ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Bituruna - PR (Prefeitura Municipal de Bituruna) - Médico Veterinário - EXATUS-PR (Promotores de Eventos e Consultoria) - 2017

Sem disciplina
1 -

O Osso é uma substância viva, com vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Ele cresce e está sujeito a doença, e quando fraturado cicatriza. Os ossos funcionam como armação e como alavanca de inserção dos músculos, proporciona proteção para algumas vísceras. Com relação aos ossos, assinale a alternativa correta:

a) Os ossos sustentam o corpo e levam nutrientes e vitaminas por meio da medula espinhal que é responsável pelo movimento das articulações.
b) Ele é considerado um órgão hematopoiético, pois ele é a fonte de eritrócidos, hemoglobina, granulócitos e plaquetas.
c) A membrana que envolve os ossos é viscosa e além de proteger a medula óssea, é responsável pela cicatrização quando há fratura.
d) Tanto em animais jovens, como adultos, as células adiposas não são alteradas e com o passar do tempo e são chamadas de medula óssea vermelha ou rubra.
2 -

Assinale a alternativa correta. Com relação às junturas sinoviais e de acordo com as formas das superfícies articulares, as articulações se classificam em:

a) Plana, glínclimo, cilindróide, condilar e esferoide.
b) Músculos, flexão, rotação e tecido ósseo.
c) Cavidade articular, medula óssea, cartilagens e tecido muscular.
d) Heritrócidos, ligamentos capsulares, ligamentos extra-capsulares e intra-capsulares.
3 -

A doença conhecida como doença do gato é causada pelo toxoplasma Gondhii, que é um parasitário que pertence ao reino Protista, filo apicomplexa de ordem Eucoccidiida e família Sarcocystidae. Trata-se de um coccídeo que infecta os seres humanos e animais tanto selvagens quanto domésticos e infecta também as aves. De acordo com a toxoplasmose, assinale a alternativa correta:

a) A toxoplasmose é uma infecção que tem como hospedeiro qualquer animal doméstico e pode ser transmitida a seres humanos e animais selvagens.
b) A toxoplasmose pode ser diagnosticada pela observação do comportamento do animal que fica extremamente nervoso.
c) A infecção depende de muitos fatores como o clima, a distribuição geográfica e principalmente as condições socioeconômicas e culturais.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
4 -

A febre aftosa é uma doença viral altamente infecciosa, que acomete animais de casco bipartido, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos:

I - O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal.

II - O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro.

III - Os primeiros sintomas apresentados pelo animal no quadro clínico clássico bovino são caracterizados pela glossite granulomatosa causando inchaço da língua e das articulações com consistência firme, sensível e dolorosa a manipulação, sialorréia e ocasionalmente, protrusão da língua.

IV - A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, III e IV.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV.
c) Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV.
5 -

Em equinos, trata-se de uma lesão não neoplásica da cavidade nasal. Facilmente é confundido com tumores. Desenvolve-se a partir da parede dos seios maxilares ou etmóide, causa lesões líticas em tecidos adjacentes devido à compressão. A sua expansão causa ulcerações e epistaxe.

Assinale a alternativa correta:

a) Hematoma Etmoidal Progressivo.
b) Sinusite.
c) Amiloidose nasal.
d) Hiperemia.
6 -

O profissional Médico Veterinário tem a atribuição legal de zelar pela saúde animal e, neste conceito, indiretamente, a humana, ao assegurar a qualidade dos produtos de origem animal. Nestes termos, coloque V para Verdadeiro e F para Falso:

( ) Ao certificar a saúde dos plantéis de produção em todos os seus aspectos, o Médico Veterinário garante a qualidade do produto de origem animal.

( ) O Médico Veterinário possui papel fundamental em prol da coletividade brasileira mundial ao realizar trabalhos de cunho econômicos, sociais, políticos, sanitários e de saúde pública.

( ) A saúde / sanidade animal e a sanidade/ identidade dos produtos de origem animal, são e sempre foram uma das principais atividades básicas e específicas da medicina veterinária.

( ) O Médico veterinário deve elaborar planos de gestão juntamente com autoridades políticas e administrativas privadas para desenvolver fórmulas de medicamentos eficazes no controle de doenças epidêmicas e zoonoses.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

a) V, V, F, F.
b) F, F, F, V.
c) V, F, V, V.
d) V, V, V, F.
7 -

Sobre a Parvovirose Canina, assinale a alternativa incorreta:

a) O vírus é conhecido por sobreviver com objetivos inanimados como, roupas panelas de comida, e piso das gaiolas.
b) O período normal de incubação do vírus para que os sinais da doença apareçam é de 7 a 14 dias.
c) Vestígios de fezes podem conter partículas do vírus causador da doença por mais de seis meses no ambiente.
d) Trata-se de uma viremia associada a células que resultam na infecção de todos os órgãos linfáticos seguida de uma infecção dos epitélios respiratórios, gastrointestinais e urogenital bem como do sistema nervoso central.
8 -

Sobre a vacinação animal e sua correta aplicação, pode-se afirmar que a influência no resultado e a garantia da saúde do rebanho, depende de uma boa resposta vacinal, assim como, da qualidade da vacina, da resposta imune do animal e do processo de vacinação, que deve ser feito corretamente. Nestes termos, Assinale a alternativa incorreta:

a) Durante toda a vacinação deve se ter o máximo de higiene possível, tanto do animal, como do vacinador, igualmente relevante é a esterilização de seringas e agulhas, as quais deverão ser utilizadas no máximo dez vezes e depois dispensadas.
b) Os medicamentos devem ser mantidos sobre refrigeração a uma temperatura de 2°C a 8°C, nunca devem ser congelados e devem continuar sobre refrigeração inclusive no momento da aplicação.
c) O calibre da agulha também é de extrema importância pois uma agulha muito fina pode entupir, quebrar ou entortar durante a aplicação, e uma agulha muito grossa pode causar refluxo do medicamento dentro do animal.
d) A aplicação deve ser subcutânea e a seringa deve ser lubrificada antes da vacinação para evitar o aparecimento de caroço depois da aplicação.
9 -

O Decreto-Lei nº 276/2001, de 17 de Outubro, veio consignar as regras de proteção dos animais de companhia e, concomitantemente, previu o regime para a posse daqueles que, pelas suas características fisiológicas ou comportamentais, viessem a ser enquadrados como animais potencialmente perigosos. Os casos de ataques de animais, nomeadamente cães, a pessoas, causando-lhes ofensas à integridade física graves, quando não mesmo a morte, vieram alertar para a urgente necessidade de rever aquele diploma, e de regulamentar, em normativo específico, a detenção de animais de companhia perigosos e potencialmente perigosos, com estabelecimento de regras claras e precisas para a sua detenção, criação e reprodução. Diante do exposto assinale a alternativa correta.

a) Artigo 1.º Âmbito de aplicação: - O presente diploma estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais soltos e abandonados que oferece risco as pessoas.
b) O presente diploma é aplicável sem prejuízo das disposições legais específicas reguladoras da proteção dos animais de companhia e do Decreto-Lei n.º 118/99, de 14 de Abril, que estabelece o direito de acessibilidade dos deficientes visuais acompanhados de cães-guia a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público, bem como as condições a que estão sujeitos estes animais.
c) As espécies de fauna selvagem autóctone e exótica e seus descendentes criados em cativeiro objeto de regulamentação específica não se enquadram neste decreto.
d) Os cães pertencentes às Forças Armadas e forças de segurança do Estado tem um decreto próprio que é regido internamente nos órgãos responsáveis.
10 -

São doenças zoonóticas. Assinale a alternativa correta:

a) Cinomose e hantavirose.
b) Parvovirose, esporotricose e toxoplasmose.
c) Toxoplasmose e doença de chagas.
d) Raiva e erliquiose.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.