ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Anchieta - SC (Prefeitura Municipal de Anchieta) - Professor - Educação Infantil - AMEOSC (Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) - 2017

Pedagogia
1 -

Considerando o que se sabe sobre o termo desenvolvido por Paulo Freire sobre o Método Bancário, assinale a alternativa que melhor apresente a situação do aluno nesses casos:

a)

Sua presença é importante no processo de ensino-aprendizagem, porém é necessária a confiança e dedicação do aluno para com o professor, sabendo que este sabe o que é melhor de ser “depositado" como conteúdo.

b) Sua participação no ensino é passiva e somente receptiva – ou minimamente ativa – onde os conteúdos são passados com o objetivo puro de serem somente assimilados acriticamente.
c) De um ponto de vista progressista, é um método negativo e que impede o desenvolvimento da autonomia da criança, porém segundo uma ótica prática é um método eficiente e produtivo sem muitos pontos negativos.
d) O aluno precisa passar por uma condição dialética e que o coloque na situação de receptor-passivo, mas que participe ativamente em seus processos cognitivos interiores.
2 -

Segunda as Leis de Diretrizes e Bases da Educação básica brasileira, os estabelecimentos de ensino têm por incumbência:

a) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
b) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
c) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
d) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
3 -

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes dos estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar determinados casos. Assinale aquele que não corresponde aos casos previstos na legislação referida:

a) Maus-tratos envolvendo seus alunos.
b) Elevados níveis de repetência.
c) Casos de dificuldade de aprendizagem e complicações no processo de aprendizagem.
d) Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
4 -

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da educação (9394/96), como forma de integralização curricular, a critério dos sistemas de ensino, poderão ser inclusos projetos e pesquisas envolvendo os temas:

a) Transversais.
b) Multidisciplinares.
c) Paradidáticos.
d) Interdisciplinares.
5 -

A antiga lei que fixada as Diretrizes e Bases da educação, Lei nº 5.692/71, é considerada por especialistas como possuindo uma abordagem tecnicista, os motivos que justificam isso, por meio de seu texto legal, são:

a) As formas de imposição de obrigatoriedade de uma habilitação profissional logo ao final do 2º grau de ensino.
b) Um currículo exclusivamente técnico e voltado às atividades práticas, sendo relegadas disciplinas teóricas, como história e geografia.
c) Uma preocupação voltada a instrumentalização técnica do ensino desde o primeiro grau do ensino básico.
d) O desenvolvimento das escolas técnicas obrigatórias após a formação no ensino básico.
6 -

Acerca do ensino fundamental obrigatório, com duração de 09 anos, segundo a lei nº 11.274/06, é estabelecido que:

a) Será iniciado o ensino fundamental a partir dos 05 anos de idade, devendo ser concluído até os 15 anos de idade em regime de aprovação continuada.
b) O prazo máximo para os Municípios, os Estados e o Distrito Federal implementarem a obrigatoriedade foi até 2010.
c) O poder público deverá recensear os educandos no ensino fundamental, com especial atenção para o grupo de 05 a 14 anos de idade e de 15 a 17 anos de idade.
d) Matrículas a partir dos 05 anos de idade deverão ser feitas pelo poder público, com ajuda dos Municípios, dos Estados e do Distrito Federal.
7 -

Lev Vygotsky considerava o desenvolvimento da linguagem oral como:

a) Imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo a nível cognitivo, representando sua forma de interagir e conhecer o mundo, desse modo, um instrumento social.
b) Um desenvolvimento posterior a uma maturação inicial do aparato cognitivo, consequência de sua capacidade inata, mas sempre em potencialidade de ser aprendida.
c) Um efeito ativado pelo meio através de ações positivas, permitindo com que o sujeito desenvolva tais aspectos ao interagir e acionar tais estruturas cognitivas inerentes e potenciais.
d) Um resultado da eficiência energética cognitiva bem empregada dentro dos aparatos da consciência, exteriorizadas por meio de formas pré-estabelecidas do conhecimento humano.
8 -

Segundo a teoria desenvolvida por Jean Piaget da psicologia genética, a relação entre o professor e o aluno frente à aprendizagem deve ser dirigida por:

a) Uma participação ativa e diretiva do professor para com o aluno, analisando e tomando cuidado para que o aluno venha a cometer menos erros durante sua aprendizagem.
b) Uma participação ativa do aluno, onde o professor incentivará e encorajará o aluno em sua iniciativa, como forma de tornar o aluno apto para seus estudos.
c) Um modo de ação libertário e que se preocupe com as escolhas e a forma de agir da criança, onde o professor só poderá acompanhar o processo ao abordá-lo com meios que promovam a autossuficiência.
d) Uma abordagem preocupada mais com os conteúdos ensinados, do que com o modo como a criança irá desenvolver sua relação com tal conteúdo.
9 -

Um dos órgãos gestores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb destina-se a realizar o censo escolar e disponibilizar os dados obtidos e corresponde à instituição (por sua sigla):

a) CGFSE.
b) INEP.
c) FNDE.
d) SASE.
10 -

Acerca da lateralidade, leia:
I- Esse fenômeno do desenvolvimento humano geralmente se manifesta por volta dos seis aos oito anos de idade e não surge de modo súbito, mas gradativamente;
II- A predileção, além por uma das mãos, também é por um dos pés e por um dos olhos, seguindo sempre um padrão por um dos lados;
III- Há formas de lateralidade cruzada, tornando o desenvolvimento psicomotor de cada um algo pessoal e, caso não seja respeitado, poderá provocar danos sérios à criança;
IV- A forma como a lateralidade se expressa é explicada por meio das predisposições genéticas entre o pai e a mãe da criança, ou seja, pais canhotos terão filhos canhotos
.
Assinale corretamente:

a) I, II e III estão corretos.
b) I e III estão corretos.
c) II e IV estão corretos.
d) III e IV estão corretos.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.