ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UEM (Universidade Estadual de Maringá - Paraná) - Químico - UEM (Universidade do Estado de Maringá) - 2017

Química
1 -

A determinação da concentração total de Cálcio ( Ca ) por espectrometria de absorção atômica em chama ( F AAS ) pode ser realizada empregando-se a chama ar-acetileno ou a chama óxido nitroso-acetileno. Considerando que uma amostra de interesse para a determinação do referido elemento contenha fósforo (P ) na forma de fosfato ( PO 43- ), em concentração relativamente elevada em relação à concentração do analito, qual a alternativa com as afirmações corretas?

I) Recomenda-se a adição de concentração elevada de La3+ na forma de cloreto a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama aracetileno como sistema de atomização.

II) Recomenda-se a adição de K+ ou Cs+ na forma de cloretos, a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama óxido nitroso-acetileno como sistema de atomização.

III) A interferência de ionização pode ser eliminada utilizando-se a chama óxido nitrosoacetileno como sistema de atomização, ou adicionando-se um supressor (tampão) de ionização a todas as soluções envolvidas na análise.

IV) A interferência de ionização pode ser evitada empregando-se a chama ar-acetileno como sistema de atomização.

V) A determinação de Ca mediante o uso da chama ar-acetileno, independentemente de sua concentração em uma amostra, não exige a utilização de agente de liberação, até mesmo quando presente em uma matriz que contém uma concentração relativa muito elevada de P.

a) I e V
b) II e III
c) III e IV
d) IV e V
e) I, II e IV
2 -

Com relação à espectrometria de absorção atômica em chama ( F AAS ), considerando a aplicação do procedimento de aspiração contínua (procedimento convencional) de solução de amostras, qual a alternativa com as afirmações incorretas?

I) Pode ser aplicada para a determinação de íons metálicos.

II) É uma técnica instrumental analítica mais sensível para a realização de determinações, em comparação à espectrometria de absorção atômica em forno de grafite ( GF AAS ).

III) Não permite a atomização do analito em um ambiente mais livre da presença de componentes da matriz da amostra.

IV) É uma técnica instrumental analítica fortemente afetada pelo efeito de interferências espectrais.

V) Possibilita a correção de sinais de absorção de fundo que ocorrem em comprimentos de onda da região do visível do espectro eletromagnético, mediante a utilização do sistema instrumental de correção com lâmpada de deutério.

a) II e III
b) IV e I
c) I e III
d) II, IV e V
e) III e V
3 -

Com relação às interferências que podem ocorrer em espectrometria de absorção atômica em chama ( F AAS ) e em espectrometria de absorção atômica em forno de grafite ( GF AAS ), qual a alternativa com as afirmações corretas?

I) As interferências químicas podem ocorrer devido à formação, durante o processo de atomização, de espécies moleculares do analito termicamente instáveis.

II) As interferências espectrais podem ser causadas devido a sinais de absorção de fundo gerados por espécies moleculares não completamente dissociadas e/ou devido à presença de material particulado sólido, suspenso no sistema de atomização.

III) Sinais de absorção de fundo podem ser corrigidos empregando-se um sistema instrumental de correção, baseado no uso de uma lâmpada de deutério, tanto para análises realizadas na região do ultravioleta, como também na região do visível do espectro eletromagnético.

IV) As determinações analíticas realizadas pela técnica de GF AAS são mais susceptíveis à ocorrência de interferências espectrais do que aquelas realizadas pela técnica de F AAS.

V) As determinações analíticas realizadas pela técnica de F AAS são mais susceptíveis à ocorrência de interferências espectrais do que aquelas realizadas pela técnica de GF AAS.

a) I e II
b) I, III e V
c) II e IV
d) II e III
e) IV e V
4 -

Sobre o processo de atomização em espectrometria de absorção atômica em forno de grafite ( GF AAS ), qual a alternativa com a afirmação incorreta?

a) A utilização de atomizadores eletrotérmicos possibilita a obtenção de maiores sensibilidades em relação à utilização de atomizadores de chama, devido ao menor tempo de permanência da nuvem atômica do analito no caminho óptico percorrido pela radiação emitida pela lâmpada de cátodo oco.
b) Modificadores químicos podem ser utilizados para se aumentar a temperatura de atomização de espécies voláteis de interesse nas determinações por GF AAS.
c) O fluxo de argônio, empregado como gás de purga, deve ser interrompido durante a execução da etapa de atomização empregada na técnica de GF AAS.
d) Modificadores químicos empregados em GF AAS podem ser utilizados para se aumentar a volatilidade da matriz de uma amostra durante a execução da etapa de pirólise (etapa de incineração ou de queima).
e) Efeitos de memória em atomizações realizadas por GF AAS são menores em tubos (fornos) de grafite aquecidos transversalmente.
5 -

Com relação à fonte de radiação (lâmpada de cátodo oco ( L.C.O. )), empregada nas espectrometrias de absorção atômica em chama e em forno de grafite, qual a alternativa com a informação incorreta?

a) A eficiência de emissão de uma lâmpada de cátodo oco ( L.C.O. ) depende de sua geometria e do potencial elétrico de operação.
b) A aplicação de correntes elétricas elevadas para a operação de uma L.C.O. não afeta o número de átomos não excitados presentes na nuvem atômica.
c) A aplicação de potenciais elétricos elevados e, consequentemente, de correntes elétricas elevadas para a operação de uma L.C.O., proporcionam a obtenção de uma maior intensidade de emissão da lâmpada.
d) O cátodo de uma lâmpada de cátodo oco ( L.C.O. ) pode ser construído com o metal de interesse em uma determinação, em sua forma pura, para o qual o espectro de emissão é desejado.
e) A largura da linha de emissão de uma L.C.O. deve ser consideravelmente mais estreita do que a largura da linha de absorção do analito em sua forma atômica em fase gasosa, para que a Lei de Beer seja obedecida.
6 -

Qual dos fatores abaixo não afeta o tempo de retenção na cromatografia em fase gasosa?

a) Aumento da temperatura da coluna.
b) Aumento no fluxo do gás de arraste.
c) Aumento da temperatura do injetor.
d) Alteração na polaridade da coluna.
e) Aumento no comprimento da coluna.
7 -

Considere as afirmações abaixo sobre os modos de injeção de amostras empregados na técnica de cromatografia em fase gasosa.

I) No modo Split (com divisor de fluxo), a amostra é dividida antes de entrar na coluna.

II) No modo Splitless (sem divisor de fluxo), toda amostra entra na coluna.

III) No modo Split (com divisor de fluxo), a amostra é dividida antes de entrar na coluna, sempre na razão de 1:50.

IV) No modo Split (com divisor de fluxo), toda amostra entra na coluna.

Assinale a alternativa com as afirmações corretas.

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) III e IV
e) I, II e III
8 -

O pico base em um espectro de massas é definido como

a) o pico correspondente ao íon molecular.
b) o pico de maior massa.
c) o pico de menor massa.
d) o pico de maior intensidade no espectro.
e) ao pico de maior área no espectro.
9 -

As afirmações abaixo estão relacionadas à fonte de ionização por impacto de elétrons ( EI ) empregada na espectrometria de massas.

I) Aplicada a moléculas de média e de baixa polaridade em qualquer faixa de massa molecular.

II) Empregada na determinação da massa molecular dos compostos devido ao aparecimento do íon molecular em todos os espectros de massas.

III) Empregada na identificação de compostos devido ao grande número de fragmentos formados.

IV) Aplica-se a moléculas de média e de baixa polaridade em analitos com massa molecular inferior a 1.000 daltons.

Assinale a alternativa com as afirmações corretas.

a) I e II
b) II, III e IV
c) III e IV
d) I e III
e) I, II e III
10 -

Em relação às colunas empregadas na cromatografia em fase gasosa, qual afirmação está incorreta?

a) Colunas mais estreitas com fase estacionária mais fina produzem maior resolução cromatográfica.
b) A resolução pode ser aumentada duas vezes, duplicando-se o tamanho da coluna
c) Duplicando-se o tamanho da coluna, o número de pratos teóricos é duplicado.
d) Aumentando-se a espessura da fase estacionária, aumenta-se a capacidade para amostras.
e) Colunas capilares mais estreitas necessitam de maior pressão para a operação.

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.