ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IPERON (Instituto de Previdência de Rondônia) - Analista Previdenciário - IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) - 2017

Matemática
1 -

Um restaurante serve três tipos de refeições executivas. De quantas maneiras um grupo de analistas pode comprar seis refeições executivas?

a) 28
b) 120
c) 216
d) 60
e) 18
Direito Previdenciário
2 -

Na forma do disposto no artigo 28 da Lei n° 8.212, de 24 de julho de 1991, a seguinte verba integra o salário contribuição:

a) salário-maternidade.
b) parcela recebida a título de vale transporte.
c) verbas recebidas a título de incentivo à demissão.
d) diárias de viagens que não excedam 50% da remuneração mensal.
e) valores recebidos a título de férias indenizadas.
3 -

A aposentadoria compulsória do servidor público ocorre:

a)

sempre aos 75 anos de idade.

b)

aos 70 anos de idade para cargos e funções com insalubridade ou periculosidade comprovada e aos 75 anos para os demais casos.

c)

aos 75 anos de idade para os homens e aos 70 anos de idade para as mulheres.

d)

sempre aos 70 anos de idade.

e)

em regra aos 70 anos de idade e aos 75 anos de idade para os cargos de Ministros do STF, dos Tribunais Superiores (ST J, TST, TSE, STM) e do TCU.

4 -

De acordo com o previsto na Lei n° 10.887, de 18 de junho de 2004, a contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o custeio do regime de previdência, de que trata o art. 40 da Constituição Federal, será:

a) não haverá contribuição da União.
b) eventual insuficiência financeira no plano deve ser quitada integralmente pelos participantes do plano.
c) no dobro da contribuição apertada pelo servidor ativo.
d) eventual insuficiência financeira no plano deve ser dividida de forma igualitária entre União e participantes do plano.
e) no mesmo valor aportado para o plano pelo servidor ativo.
Direito Constitucional
5 -

De acordo com a regra prevista na Emenda Constitucional n° 4 7 qual dos servidores a seguir, todos com ingresso no Serviço Público até 16/12/1998, poderá aposentar-se com proventos integrais:

a) Maria, 20 anos de contribuição, 25 anos de efetivo exercício no serviço público, 15 anos de carreira e 10 anos no cargo.
b) Nicole, 30 anos de contribuição, 25 anos de efetivo exercício no serviço público, 15 anos de carreira e 5 anos no cargo.
c) Luiz, 30 anos de contribuição, 10 anos de efetivo exercício no serviço público, 10 anos de carreira e 10 anos no cargo.
d) Lucas, 25 anos de contribuição, 18 anos de efetivo exercício no serviço público, 15 anos de carreira e 5 anos no cargo.
e) Santiago, 30 anos de contribuição, 20 anos de efetivo exercício no serviço público, 15 anos de carreira e 5 anos no cargo.
6 -

De acordo com o art. 40 da CF, na nova redação dada pela EC n° 20/1998, o regime próprio, disposto no artigo 40 da Constituição Federal tem como participantes:

a) servidores e empregados públicos.
b) qualquer brasileiro que deseje contribuir para o custeio do plano.
c) o servidor público titular e os ocupantes de cargo em comissão.
d) exclusivamente, o servidor público titular de cargo efetivo.
e) servidores públicos e ocupantes de mandato eletivo.
7 -

O desvio de poder legislativo, destacado no texto, representa uma violação ao princípio da proporcionalidade, em seu aspecto da:

a) proibição da proteção deficiente.
b) vedação ao excesso.
c) necessidade.
d) adequação.
e) proporcionalidade em sentido estrito.
8 -

A forma federativa de Estado:

a) poderá ser abolida por emenda constitucional.
b) poderá ser abolida por lei ordinária.
c) não poderá ser abolida.
d) poderá ser abolida por lei delegada.
e) poderá ser abolida por lei complementar.
Direito da Pessoa com Deficiência
9 -

A Lei Complementar n° 142, de 8 de maio de 2013, ao regulamentar a aposentadoria da pessoa com deficiência estatuiu que:

a)

independentemente do grau de deficiência tem direito à aposentadoria o segurado aos 60 anos de idade, se homem, e 55 anos de idade, se mulher, desde que cumprido tempo mínimo de contribuição de 15 (quinze) anos e comprovada a existência de deficiência durante igual período.

b)

a pessoa com deficiência pode se aposentar com 25% de desconto no tempo mínimo de contribuição.

c)

a aposentadoria ocorre com 30 anos de contribuição, se homem, e 20 (vinte) anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência moderada.

d)

tem direito à aposentadoria o segurado com deficiência após 52 anos de idade e 20 anos de contribuição, desde que cumprido tempo mínimo de contribuição de 10 (dez) anos.

e)

no caso de segurado com deficiência grave o direito à aposentadoria é garantido após 15 anos de contribuição.

Direito Administrativo
10 -

As duas principais formas de extinção do ato administrativo são a anulação e a revogação. Vários aspectos referentes ao controle da função administrativa envolvem a anulação e a revogação. Dentre os aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais sobre anulação e revogação, tem-se como correta a seguinte alternativa:

a) Para os seguidores da Teoria Monista, como Hely Lopes Meirelles, diante de vícios e invalidades em um determinado ato administrativo, seria possível o instituto da Convalidação, no sentido de tentar aproveitar o ato administrativo e seus. efeitos, quando não houver lesão ao interesse· público ou prejuízo a terceiros.
b) Apesar do poder genérico que tem a Administração Pública de reavaliar o mérito de seus atos administrativos, existem atos que são irrevogáveis, como por exemplo, atos administrativos que geraram direitos adquiridos.
c) Pelo princípio da Autotutela, a Administração Pública pode revogar atos administrativos quando eivados de ilegalidade e deve anular aqueles que passem a ser tidos como inconvenientes e/ou inoportunos.
d) Os Poderes Legislativos não possuem capacidade de revogar atos administrativos, tal qual o Poder Executivo, pois a revogação seria um instituto próprio da função administrativa e, se praticada pelo Legislativo ou pelo Judiciário, configuraria uma violação ao Princípio da Separação dos Poderes.
e) No Brasil, a anulação do ato administrativo sempre terá efeitos ex tunc, isto é, retroativos, retornando ao início de quando praticada a ilegalidade que o vicia.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.