ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Santos - SP (Prefeitura Municipal de Santos) - Secretário Escolar - IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

OS SHORTINHOS E A FALTA DE DIÁLOGO

 

Li na coluna de Monica Bergamo na Folha da última sexta-feira (5) a reportagem "A crise dos shortinhos no colégio Rio Branco". Trata-se do seguinte: o uniforme dessa escola pede bermudas, mas as garotas querem usar shortinhos, pois não querem ser obrigadas a "sofrer em silêncio com o calor do verão", como afirmam em um abaixo-assinado intitulado "Liberdade aos shortinhos".

Os argumentos das jovens, contidos no texto do abaixo-assinado que li na internet, passam pelas exigências diferentes feitas pela escola aos meninos e às meninas, pela falta de recursos de algumas alunas para comprar uma calça que substituiria o shortinho vetado e pelo desrespeito dos meninos, que não sabem controlar seus hormônios, qualquer que seja a vestimenta das meninas. 

Resumo da história: a direção insiste no uso do uniforme, e as jovens no uso do shortinho. Vale a pena, caro leitor, pensar a respeito desse que seria um conflito que representa muitos outros que ocorrem diariamente em todas as escolas, mas que já nasce como confronto. E quero destacar dois pontos para esta conversa.

Não é incrível que, mesmo depois do movimento de ocupação das escolas públicas de São Paulo e em outros Estados, nossas escolas continuem a ignorar a participação dos alunos, para que eles sintam de forma mais concreta que fazem parte dela? Eles precisam se sentir ativos e participativos na escola, e não somente atender às regras a eles impostas. Aliás, onde há regra, há transgressão, mas parece que as escolas não sabem o que fazer quando as transgressões ocorrem.

O grande receio da instituição escolar é o de ter de atender a todas as demandas do alunado, inclusive as impertinentes. Como a do uso do shortinho, por exemplo. Mas aí cabe discutir, à luz do conhecimento, a informalidade no mundo contemporâneo e os seus limites em ambientes profissionais, por exemplo.

Por que as escolas não discutem o uso do uniforme com seus alunos, já que serão eles que o utilizarão? Algumas poucas escolas já fizeram isso e conseguiram adesão dos alunos que, inclusive, criaram as vestimentas que usam diariamente.

O segundo ponto que quero ressaltar é que a falta de diálogo e de administração de conflitos gera jovens que nem sequer conseguem elaborar argumentos sólidos, coerentes e bem fundamentados para suas idéias.

Faz parte do papel da escola ensinar os jovens a debater, defender pontos de vista, dialogar, argumentar e contra argumentar, mas sempre à luz do conhecimento.

Hoje, porém, os alunos podem falar qualquer bobagem, que famílias e escolas aceitam, não é?

Já testemunhei mães e pais aceitarem como argumento dos filhos para fazer algo com as explicações "porque todo mundo faz" ou "porque está na moda". Já vi mães e professores aceitarem as justificativas mais esfarrapadas dos mais novos para algo que fizeram ou aceitar desculpas deles sem que estes demonstrassem o menor sinal de arrependimento. Falar por falar: é isso o que temos ensinado aos jovens, mas que não deveríamos. 

Precisamos honrar nosso papel de adultos e levar a relação com os mais novos com seriedade, mas sem sisudez. O bom humor no trato com eles é fundamental para que eles não ouçam tudo o que o adulto diz como um sermão, como afirmou a diretora-geral do colégio ao qual a reportagem citada se refere.

Rosely Sayão, jornal Folha de São Paulo, edição de 9/2/16.

1 -

"... o uniforme dessa escola pede bermudas, mas as garotas querem usar shortinhos, pois não querem ser obrigadas a ‘sofrer em silêncio com o calor do verão’".

 

Os elementos sublinhados, no contexto em que estão inseridos e na ordem em que aparecem, sinalizam, respectivamente:

a) restrição e causa.
b) adição e conclusão.
c) explicação e consequência.
d) oposição e explicação.
2 -

Leia atentamente as frases abaixo.

I. “o uniforme dessa escola pede bermudas”.

II. “pela falta de recursos de algumas alunas para comprar uma calça”.

III. “Faz parte do papel da escola ensinar os jovens”.

 

Nos exemplos acima, os verbos sublinhados foram empregados em sentido literal em:

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
3 -

Rosely Sayão entende que a crise no colégio Rio Branco:

a) deflagrou-se em razão do desrespeito dos meninos, que não sabem controlar seus hormônios, qualquer que seja a vestimenta das meninas.
b) é uma ótima maneira de o colégio impor sua autoridade perante os alunos, mostrando-lhes que cabe à escola determinar comportamentos, e a eles, segui-los.
c) é decorrente da promiscuidade de suas alunas, que sob o falso pretexto de sofrerem com o caior, utilizam vestimentas que não se coadunam com o ambiente escolar.
d) reflete uma situação usual em âmbito educacional brasileiro - as escolas não estimulam a participação dos alunos, de forma que eles se sintam como parte integrante delas.
4 -

"... não querem ser obrigadas a ‘sofrer em silêncio”’.

A regência do verbo sublinhado repete-se naquele enfatizado em qual alternativa?

a) "Vale a pena, caro leitor, pensar a respeito”.
b) "atender às regras a eles impostas".
c) "aceitarem as justificativas mais esfarrapadas”,
d)cabe discutir, à luz do conhecimento’’.
5 -

Assinale o trecho transcrito no qual conste um vocábulo que deixou de ser acentuado em razão das modificações introduzidas pela recente reforma ortográfica da língua portuguesa.

a) Faz parte do papel da escola ensinar os jovens a debater, defender pontos de vista, dialogar, argumentar e contra argumentar".
b) “O bom humor no trato com eles é fundamental”
c) “Precisamos honrar nosso papel de adultos e levar a relação com os mais novos com seriedade, mas sem sisudez”.
d) "coerentes e bem fundamentados para suas ideias".
6 -

Analise as proposições abaixo.

I. De acordo com o texto, episódios como o da ocupação das escolas públicas de São Paulo e de outros Estados deveriam ter servido de exemplo às autoridades, para que enérgicas medidas sejam tomadas no sentido de que os alunos atendam às regras a eles impostas, coibindo as indesejadas transgressões.

II. A autora avaliza o fato de a escola ensinar a debater e defender pontos de vista, sempre à luz do conhecimento, porém critica a falta de sisudez nesse processo, o que faz com que os jovens não avaliem com a devida seriedade os conceitos que lhe estão sendo transmitidos.

III. Rosely Sayão pondera que a falta de diálogo gera jovens incapazes de elaborar argumentos coerentes e fundamentados para exporem suas opiniões.

Vai ao encontro do texto o que se afirmou em:

a) Apenas uma das proposições.
b) Apenas duas proposições.
c) Todas as três proposições.
d) Nenhuma das proposições.
Matemática
7 -

No curso noturno de uma escola pública, em uma sala de aula do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) com 34 alunos matriculados, a média de idade dos alunos é de 24 anos. Nessa sala, dois alunos com a mesma idade pediram transferência e, quase ao mesmo tempo, dois novos alunos foram matriculados, sendo um com 32 anos e o outro com 50 anos, fazendo com que a nova média de idade da sala passasse a ser de 25 anos. Qual era a idade dos alunos que pediram transferência?

a) 24
b) 23
c) 22
d) 21
8 -

Em uma progressão aritmética do tipo an sabe-se que a8/a4 = 6 e que o valor do 6º termo é igual a 7. Qual o valor do 10° termo?

a) 26,5
b) 23
c) 19,5
d) 17
9 -

O alambrado (tela galvanizada) da quadra de esportes de uma escola será totalmente substituído. Para isso, foram tiradas as medidas da quadra que tem a forma retangular e dimensões internas iguais a 26 metros de comprimento por 14 metros de largura. Sabendo que o alambrado será instalado a 2 metros das linhas internas desta quadra, quantos metros quadrados de alambrado serão utilizados nessa reforma, sabendo que depois de pronto ficará com 2 metros de altura?

a) 186 m²
b) 192 m²
c) 210 m²
d) 224 m²
Matemática Financeira
10 -

Uma pessoa financiou pelo sistema de capitalização simples, um bem de consumo que custava, à vista, RS 5.400,00 por um determinado número de meses, a uma taxa de 20,64% ao semestre. Qual foi o número de meses do financiamento, sabendo que o montante dessa operação financeira, paga em prestações fixas mensais, foi de R$ 6.886,08?

a) 6
b) 7
c) 8
d) 9

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.