ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Anchieta - SC (Prefeitura Municipal de Anchieta) - Professor - Geografia - AMEOSC (Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) - 2017

Geografia
1 -

Para muitos educadores, embora a educação promovida pelo Estado se destine a educar as classes populares, essa educação não pode ser qualificada de popular. Seus temas e seu conteúdo não privilegiariam o crescente número de pessoas que adentram nas instituições escolares, cabendo a movimentos sociais e políticos suplementarem essa educação institucional. Esse debate, em outros termos, coloca em contraposição:

a) Conhecimento erudito contra conhecimento popular.
b) Educação formal contra educação informal.
c) Educação oficial contra educação informal.
d) Educação de alta cultura contra educação de baixa cultura.
2 -

As teorias denominadas de criticoreprodutivistas foram importantes no desmascaramento do objetivo ideológico por trás de certa ideia de “formação integral", uma vez que estas estavam imbuídas dos valores dominantes e buscavam certas relações sociais. Para Guiomar de Mello, porém, essas teorias não foram mais além, pois:

a) Foram incapazes de compreender que a produção e a gestão do conhecimento se dá por meio de relações conflituosas entre diferentes classes sociais e a divisão do trabalho.
b) Foram incapazes de criticar o modelo ideológico que funcionava no seio escolar.
c) Não conseguiu propor nenhuma explicação para o modo como à “formação integral” auxiliava na reprodução de certas relações sociais.
d) Não possuía um cabedal crítico suficiente elaborado, capaz de demonstrar o quanto a expropriação do trabalho tem pouca influência no espaço escolar.
3 -

No Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA consta uma seção dedicada a discutir o direito à Vida e à Saúde, direito este estendido também às mulheres e gestantes. Sobre esse direito, podemos afirmar que:

a) É considerado um dos direitos fundamentais do ECA.
b) Não garante assistência psicológica por parte do poder público.
c) Legisla sobre questões de atenção primária, mas sem se deter em especificidades desta.
d) Qualquer treinamento específico para profissionais dedicados ao cuidado com a primeira infância deixa de ser responsabilidade do poder público.
4 -

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA considera crianças e jovens em situação de famílias substitutas apenas aquelas que:

a) Estão em famílias que possuem guarda jurídica da criança ou adolescente.
b) Estão sob guarda, tutela ou adoção de alguma família, independente da situação jurídica.
c) Tenha sido adotado, após os 12 anos, sem apresentar nenhuma forma de consentimento.
d) Estão sob guarda, tutela ou adoção de alguma família por meio de apreciação jurídica.
5 -

Antes dos anos 1970, no Brasil, a escola abrigava uma minoria de crianças e jovens em idade escolar e seu público era composto majoritariamente por crianças oriundas das camadas mais abastadas. Após um processo de expansão de vagas, boa parcela das populações mais carentes conseguiu acesso ao universo escolar pela primeira vez. O aumento do corpo discente veio acompanhado, para muitos, de uma redução na qualidade do ensino oferecido pelo sistema público, o que culminou na migração de setores expressivos das camadas médias para o ensino privado. É correto afirmar, portanto, que:

a) Antes dos anos 1970 apenas alunos egressos das camadas médias podiam estudar em escolas públicas.
b) A expansão das vagas no ensino público, ocorrido na década de 1970, garantiu o acesso, mas não a permanência de alunos egressos das camadas médias.
c) A expansão escolar vivenciada na década de 1970, para alguns, não veio acompanhada do aumento na qualidade do ensino oferecido.
d) O ensino público sempre foi precário, mas, a partir da década de 1970, acabou piorando de qualidade.
6 -

A ideia de Gestão Escolar Democrática, defendida por uma série de educadores, defende que:

a) Sejam selecionados aqueles capazes de assumir a gestão das decisões relativas à organização e ao funcionamento da escola, compartilhando sua decisão com o restante da comunidade.
b) A tomada de decisão deve se concentrar nas mãos de algumas poucas pessoas, envolvendo algumas de fora da comunidade escolar.
c) A autoridade deve deixar de estar nas mãos de uma só pessoa, e novas formas de gestão mais coletivas devem ser buscadas.
d) Deve-se eleger um representante confiável, eleito por maioria, que deverá tomar as decisões concernentes à vida escolar.
7 -

Compreendida como uma organização sistêmica, ou seja, um conjunto de elementos que interagem e se influenciam, a escola pode ser compreendida como um todo complexo situado entre a disputa de influências locais e sociais. Em referência ao relacionamento de mutua influência com o meio que está inserida, a escola tem a função de promover a melhoria da comunidade que está inserida, sendo assim a escola recebe influência da comunidade, adaptando seus objetos e programas, métodos e técnicas as suas necessidades. Nesse sentido, o papel da administração escolar deve ser:

a) O de preservar as questões próprias ao espaço escolar, diante das demandas colocadas pela comunidade.
b) Promover a melhoria do ensino-aprendizagem, sem buscar promover mudanças bruscas no interior da instituição.
c) Administrar os recursos escolares, delegando a discussão de aspectos sociais para outros funcionários.
d) Lidar tanto com demandas burocráticas quanto sociais, tentando conciliar os interesses diversos que influem no espaço escolar.
8 -

O currículo visto como produto acabado, concluído, não pode deixar de revelar as marcas das relações sociais de sua produção. (...) Essas marcas não deixam esquecer que o currículo é relação social".
(Tomaz Tadeu, O currículo como fetiche).
Essa visão de currículo corresponde a uma visão muito tradicional em educação, qual é essa visão:

a) Escolanovista.
b) Behaviorista.
c) Crítica.
d) Pós-crítica.
9 -

Para além da divisão do relevo brasileiro proposta por Jurandyr S. Ross, outra muito usual é aquela elaborada por Aziz Nacib Ab’Saber. A classificação de Ab’Saber, embora menos minuciosa do que a de Ross, foi pioneira ao:

a) Priorizar os processos morfológicos como a erosão e a sedimentação.
b) Priorizar os níveis altimétricos, tal qual a classificação de Aroldo de Azevedo.
c) Priorizar os níveis altimétricos, mas de maneira diferente da classificação adotada por Aroldo de Azevedo.
d) Priorizando os processos morfológicos, para Ab’Saber, definir planície como uma superfície que sofre processos de desgaste, como erosão.
10 -

Observe o mapa abaixo

Essa região, acima apresentada, está situada em Tocantins, na fronteira com o Maranhã e o Pará, é uma localidade onde ocorrem inúmeros conflitos envolvendo posseiros e latifundiários. Assinale abaixo o nome como é popularmente conhecida essa região.

a) Nazaré.
b) Bico do Papagaio.
c) Tocantins Ocidental.
d) Novo Tocantins.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.