ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Itapema - SC (Prefeitura Municipal de Itapema) - Enfermeiro - MS CONCURSOS (MS Concursos) - 2016

Informática
1 -

Programa de computador pode ser definido como uma série de instruções ou declarações, aceitáveis pelo computador, preparadas de modo a obter certos resultados. Também chamado de software, esse termo é utilizado para indicar a parte funcional (lógica) do computador. Sabendo disso, relacione a coluna X com a coluna Y e marque a alternativa correta. Coluna X
(I ) Como o próprio nome sugere, são softwares destinados à operação do computador. Tem como função principal controlar os diversos dispositivos do computador e servir de comunicação intermediária entre o computador e os outros programas normalmente utilizados, o que permite que esses possam ser executados.
(II) São programas destinados a facilitar e agilizar a execução de certas tarefas. Existem, por exemplo, para diagnosticar a situação do computador e seus diversos dispositivos, para compactar arquivos (como o WinZip), para realização de cópias de segurança ("backups"), etc.
(III) São programas destinados a nos oferecer certos tipos de serviços, e podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas eletrônicas, os programas gráficos e os sistemas gerenciadores de banco de dados.
(IV) São programas para ajudar na proteção do computador. Coluna Y
( ) Programas de antivírus
( ) Programas aplicativos
( ) Programas utilitários
( ) Sistemas operacionais

a) I, II, III e IV.
b) II, IV, I e III.
c) III, I, II e IV.
d) IV, III, II e I.
Enfermagem
2 -

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Sendo assim, a PNH estimula a comunicação entre:

a) Usuários, gestores e PNH.
b) Trabalhadores e usuários do serviço de saúde.
c) Trabalhadores e usuários da PNH.
d) Gestores, trabalhadores e usuários.
3 -

A PNH aborda uma mudança na lógica do atendimento, permitindo que o critério de priorização da atenção seja o agravo à saúde e/ou grau de sofrimento e não mais a ordem de chegada. Realizado por profissional da saúde que, utilizando protocolos técnicos, identifica os pacientes que necessitam de tratamento imediato, considerando o potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento, e providencia de forma ágil o atendimento adequado a cada caso. Esse texto refere-se:

a) A Grupo de trabalho de humanização
b) À Classificação de risco
c) À Ambiência
d) À Clínica ampliada
4 -

A atenção da equipe de enfermagem para com o paciente vítima de trauma crânio-encefálico (TCE) que se encontra internado na UTI com monitorização invasiva para análise da pressão intracraniana (PIC) deve constar dos seguintes itens:

a) Avaliação dos SSVV, controle da dor e manter decúbito em plano horizontal.
b) Controle da dor e hipotermia, manter PEEP elevada.
c) Realizar mudança de decúbito, SSVV de h/h e atenção para Tríade de Beck.
d) Controle da dor, atenção para hipertermia, paciente em semi-Fowler e alinhamento do tronco cefálico.
5 -

Analise os seguintes valores da gasometria coletada: (pH 6,9, pCO2 52, pO2 60, HCO3 8 e ABE – 15). Marque a alternativa que classifica essa gasometria.

a) Acidose mista
b) Alcalose metabólica
c) Alcalose respiratória
d) Acidose respiratória
6 -

Você é Enfermeiro(a) da unidade coronariana (UCO) e, ao passar visita no leito 501 B, observa que o Sr. Marcus apresenta todos os sinais e sintomas indicativos de IRpA. Diante dessas alterações, você deve, de imediato, proceder às seguintes ações:
I – Priorizar o atendimento e implementar ações direcionadas ao alívio do desconforto respiratório, tais como, elevar a cabeceira do leito, providenciar oxigenioterapia por meio de cateter nasal, máscara facial ou de Venturi conforme prescrição médica.
II – Comunicar as alterações para o médico e fisioterapeuta respiratório.
III – Manter o oxímetro de pulso para o controle da saturação periférica da hemoglobina.
IV – Administrar drogas sedativas prescritas SE AGITAÇÃO para minimizar o desconforto do paciente.
V – Monitorizar o padrão respiratório, saturação, nível de consciência e condições hemodinâmicas.
VI – Realizar exame físico do tórax.
Com base nas ações, assinale a alternativa correta:

a) Somente a afirmativa IV está incorreta.
b) Somente a afirmativa VI está incorreta.
c) Somente a afirmativa V está incorreta.
d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
7 -

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, resultando em hiperatividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco. A inflamação é difusa e leva a episódios recorrentes dos sintomas. Ocorre a diminuição do calibre dos brônquios e bronquíolos devido ao broncoespasmo, edema e produção de muco espesso. Quanto à asma, é incorreto afirmar:

a) É um processo reversível com tratamento ou espontaneamente.
b) É a doença crônica mais comum na infância.
c) Pode ser incapacitante, ou levar a morte nos casos mais graves.
d) Geralmente, é causada por um agente microbiano.
8 -

O mapa de risco é realizado a partir de uma planta baixa de cada seção, onde são levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por:

a) Zonas de perigo
b) Incidência de acidentes de trabalho
c) Intensidade
d) Incidência de doenças ocupacionais
9 -

O SESMT promove a saúde e protege a integridade dos trabalhadores em suas atividades laborais. As alternativas abaixo apresentam profissionais que compõe esse serviço, exceto: 10

a) Enfermeiro do trabalho.
b) Técnico de Enfermagem do Trabalho.
c) Engenheiro do Trabalho.
d) Técnico administrativo do Trabalho.
10 -

Atos inseguros são definidos como causas de acidentes de trabalho que residem exclusivamente no fator humano, isto é, aqueles que decorrem da execução das tarefas de forma contrária às normas de segurança ou da violação de um procedimento aceito como seguro. Já as condições inseguras, são aquelas que, presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurança do trabalhador e a própria segurança das instalações e dos equipamentos. Sendo assim, classifique os itens abaixo com AI – para Atos Inseguros e com CI – para Condições Inseguras. ( ) Falta de dispositivos de proteção ( ) Piso escorregadio ( ) Excesso de ruído ( ) Direção perigosa ( ) Inutilização de EPI ( ) Iluminação inadequada ( ) Ordem e limpeza deficientes ( ) Falha no processo de trabalho ( ) Inutilização de dispositivo de segurança ( ) Agir sem permissão A sequência correta é:

a) AI, AI, AI, CI, CI, AI, AI, AI, CI, CI.
b) CI, CI, CI, AI, AI, CI, CI, CI, AI, AI.
c) AI, CI, AI, CI, AI, CI, AI, CI, AI, CI.
d) CI, AI, CI, AI, CI, AI, CI, AI, CI, AI.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.