ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Arquiteto - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Arquitetura e Urbanismo (ENADE)
1 -

Em 2011, os arquitetos Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilatta realizaram uma intervenção no espaço vazio gerado pela demolição do Teatro La Lira, situado no bairro histórico de Ripoll, em Girona, na Espanha. Segundo esses arquitetos, o objetivo da proposta foi possibilitar a reapropriação do lugar a partir de uma praça coberta, sem perder o espírito do teatro. Transformada em uma varanda sobre o rio, a praça se abre para o outro lado do canal, proporcionando uma continuidade aos fluxos da cidade historicamente industrial.

A imagem a seguir mostra a intervenção vista do rio; o desenho indica a sua implantação.

Confrontando as imagens do projeto, o discurso de seus autores e o entendimento de área histórica segundo a Recomendação de Nairobi, avalie as afirmações a seguir.

I. A introdução de elementos arquitetônicos contemporâneos em áreas históricas deve ser desencorajada, porque cada pormenor pode contribuir para o empobrecimento do conjunto arquitetônico e de seu valor histórico e simbólico.

II. A obra é coerente com a Recomendação de Nairobi, pois, mesmo mantendo o vazio da demolição do Teatro La Lira, justapõe ao ambiente histórico, recompõe a continuidade do conjunto de edificações e mantém as características de um espaço público.

III. A intervenção deveria recompor a continuidade do conjunto de edificações históricas com a reconstrução do Teatro La Lira.

IV. Na intervenção, a utilização do aço corten contrasta com o padrão construtivo da arquitetura tradicional do entorno e distingue o novo do antigo, qualificando a preservação do patrimônio.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) IV.
c) I e III.
d) II e III.
e) II e IV.
2 -

A imagem acima representa a Casa de Vidro, projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi e construída em 1950, em concreto armado. Sua estrutura não possui vigas, graças ao emprego do sistema de laje cogumelo.

Algumas das principais vantagens das lajes cogumelo são: maior simplicidade na execução das formas e na concretagem dos elementos; maior racionalização e padronização de cimbramentos; maior pé direito livre com redução da altura total do edifício; flexibilidade do arranjo de alvenarias, divisórias e forros.

Contudo, essas lajes são suscetíveis a uma forma de ruína conhecida por punção, caracterizada pelo deslocamento vertical da laje ao longo de uma superfície tronco-cônica, cujas geratrizes possuem inclinação de aproximadamente 30° em relação ao plano médio da laje. Os esforços produzidos na junção da laje com o pilar podem provocar a perfuração da laje, conforme se observa na figura a seguir.

Considerando as imagens e o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso de capitéis na ligação laje-pilar pode evitar a ruptura por punção.

II. O aumento da espessura da laje na zona de contato com o pilar constitui medida para se evitar a ruptura por punção.

III. O uso de armadura transversal, também conhecida como armadura de punção, nas áreas da laje próximas ao pilar, pode evitar a ruptura por punção.

IV. A redução da seção do pilar no contato com a laje está entre as medidas a serem adotadas no projeto estrutural para se evitar a ruptura por punção.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
3 -

O uso do sistema em treliça plana pode ser observado nas imagens a seguir, do novo edifício Milstein Hall, pertencente à Universidade de Cornell, no qual observa-se um grande balanço e um a laje livre com cerca de 2 300 m 2 e 3,60 m de pé direito.

A respeito do sistema estrutural em treliça plana, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Nas treliças, as cargas são aplicadas somente nos nós, não havendo qualquer transmissão de momento fletor entre os seus elementos e, assim, as barras ficam sujeitas apenas a esforços normais de tração ou compressão.

PORQUE

II. Os nós, considerados articulações perfeitas, devem estar isentos de qualquer possibilidade de atrito ou outras forças que impeçam a livre rotação das barras em relação ao nó.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
4 -

Uma das grandes preocupações da atual prática do projeto da arquitetura da cidade é com o que se convencionou chamar de "a cidade ao nível dos olhos". Ruas com térreos ativos e variados interferem na experiência e na qualidade da vida urbana. Com térreos ativos e um bom projeto da cidade ao nível dos olhos, as ruas ficam mais povoadas, a população tem interesse em parar; realizar atividades, enfim, ocupá-las.

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Ruas convidativas são criadas a partir do conforto físico que elas proporcionam às pessoas (vento, som, sol, sombra), variação de prédios, possibilidades de sentar e permanece r e diversidade de usos nas edificações.

II. Prédios com térreos ativos criam boas oportunidades para o comércio varejista, contribuindo para a dinamização econômica e para a segurança das pessoas, já que, quanto mais as ruas são usadas, maior é a sensação de segurança que elas proporcionam.

III. Térreos ativos podem ser criados, na escala do edifício, a partir de uma variedade de funções, de fachadas transparentes e do estabelecimento de zonas híbridas junto à testada.

É correto o que se afirma em

a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
5 -

A compatibilização de projetos é fundamental para se evitarem erros devido a interferências entre diferentes especialidades e se minimizar o retrabalho, reduzindo-se prazos de projeto e execução, bem como desperdícios e custos. É, também, um dos maiores desafios enfrentados no dia a dia dos escritórios de arquitetura e das empresas construtoras. Na compatibilização, projetos de diferentes especialidades são sobrepostos de modo que as interferências entre eles sejam detectadas pelo coordenador de projeto e, assim, resolvidas antes de os projetos serem encaminhados à obra.

Na imagem a seguir, que apresenta a visão tridimensional gerada em software de uma parte de projeto de edificação, observa-se um caso típico de conflito entre projetos, marcado pelas elipses, onde nota-se que as instalações hidrossanitárias atravessam as vigas da estrutura, o que impossibilita a execução do referido projeto.

Com base nas informações e na imagem apresentadas, assinale a opção correta.

a) A modelagem tridimensional apresenta falhas e deve ser refeita, de modo a se evitar o conflito entre estrutura e instalações.
b) O projeto arquitetônico deve ser alterado, adotando-se uma nova altura do forro, abaixo das instalações.
c) A visualização da integração entre os projetos no software auxilia a detecção prévia de conflito e a identificação de potenciais problemas.
d) O software adotado para projetar as instalações hidrossanitárias não atende à norma, que estabelece altura máxima para as tubulações.
e) O projeto de instalações deve ser enviado à obra, para que sejam realizados os cortes nas vigas para a passagem das tubulações.
6 -

As cidades são lugares dinâmicos com diversas atividades econômicas, tanto industriais como comerciais. Trocas materiais (mercadorias, fluxo de pessoas etc.) e imateriais(fluxo de informações) ocorrem entre as cidades, o que forma a rede urbana, na qual cada cidade tem um poder diferente de influência. De acordo com sua importância econômica e política, e com a oferta de equipamentos públicos e serviços para a população, a cidade ocupa uma posição na hierarquia urbana.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo denominado Rede de Influência de Cidades, que mostra como estão estruturadas a hierarquia e a rede urbana brasileiras. A imagem a seguir representa parte do mapa da estrutura da hierarquia urbana e das redes de influência das cidades.

A partir do texto e do mapa apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. As metrópoles nacionais possuem influência que gira em torno da escala regional, geralmente municípios circunvizinhos.

II. As grandes metrópoles nacionais possuem como característica oferecer bens e serviços que não são encontrados nos outros aglomerados urbanos.

III. As metrópoles costumam agregar, no entorno, duas ou mais cidades, o que, quase sempre, caracteriza o processo de conurbação.

É correto o que se afirma em

a) I apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
7 -

Tendo o texto acima como referência, avalie as afirmações a seguir, em relação a mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade.

I. Acessibilidade é entendida como a equiparação das oportunidades de acesso ao que a vida oferece: estudo, trabalho, lazer, bem-estar social e econômico e demais direitos universais.

II. Mobilidade urbana é compreendida como a facilidade de deslocamentos de pessoas e bens dentro de um espaço urbano.

III. Os espaços públicos devem garantir conforto ambiental para a circulação e permanência de pedestres.

IV. Sob a ótica da sustentabilidade urbana, as cidades devem ser compactas, densas e multifuncionais, de modo a promover a expansão urbana.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I,II e III.
e) I, III e IV.
8 -

A figura a seguir corresponde à carta solar de Goiânia, situada na latitude 16,5 graus sul.

Considerando uma edificação situada nessa latitude, avalie as afirmações a seguir.

I. Em fachadas voltadas para o norte, os brises horizontais são mais eficientes em face da incidência solar no início da manhã e ao final da tarde, enquanto os brises verticais são mais eficientes em face da incidência solar próxima ao meio-dia.

II. No solstício de verão, as fachadas voltadas para o norte recebem insolação direta.

III. Uma fachada voltada para o norte recebe, ao longo do ano, mais horas de exposição solar que as fachadas voltadas para o sul, leste e oeste.

IV. É mais fácil garantir a proteção solar com brises, sem prejuízo da visibilidade horizontal, nas fachadas norte que nas leste ou oeste.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II,III e IV.
9 -

Para vãos entre 7m e 10m, é comum a execução de dois tipos de lajes: nervurada ou lisa. Em ambos os tipos, são possíveis a aplicação de pretensão e a utilização de modelagem in loco ou pré-fabricação.

Considerando essas opções de laje para um projeto, avalie as afirmações a seguir.

I. As lajes nervuradas com caixão perdido de blocos de isopor são mais eficientes do ponto de vista do isolamento térmico e acústico, ao passo que as feitas com fôrmas reutilizáveis permitem explorar esteticamente a solução estrutural adotada.

II. Nas construções com estruturas metálicas ou pré-moldadas em concreto, geralmente se empregam lajes pretendidas pré-fabricadas, dada sua compatibilidade com obras planejadas na lógica industrializada.

III. A aplicação de lajes lisas pretendidas in loco, em comparação com a de lajes nervuradas, demanda mão de obra com maior nível de especialização e resulta em menor altura total.

IV. As lajes lisas pretendidas são, normalmente, empregadas para vencerem vãos maiores do que as lajes nervuradas pretendidas.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.
10 -

O texto apresentado evidencia que a questão habitacional é tema de discussão indispensável no país. A Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001, Estatuto da Cidade, estabelece que o objetivo da política urbana municipal é, entre outros aspectos, definir as funções sociais da cidade e da propriedade urbana, de forma a garantir o acesso à moradia e aos serviços urbanos a todos os cidadãos.

Considerando o exposto, assinale a opção em que é apresentado instrumento previsto no Estatuto da Cidade que pode ser incorporado aos Planos Diretores Urbanos Municipais para induzir forçosamente a utilização de imóveis que não cumprem sua função social.

a) Direito de preempção
b) Estudo de impacto de vizinhança
c) Transferência do direito de construir
d) Outorga onerosa do direito de construir
e) Imposto predial territorial urbano progressivo no tempo

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.