede a caixa da escada, com ventilação natural garantida por janela para o exterior, por dutos de entrada e saída de ar ou por ventilação forçada (pressurização).
6 -

De acordo com a NBR 9077/2001, analise as afirmações abaixo

I - As saídas de emergência são dimensionadas em função da população da edificação;

II - A largura das saídas deve ser dimensionada em função do número de pessoas que por elas deva transitar;

III –. Os acessos devem satisfazer às seguintes condições: permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio, permanecer desobstruídos em todos os pavimentos, ter pé-direito mínimo de 2,50 m, com exceção de obstáculos representados por vigas, vergas de portas, e outros, cuja altura mínima livre deve ser de 2,00 m.

IV - Os acessos devem permanecer livres de quaisquer obstáculos, tais como móveis, divisórias móveis, locais para exposição de mercadorias, e outros, de forma permanente, mesmo quando o prédio esteja supostamente fora de uso.

Está (ão) correta(s):

a) I e IV
b) II e IV
c) Apenas a III
d) I, II, III e IV
e) Apenas a II
7 -

De acordo com a NBR 11.742 as portas corta-fogo para saídas de emergências são indicadas para instalação nos seguintes locais, conforme recomendações:

I - Antecâmaras e escadas de edifícios; entrada de escritórios e apartamentos; áreas de refúgio e locais de acesso restrito, que se comunicam diretamente com rotas de fuga;

II - Acesso às passarelas e intercomunicação entre edifícios; portas em corredores integrantes de rotas de fuga e acesso a recintos de medição, proteção e transformação de energia elétrica.

III - Paredes utilizadas na separação de riscos industriais e comerciais e compartimentos de áreas, desde que utilizadas exclusivamente para passagem de pessoal;

IV – Locais de acesso à áreas molhadas; área de resgate; vestiários e banheiros e poços de vistoria.

Estão corretas:

a) I e IV
b) I, II e III
c) II e IV
d) Apenas a III
e) I, II, III e IV
8 -

Segundo a NBR 10.897/1990 que trata da “Proteção contra incêndio por chuveiro automático", um sistema automático para fins de proteção contra incêndio é definido como sistema fixo integrado, compreendendo os seguintes elementos:

a) Rede hidráulica de distribuição que alimenta os chuveiros automáticos, após a válvula de alarme ou chave detectora de fluxo d’água; rede de abastecimento das válvulas de alarme ou chave detectora de fluxo d’água e abastecimento de água.
b) Proteção total; mínimo de interferência à descarga de água e área máxima por chuveiro automático, de acordo com o risco a proteger.
c) Tubulações aparentes de aço-carbono; rede de abastecimento das válvulas de alarme ou chave detectora de fluxo d’água; Tubulações enterradas de ferro fundido centrifugado e Rede hidráulica de distribuição que alimenta os chuveiros automáticos.
d) Sistema de tubo molhado; sistema de tubo seco; sistema de ação prévia e sistema combinado de tubo seco e ação prévia.
e) Rede de abastecimento das válvulas de alarme ou chave detectora de fluxo d’água e abastecimento elétrico, rede de distribuição que alimenta os poços de visitação e o sistema hidráulico de risco moderado.
9 -

A lei nº 10.257/2001, Estatuto da Cidade, tem como premissa a "FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE E DA PROPRIEDADE" na aplicação de seus instrumentos garantindo:

a) A função da cidade em ceder propriedade particular para todo cidadão.
b) A propriedade individual através do usucapião como propriedade coletiva com função social.
c) O interesse coletivo sobre o uso da propriedade individual.
d) O interesse individual sobre todo e qualquer desejo coletivo.
e) A função social da cidade e da propriedade reconhecida no código de posturas dos municípios.
10 -

Cabe ao Plano Diretor a definição dos critérios para a utilização dos instrumentos estabelecidos no Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) e se caracteriza como plano imperativo, por suas normas e diretrizes serem impositivas para a coletividade, apresentando um conjunto de normas de conduta que os particulares ficam obrigados a respeitar.

É INCORRETO afirmar sobre os Planos Diretores de Cidades:

a) Construído a partir da participação da sociedade, na elaboração, no acompanhamento e na revisão.
b) Deve-se Integrar ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias e ao orçamento anual das cidades.
c) É Aprovado por lei municipal.
d) É o Instrumento de menor importância da política de desenvolvimento urbano.
e) É uma Importante ferramenta para execução da política urbana.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.