ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense) - Químico - IF-SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) - 2017

Pedagogia
1 -

Relacione as colunas de acordo com a associação entre conceitos:

Qual a sequência CORRETA?

a) IV, V, I, III, II
b) IV, V, I, II, III
c) I, V, IV, II, III
d) IV, II, I, V, III
e) I, II, IV, III, V
Química
2 -

O estudo da Bioquímica tem por objetivo possibilitar a compreensão dos princípios básicos das biomoléculas, bem como suas interações intermoleculares responsáveis por manter o estado vital.Com relação à química das biomoléculas, leia as afirmativas a seguir:

I. Os aminoácidos apresentam em sua estrutura um grupo amino, um grupo carboxila, uma cadeia lateral (grupo R) e um hidrogênio ligados a um carbono. O que difere um aminoácido do outro é a cadeia lateral R.

II. As proteínas são biomoléculas resultantes da ligação de centenas de aminoácidos. A ligação entre dois aminoácidos é denominada de ligação glicosídica, onde o grupo carboxila de um aminoácido se liga ao grupo amino de outro.

III. Os carboidratos, de acordo com o tamanho e a organização molecular, são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os oligossacarrdeos mais comuns são os dissacarídeos, como a maltose, que possui em sua estrutura uma molécula de glicose ligada a outra de fruto se.

IV. Os ácidos graxos são ácidos carboxnicos com cadeias hidrocarbonadas, classificados em saturados ou insaturados. Para a formação de um triglicerídeo, três ácidos graxos ligam-se a uma molécula de glicerol.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

a) II, III
b) I, II, IV
c) I, IV
d) I, III, IV
e) I, III
3 -

As bactérias são microrganismos que apresentam efeitos maléficos ou benéficos para o ser humano. Enquanto algumas são patogênicas, outras são utilizadas na indústria de alimentos e na indústria farmacêutica. Conhecer a estrutura morfológica das bactérias é importante para a sua caracterização, indispensável no diagnóstico de infecções e também para a aplicação industrial. Sobre as características gerais das bactérias, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A parede celular bacteriana é formada por polímeros complexos conhecidos como peptideoglicanos, que são responsáveis pela sua rigidez e atuam como uma barreira de proteção.
b) De acordo com suas características morfológicas, as bactérias são diferenciadas em cocos, bacilos e espirilos.
c) O método de coloração de Gram é utilizado para classificar as bactérias de acordo com suas propriedades tintoriais, em Gram-positivas e Gram-negativas.
d) As bactérias são microrganismos unicelulares, procariontes, ou seja, seu material genético não é envolto por membrana nuclear. São encontradas de forma isolada ou formando colônias.
e) A parede celular das bactérias Gram-negativas não apresenta membrana externa, enquanto que a parede celular das bactérias Gram-positivas apresenta membrana externa.
4 -

As enzimas são catalisadores biológicos que aumentam a velocidade das reações necessárias para a manutenção da vida. Os processos de digestão dos alimentos, envio de sinais nervosos e contração muscular, por exemplo, ocorreriam lentamente na ausência de catálise. As enzimas atuam proporcionando um ambiente específico adequado para que uma dada reação possa ocorrer mais rapidamente. Com relação ao estudo das enzimas, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Durante a reação o substrato liga-se em um fenda na estrutura da enzima, denominada sítio ativo.

( ) Para catalisar a reação, algumas enzimas necessitam de um componente adicional em sua estrutura, denominado de cofator se for uma molécula orgânica, ou de coenzima se for um íon inorgânico.

( ) As enzimas são classificadas de acordo com o tipo de reação que catalisam. As "transferases" participam de reações onde ocorre a transferência de elétrons.

( ) A velocidade de uma reação catalisada por enzimas aumenta com o aumento da concentração do substrato até que ocorra a saturação da enzima. Após a saturação, a velocidade da reação permanece constante.

( ) As enzimas possuem uma temperatura ótima de funcionamento, onde a velocidade da reação é máxima. Acima desta temperatura ocorre a desnaturação da enzima e, portanto, a diminuição da velocidade da reação.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

a) V, F, F, V, V
b) V, F, V, F, F
c) F, V, V, V, F
d) V, F, V, V, V
e) F, V, V, F, V
5 -

As medições químicas são realizadas em diversos ramos da atividade humana. Segundo o INMETRO, o objetivo principal da Metrologia Química é prover confiança para essas medições. Para alcançar esses objetivos são desenvolvidos materiais de referência, métodos, procedimentos e protocolos de referência, além de avaliação de laboratórios e capacitação de profissionais. Com relação aos conceitos relacionados com a Metrologia Química, assinale a alternativa CORRETA:

a) A reprodutibilidade dos resultados de uma medição refere-se ao grau de concordância entre os resultados das medições de um mesmo analito, efetuadas sob as mesmas condições de medição.
b) Exatidão refere-se ao grau de dispersão da medida quando repetida sob as mesmas condições experimentais. Precisão refere-se ao grau de proximidade do resultado de uma medida com o valor considerado como correto.
c) A incerteza que acompanha uma medida pode ter origem em dois erros experimentais: o erro sistemático, cujas causas são difíceis de identificar e que é difícil de ser eliminado, e o erro aleatório, cujas causas são possíveis de serem identificadas e que pode ser eliminado.
d) A repetitividade dos resultados de uma medição refere-se ao grau de concordância entre os resultados de medições sucessivas de um mesmo analito, efetuadas sob condições variadas de medição.
e) Materiais de referência são materiais, acompanhados por um certificado, que podem ser utilizados para a calibração de um equipamento, para a verificação da exatidão e precisão de um método de medição e para a sua validação.
6 -

Uma reação química foi realizada a uma temperatura Te a uma pressão p. A reação é do tipo A+ B → C. Foram realizados três experimentos na qual se obteve uma velocidade de reação conforme indicado

A partir dessas informações podemos afirmar que:

a) A temperatura passando para 2T a velocidade passa para 2V
b) A reação é ordem global igual a 4.
c) A constate de velocidade é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade.
d)

A equação da velocidade pode ser dada por v= k.[A]2

e) Um aumento da concentração de B não afeta a velocidade, somente a temperatura.
7 -

A atividade laboratorial depende, em grande parte, da execução humana, estando, portanto, susceptível a erros. A implantação de procedimentos de controle de qualidade permite minimizar esses erros e aumentar a credibilidade das análises realizadas em laboratório. A norma brasileira ABNT NBR ISO/I EC 17025 dispõe sobre os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Com relação aos requisitos técnicos descritos nesta NBR, leia as afirmativas a seguir:

I. O laboratório deve ter procedimentos para efetuar em segurança o manuseio, transporte, armazenamento, uso e manutenção planejada dos equipamentos de medição, de modo a assegurar seu correto funcionamento e prevenir contaminação ou deterioração.

II. O laboratório deve utilizar métodos de ensaio e/ou calibração, incluindo os métodos para amostragem, que estejam publicados em normas internacionais, regionais ou nacionais. Métodos desenvolvidos pelo laboratório não devem ser utilizados, mesmo que estejam validados.

III. Os resultados de cada ensaio ou calibração realizados pelo laboratório devem ser relatados com exatidão, clareza, objetividade, sem ambiguidade e de acordo com quaisquer instruções específicas nos métodos de ensaio ou calibração.

IV. O laboratório deve monitorar, controlar e registrar as condições ambientais conforme requerido pelas especificações, métodos e procedimentos pertinentes, ou quando elas influenciam a qualidade dos resultados. Os ensaios e/ou calibrações devem ser interrompidos quando as condições ambientais comprometerem os resultados.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

a) II, IV
b) I, II, III
c) I, III, IV
d) I, III
e) I, II, III, IV
8 -

O uso de aditivos anticongelamento de soluções é comum em países onde a temperatura recorrentemente atinge valores abaixo de O °C. Como poderia ser determinada a massa molar Mt do aditivo anticongelamento? Considere R a constante dos gases ideais, Te a temperatura de congelamento do solvente, Lc o calor latente de solidificação do solvente, m1 a massa molar do soluto, m2 a massa do solvente e .ᐃTc a variação da temperatura de congelamento do solvente e Kc a constante criométrica do solvente. Considere f como sendo o fator de conversão de unidades.

a)

b)

c)

d)

e)

9 -

Em 1937 ocorreu o desastre do Hindenburg em Nova Jersey. O dirigível alemão, cheio de hidrogênio gasoso, foi destruído em um incêndio de grandes proporções. São dadas as seguintes proposições sobre o fenômeno.

I. Trata-se de uma reação exotérmica, na qual a energia de ativação é diretamente proporcional a quantidade de matéria presente, onde o total de entalpia liberada é igual ao produto da quantidade de matéria pelo volume total do dirigível.

II. A variação de entropia do sistema em questão (dirigível), ao entrar em combustão, é dado pela quantidade de calor produzida acrescida do trabalho realizado para expansão dos gases durante a explosão.

III. Considerando comportamento do hidrogênio como um gás ideal e a invariabilidade do volume do dirigível, antes da explosão não há realização de trabalho por parte do gás. São CORRETAS as alternativas:

a) somente II e III.
b) somente II.
c) somente I.
d) somente I e II.
e) somente III
10 -

A base do processo didático é o tripé objetivo/conteúdo/método, aspectos interdependentes entre si. Métodos de ensino são ações pelas quais se organizam as atividades de ensino e sua escolha depende de peculiaridades da cada disciplina e das características dos alunos. Um mesmo método utilizado com bons resultados numa turma pode não ser adequado a outra devido às características diferentes das turmas em questão. Libâneo classifica os métodos de ensino em quatro tipos básicos. Esses métodos estão listados na primeira coluna abaixo e descritos na segunda. Associe a segunda coluna com a primeira.

I. Método de Exposição pelo Professor

II. Método de Trabalho Independente

III. Método de Elaboração Conjunta

IV. Método de Trabalho em Grupo

( ) Os alunos executam tarefas dirigidas e orientadas pelo professor.

( ) Debates, seminários, brainstorm, entre outros, os quais devem ser combinados com outros métodos.

( ) O professor fala para os alunos sobre um tópico ou tema.

( ) "Conversação didática" envolvendo a classe toda ou grupos, com questões que estimulem uma resposta pensada.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

a) II, I, III, IV
b) III, II, I, IV
c) IV, I, III, II
d) II, IV, I, III
e) IV, III, I, II

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.