ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Gurupi - TO (Prefeitura Municipal de Gurupi) - Arquiteto - COPESE - UFT (Comissão Permanente de Seleção - Universidade Federal do Tocantins) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

De acordo com o texto, o motivo, pelo qual empresas americanas vêm recrutando e retendo mulheres em suas equipes, é:

a) a procura por mais diversidade no ambiente de trabalho, ocasionando sucesso nos negócios.
b) a ausência de mão de obra masculina, tendo em vista que o número de mulheres na área de tecnologia é maior do que o de homens.
c) a procura por mais visões e leituras de mundo semelhantes, já que a padronização é essencial para a inovação em áreas, como a de tecnologia.
d) a crença de que as mulheres atuam de modo mais eficaz que os homens, pois ocupam a maioria das vagas na área de tecnologia da informação.
2 -

Assinale a alternativa CORRETA, quanto à interpretação do texto.

a) A taxa de ocupação de vagas por mulheres, no Setor de Tecnologia da Informação, segundo dados do PNAD, é superior a 20%.
b) Existe um déficit no Brasil e nos Estados Unidos de mais de meio milhão de pessoas na área de TI, segundo estudo realizado pelo IDC em 2015.
c) Existe no Brasil um baixo interesse pela carreira de TI por mulheres. Isso ocorre, muitas vezes, devido a rótulos atribuídos a atividades reconhecidas como “masculinas”.
d) Segundo MIT e outros órgãos, como PwC Brasil e IDC, a entrada das mulheres no mercado de TI se deve ao fato de serem mais criativas, sensitivas e charmosas.
3 -

Sobre a interpretação do texto, assinale a alternativa CORRETA.

a) Alguns fatores, que afastam as mulheres do setor de tecnologia, são a cultura de algumas empresas, em função dos casos de ofensas, discriminação etc., os baixos salários pagos na área aos homens e às mulheres e a formação de profissional. Esta apresenta baixo interesse por parte de homens e de mulheres, pois faltam estímulos na escola para que exerçam atividades na área de TI.
b) Alguns fatores, que apartam as mulheres do setor de tecnologia, são a cultura de algumas empresas, tendo em vista situações de ofensas, discriminação etc., e a formação de profissional. Esta apresenta baixo interesse por parte das mulheres, pois faltam estímulos na escola e em casa para que exerçam atividades na área de TI.
c) Alguns fatores, que separam as mulheres do setor de tecnologia, são os baixos salários pagos tanto a elas quanto aos homens e a ausência de estímulo para o exercício de atividades na área de tecnologia, tanto em casa quanto na escola.
d) Alguns fatores, que afastam as mulheres do setor de tecnologia, estão, especificamente, voltados à problemática da formação profissional. Embora sejam estimuladas em casa e na escola a atuarem no setor da tecnologia, os salários pagos aos homens seriam maiores do que os pagos a elas.
4 -

Analise as afirmativas a seguir em relação aos aspectos gramaticais do texto.

I. Na oração: “ela sempre encara uma série de perguntas sobre por que decidiu seguir uma carreira" (1.º parágrafo), o elemento destacado pode ser substituído por “porquê".
II. Na oração: “ Essa imagem tem que mudar" (1.º parágrafo), o pronome em destaque poderia ser substituído por “Esta", sem prejuízo às regras da gramática normativa.
III. Na oração: “ Única garota na sua turma, ela criou durante a faculdade o blog Mulheres na computação" (2.º parágrafo), os termos destacados fazem referência à “Camila".
IV. Na oração: “Como conseguir isso tendo pessoas com as mesmas experiências?" (4.º parágrafo), o elemento em destaque retoma a ideia: “visões e leituras diferentes para inovar".

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
5 -

Sobre os benefícios que a diversidade no mundo do trabalho pode trazer, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A diversidade no mundo do trabalho se configura como elemento fundamental para empresas, pois muitas delas notaram melhora em seus lucros por adotar políticas voltadas à diversidade.
b) A diversidade no mundo do trabalho possibilita a construção de equipes mistas nas empresas que são mais criativas, resolvem problemas com agilidade e com orçamento abaixo do esperado.
c) A diversidade no mundo do trabalho dialoga com o esperado pelas empresas que buscam visões e leituras de mundo iguais, visando à inovação em seus negócios.
d) A diversidade no mundo do trabalho é fator essencial para a inovação e esta é essencial para um contexto dinâmico assim como o da tecnologia.
6 -

Os elementos em destaque no texto: “disposta", “reverter" (2º parágrafo) e “apontam" (4º parágrafo) podem ser substituídos, respectivamente, sem prejuízo ao sentido global do texto, EXCETO por:

a) preparada; modificar; sinalizam.
b) pronta; reavaliar; assinalam.
c) encorajada; restringir; localizam.
d) inclinada; transformar; indicam.
7 -

Analise as afirmativas a seguir em relação aos aspectos gramaticais do texto.

I. Na frase: “formada em ciências da computação pela universidade de são paulo" (1.º parágrafo), há sujeito indeterminado.
II. Na frase: “muitas pessoas têm na cabeça o estereótipo de nerd dos filmes" (1.º parágrafo), o termo destacado deveria estar grafado sem o acento circunflexo, de acordo com a atual reforma ortográfica.
III. Na frase: “ anos, gigantes americanas como google, facebook, ibm e microsoft vêm investindo em programas" (3.º parágrafo), o termo em destaque poderia ser substituído por “a" sem causar prejuízo no uso da norma padrão da língua.
IV. Na frase: “85% dos ceos de empresas com políticas voltadas à diversidade notaram uma melhora direta em seus lucros" (4.º parágrafo), o verbo em destaque está no plural, já que concorda com “dos ceos".

Assinale a alternativa CORRETA.

a)

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b)

Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

c)

Apenas a afirmativa III está correta.

d)

Apenas a afirmativa IV está correta.

8 -

Assinale a alternativa CORRETA, quanto à análise gramatical dos elementos em destaque no excerto: “Equipes mistas não são apenas mais criativas" (4º parágrafo).

a) Sujeito composto.
b) Sujeito oculto.
c) Sujeito simples.
d) Sujeito indeterminado.
9 -

Na frase: “Stewart liderou um estudo global sobre o mercado de TI" (6º parágrafo), a expressão em destaque trata-se de:

a) objeto direto.
b) predicado verbal.
c) objeto indireto.
d) complemento nominal.
Redação Oficial
10 -

Analise as afirmativas a seguir, em relação à redação de correspondências oficiais.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.