ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Pernambuco) - Auxiliar Administrativo - IF-PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Com relação ao TEXTO 01, analise as afirmativas que seguem: I. O TEXTO 01 faz uma apreciação do filme “Que horas ela volta?”, com fortes traços de opinião.
II. Em nenhum momento, o autor faz qualquer tipo de crítica à sociedade brasileira.
III. Para Contardo Calligaris, ocorre hoje uma transformação na estrutura social do Brasil.
IV. O filme de Anna Muylaert faz um retrato verossímil de nossa estrutura social.
V. O autor do TEXTO 01 não utiliza exemplos para mostrar o que se passa no filme.
Estão CORRETAS apenas

a) I, II e IV.
b) II, III e V.
c) I, III, V.
d) II, IV e V
e) I, III, e IV.
2 -

Se substituirmos a palavra MULHER por ESCOLA, em “(...)menos amadas do que a mulher a quem elas confiam seus filhos.” (5º parágrafo), a única forma CORRETA seria:

a) “(...)menos amadas do que a escola à cuja elas confiam seus filhos.”.
b) “(...)menos amadas do que a escola a qual elas confiam seus filhos.”.
c) “(...)menos amadas do que a escola à qual elas confiam seus filhos.”.
d) “(...)menos amadas do que a escola à quem elas confiam seus filhos.”.
e) “(...)menos amadas do que a escola a quem elas confiam seus filhos.”.

Texto II

3 -

No trecho “O sistema, que não dá de comer, tampouco dá de amar”, a conjunção destacada estabelece, entre as orações, a relação de

a) conclusão.
b) adversidade.
c) adição.
d) explicação.
e) alternância.

Texto III

4 -

Compare os TEXTOS 02 e 03 e assinale a alternativa CORRETA quanto às informações presentes nos textos.

a) O TEXTO 02 e o TEXTO 03 dialogam quando afirmam que as condições materiais geram problemáticas, mas o TEXTO 02 extrapola essa questão e inova afirmando que a crueldade humana precisa ser analisada.
b) O TEXTO 02 deixa implícita a ideia de que a sociedade de desvínculo gera um ambiente violento; já o TEXTO 03 explicita que o problema da violência está nas condições materiais da vida.
c) No TEXTO 03, assim como no TEXTO 02, percebe-se um discurso favorável ao argumento de que a maldade humana é o pilar para a construção de uma sociedade desvinculada e, por isso, violenta.
d) O TEXTO 03, diferentemente do TEXTO 02, afirma que as condições impostas pelo sistema social não são suficientes para se analisar as problemáticas relacionadas à violência.
e) No TEXTO 02 e no TEXTO 03, percebe-se que os autores possuem o mesmo posicionamento em relação à sociedade: há um ambiente de violência causado pelo individualismo e pela miséria social.

Texto IV

5 -

A expressão em destaque pode ser, sem que haja mudança nas relações semânticas do período, corretamente substituída por

a) nesse sentido.
b) portanto.
c) dessa forma.
d) conquanto.
e) assim sendo.
Literatura
6 -

De acordo com o texto, NÃO é possível afirmar que

a) o sistema social é contraditório, pois, assim como promove o distanciamento entre umas pessoas, também diminui a carência afetiva de outras.
b) na sociedade representada no texto, o outro é visto como um inimigo em potencial, o que gera um maior individualismo e distanciamento social.
c) o sistema social em que se vive gera sérias problemáticas, que vão desde a fome até a carência emocional.
d) a desvinculação, causada pelo sistema, instala na sociedade um ambiente de competição e terror, no qual as pessoas se desumanizam.
e) o sistema social citado no texto refere-se às sociedades baseadas em princípios contrários ao de uma ética humanista.
7 -

Baseando-se no trecho “Um sistema de desvínculo: Boi sozinho se lambe melhor...”, observe as proposições abaixo. I. O uso dos dois pontos no trecho sinaliza uma sentença explicativa em relação ao afirmado anteriormente.
II. A relação semântica entre as duas sentenças que formam o trecho é construída a partir da contrariedade, expressa nas ideias adversas presentes no trecho.
III. A ideia presente na primeira sentença é confirmada na segunda sentença: o sistema desvincula as pessoas, tornando-as cada vez mais individualistas.
IV. De acordo com o expresso na segunda sentença, o “boi sozinho” representaria a sociedade desvinculada que vê no outro um inimigo em potencial.
V. Na primeira sentença, o sistema caracteriza-se por vincular as pessoas umas às outras, sem estabelecer relações de conflito.
Está(ão) CORRETA(S ) apenas

a) I e III.
b) I, III e IV.
c) II.
d) I, II e V.
e) III. IV e V.
Raciocínio Lógico
8 -

A unidade monetária de um determinado país é uno (U$). O custo de um deputado federal nesse país é composto de - salário;
- auxílio-moradia;
- cota de atividade parlamentar, que inclui passagens aéreas, fretamento de aeronaves, alimentação, assinatura de publicações e serviços de TV e internet, contratação de serviços de segurança, entre outros;
- verba para gabinete, utilizada para contratação de funcionários do deputado. Sabe-se que o salário corresponde a um quinto do custo mensal de um parlamentar, enquanto
que a cota de atividade parlamentar representa um quarto desse custo. Já o auxílio-moradia corresponde a um décimo do salário. Sabe-se, também, que a verba para o gabinete é U$ 90.100,00. Sendo assim, qual o custo mensal de um deputado federal nesse país?

a) U$ 170.000,00
b) U$ 138.615,39
c) U$ 180.200,00
d) U$ 132.934,43
e) U$ 158.615,39
9 -

Se hoje fosse domingo, qual dia da semana seria daqui a 1000 dias?

a) Quarta.
b) Domingo.
c) Segunda.
d) Terça.
e) Sábado.
10 -

“Chama-se ano bissexto aquele em que se acrescenta um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos que contabilizam 365 dias, ocorrendo nos anos divisíveis por 4 (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado à translação da Terra e aos eventos sazonais, relacionados às estações do ano. O presente ano (2016) é bissexto, o anterior ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2020.” (texto corrigido a partir do original retirado do site //pt.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto, em 01/02/2016). Qual dos seguintes anos foi bissexto?

a) 1500
b) 2000
c) 1994
d) 2002
e) 1970

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.