ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina PM-CE (Polícia Militar do Ceará) - Soldado da Policia Militar - Instituto AOCP (Instituto AOCP) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

Em relação ao TEXTO 1 e aos aspectos linguísticos da Língua Portuguesa, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

1 -

Em relação ao trecho “Pessoas em dieta que se imaginavam resistindo bravamente aos alimentos calóricos caíam mais nas tentações do que aqueles que eram instruídos a lembrar que a carne é fraca”, justifica-se a acentuação das palavras “calóricos”, “caíam” e “instruídos”, por tratarem-se, respectivamente, de uma proparoxítona, de um verbo de 3ª conjugação flexionado na terceira pessoa do plural do tempo pretérito e de uma paroxítona finalizada em “o”, nesse caso, seguido de “s”.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

No trecho “Uma das técnicas mais ensinadas por gurus da autoajuda diz que, para alcançar um objetivo, nós temos que visualizar nosso sucesso.”, a palavra “autoajuda” é composta, o termo “para” introduz uma finalidade e ambos os termos “que” destacados introduzem orações subordinadas substantivas objetivas diretas.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

No excerto “Quando pesquisadores resolveram testar a ideia perceberam que tais técnicas não eram apenas inúteis, eram prejudiciais.”, o “quando” introduz uma noção de tempo e está flexionado no masculino e tanto a palavra “ideia” quanto a expressão “tais técnicas” referem-se às técnicas de autoajuda que consistem em visualizar o sucesso antecipadamente.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

Em “Alunos que ‘visualizavam’ boas notas acreditavam mesmo que iriam bem nas provas [...]” e em “Pessoas em dieta que se imaginavam resistindo bravamente aos alimentos calóricos caíam mais nas tentações [...]”, apesar das inúmeras funções que podem ser exercidas pelo termo “que”, em língua portuguesa, os destacados nesse excerto possuem função idêntica.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

O excerto “Pena que não funciona”, retirado do segundo parágrafo do TEXTO 1, refere-se e caracteriza especificamente o “velho mantra ‘Hei de vencer’”, citado anteriormente no próprio texto.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Em relação ao TEXTO 2 e aos aspectos linguísticos da Língua Portuguesa, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

6 -

No excerto “[...] 98% das cidades com mais de 100 mil habitantes não cumpre com as normas internacionais [...]”, há erro de concordância verbal, pois o verbo “cumpre” deveria estar no plural.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

No excerto “[...] Se for feita uma extrapolação dos dados pode-se sustentar que mais da metade da população urbana vive em cidades [...]”, deve-se empregar uma vírgula logo após a palavra “dados”, com a finalidade de separar uma oração subordinada adverbial condicional.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

No excerto “As cidades que experimentaram progressos o fizeram graças a melhoras [...]”, o elemento em destaque é um artigo definido.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

No excerto “[...] mas lamentou que ‘a maioria de cidades estejam no caminho errado’.”, o verbo em destaque está flexionado no pretérito imperfeito do modo subjuntivo.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

No excerto “[...] todas as regiões, inclusive demasiadamente pobres [...]”, o termo “demasiadamente” classifica-se morfologicamente como um advérbio de intensidade.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.