ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Teresina - PI (Prefeitura Municipal de Teresina) - Professor - Português - NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos - UESPI) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

No texto, o conceito da palavra persona tem suas raízes no latim per- sona (aquilo que soa, que toma voz através de uma máscara). Esse conceito quer dizer que

a) a apropriação de uma máscara, ou persona pelo professor é uma arte como outra qualquer por ser um processo que envolve artifícios e certo grau de complexidade.
b) o verdadeiro professor é um ator que possui várias máscaras e vozes, e a sala e aula é o seu palco. Cada plateia é ma nova estreia, uma nova encenação.
c) as máscaras assumidas pelos professores que ensinam na sala de aula no exercício do seu ofício fazem a diferença nos modos de atuação na docência.
d) para ser bom, o professor precisa experimentar muitas máscaras até encontrar uma autêntica, que atenda suas necessidades pessoais e profissionais.
e) a voz que o professor toma na sala de aula é reveladora de máscaras por meio das quais aprendem saberes práticos utilizados no exercício do ofício.
2 -

A leitura do texto permite que se extraia as seguintes inferências: I Preocupado com a formação pedagógica dos professores, o autor sinaliza para possibilidade de manifestação de várias identidades no exercício da docência.
II Boa formação teórica é importante para qualificar o professor à medida que se adquire experiência na atuação docente a partir da interação com os alunos.
III Enfatiza-se no texto a importância de se compreender que os saberes são constituídos e mobilizados fora da sala de aula.
IV A interação do professor iniciante em sala de aula e com outros profissionais é elemento secundário na constituição da prática docente.
Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II e IV.
b) I, II, III.
c) I e II.
d) II e IV.
e) II e III.
3 -

A forma como o autor faz alusão mais de uma vez aos professores iniciantes permite dizer que

a) considera o professor iniciante capaz de, por si só, superar as dificuldades provenientes da prática pedagógica.
b) vê o professor emérito como sujeito indispensável para o sucesso da Instituição escolar.
c) o professor iniciante deve incorporar “máscaras” desde cedo, porque elas são um meio eficaz para o sucesso no exercício da docência.
d) sugere que professores iniciantes vivenciem experiências de professores eméritos.
e) vê o professor iniciante como grande potencial, posto que as contingências da prática profissional possibilitam que se construam modos de ser professor.
4 -

A reflexão de Parini sobre o ofício do professor evidencia um processo complexo da busca da identidade profissional. Disso deduz-se que

a) o exercício contínuo em busca do reconhecimento, da razão e da consciência de uma prática privilegia continuamente a alteridade do professor e do aluno.
b) o professor de muitos anos de profissão já possui os saberes necessários para exercer a docência.
c) mesmo que professores e alunos desempenhem funções diferentes, a aprendizagem entre esses sujeitos ocorre numa relação de simultaneidade.
d) as dificuldades enfrentadas pelos professores eméritos são muitas. Portanto, isso reflete diretamente no seu trabalho.
e) a formação acadêmica deve proporcionar aos futuros professores uma melhor articulação entre os campos teórico e prático.
5 -

O poema “A Máscara”, de W.B. Yeats, abre o texto “Vida de Professor”, de Jay Parini, com o intuito de

a) estilizar o texto, para torná-lo mais atrativo ao leitor e proporcionar-lhe prazer estético.
b) envolver o leitor em um processo de reflexão sobre a persona do professor.
c) dar uma aparência diferenciada ao texto, um formato com a seriedade do texto acadêmico.
d) colaborar com o enriquecimento de informações relativas ao conteúdo abordado no texto.
e) servir de suporte teórico para o aprofundamento do tema do texto, já que este visa atender às necessidades de pesquisas.
6 -

No texto lido, o autor utiliza-se de um recurso linguístico que permite um gênero absorver outro. A esse recurso dá-se o nome de

a) intertextualidade.
b) parodização.
c) transmutação.
d) versificação.
e) contextualização.
7 -

Sabendo que a situação sociocomunicativa é determinante para a produção de texto e conduz sua organização num gênero ou noutro, é correto afirmar no texto lido que o poema “A Máscara”

a) mesmo apresentando alto poder preditivo e interpretativo das ações humanas, perdeu poder de classificação de gênero textual quando foi assimilado por outro.
b) sua classificação de gênero poético não se alterou, visto que a função estética é fator determinante para a organização do texto nesse gênero.
c) permanece sua classificação de poema como gênero literário, pois os gêneros textuais se definem por aspectos formais, sejam eles estruturais ou linguísticos.
d) sua presença na abertura do texto tem caráter ilustrativo, pois os gêneros textuais são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa.
e) sua classificação de gênero literário foi alterada, tendo em vista sua finalidade e objetivo maior exercido no texto “Vida de Professor”.
8 -

A alternativa contendo a palavra onde há uma letra que constitui um dífono gramatical é

a) exclusão.
b) sexual.
c) Espanha.
d) espelho.
e) exame.
9 -

Em: “Nada encontraria senão o que há para encontrar” A palavra em destaque assume a função morfológica de

a) artigo definido.
b) pronome oblíquo.
c) pronome demonstrativo.
d) preposição.
e) pronome indefinido.

Texto II

10 -

Pela leitura do texto, pode-se entender que o autor condena um tipo de educação

a) que permite dominar os códigos, ter a capacidade de refletir sobre o mundo e assumir seu papel formador enquanto fomento ao debate.
b) com base na discussão de valores que hoje dão contornos para a pluralidade e diversidade cultural.
c) escolar que vise preparar os estudantes para se tornarem cidadãos ativos, por meio do trabalho com práticas e conteúdos para a cidadania.
d) que favoreça a construção de uma sociedade democrática com maior equidade, coesão social e produção de consensos.
e) eivada por um pensamento dominante que dissemine seu conteúdo de forma instrumental através de disciplinas centradas numa moral ou numa forma de civismo.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.