ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Natal - RN (Prefeitura Municipal de Natal) - Sociólogo - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2016

Direito Previdenciário
1 -

“De acordo com a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências, o Benefício de Prestação Continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com ____ anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Estatui ainda que considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja inferior a ____ do salário-mínimo.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

a) 60 / 1/3
b) 65 / 1/4
c) 70 / 1/2
d) 75 / 1/4
Conhecimentos Gerais
2 -

No Rio Grande do Norte, o projeto Economia Solidária tem como finalidade promover ações integradas e articuladas que possibilitem a construção de alternativas de geração de emprego e renda para 1 mil famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, através de ações de capacitação, fomento e organização social, formação de redes de produção e comercialização, geração de finança solidária, incubação de empreendimentos e assessoria técnica e gerencial para 50 empreendimentos. A concepção do projeto foi realizada em parceria firmada entre o Governo do Estado, através da Sethas e a Secretaria Nacional de Economia Solidária, vinculada ao:

a) Ministério das Cidades.
b) Ministério do Trabalho e Emprego.
c) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
d) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
3 -

Lançado em agosto de 2015, no bairro de Mãe Luiza, o novo Programa do Leite Potiguar (PLP) passou a ter gestão compartilhada entre dois organismos do Governo do Rio Grande do Norte. A Sethas-RN que ficou encarregada pelos beneficiários, com foco em famílias em situação de extrema pobreza, e o(a):

a) Sesap – RN, responsável pelo gerenciamento do material a ser distribuído aos beneficiados.
b) Emater – RN, responsável pelos recursos, pagamentos e pela assistência técnica aos produtores.
c) SAPE – RN, que administra a aquisição dos produtos diretamente dos produtores rurais do Estado cadastrados no Programa.
d) Ministério da Assistência Social e Combate à Fome que financia todo o projeto, fornecendo os recursos para aquisição e distribuição dos produtos.
4 -

Uma Lei sancionada no final de 2015 pela presidente Dilma Rousseff, originária do projeto de Lei proposto em 2010 pelo deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), dobrou a pena prevista no Código Penal para crime de estelionato, caso a vítima seja

a) deficiente físico.
b) maior de 60 anos.
c) menor de 18 anos.
d) instituição religiosa.
5 -

Uma das principais disciplinas da educação básica brasileira precisa ter mais avanço no que tange a aprendizado no Brasil. O estudo, intitulado Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los?, divulgado em início de 2016, faz uma nova análise das séries de dados do último estudo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, publicado no final de 2013, com dados de 2012. Segundo o estudo amplamente divulgado, em matemática, o Brasil:
I. É um dos países que mais reduziu o número de alunos sem conhecimentos básicos.
II. Totalizou uma pontuação bem inferior a média dos países da Organização realizadora deste estudo.
III. É um dos últimos colocados em um ranking de competências entre as nações pesquisadas pela PISA.
É correto o que se afirma somente em

a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) I e III, apenas.
6 -

Com o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a Campanha da Fraternidade 2016, uma parceria da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – e o Conselho Nacional de Igrejas Cristã (Conic) trata de um tema de grande importância para o cenário social, político e econômico do Brasil. Trata-se do(a):

a) Escassez de água.
b) Saneamento básico.
c) Corrupção na política.
d) Defesa do meio ambiente.
Língua Portuguesa

Texto I

7 -

O título do texto enumera duas ações entre as quais Aris – fotógrafo apresentado no texto – se divide. A partir da estrutura escolhida para transmitir tal informação, é correto afirmar que tais ações

a) são complementares tendo em vista seus objetivos.
b) possuem aspectos diferentes, mas ocorrem no mesmo contexto.
c) são dependentes entre si, independente do contexto apresentado.
d) contrastam-se considerando as características próprias de cada uma.
8 -

O texto apresenta-se em uma linguagem predominantemente informativa. Contudo, além de apresentar os fatos, há demonstração de análise subjetiva do autor no seguinte trecho em destaque:

a) “Obviamente, são os mais vulneráveis aos perigos da travessia.” (3º§)
b) “Nos últimos meses, tem se dedicado a registrar a onda de refugiados na Europa.” (1º§)
c) “Não são poucas as que morrem de hipotermia mesmo depois de pisar em terra firme, por falta de atendimento médico.” (2º§)
d) “Messinis diz que o mais chocante do seu trabalho é retratar, em território pacífico, pessoas que trazem no rosto o sofrimento da guerra.” (2º§)
9 -

Dentre os recursos utilizados pelo autor, é correto afirmar acerca do trecho “Só de saber que você não está em uma zona de guerra torna isso ainda mais emocional. E muito mais doloroso” [...] (2º§), em discurso direto, que sua principal função é

a) conferir credibilidade ao texto e ampliar a informação apresentada.
b) apresentar diferentes pontos de vista, além de um conhecimento maior do assunto.
c) destacar uma informação e caracterizá-la com um alto nível de relevância para o leitor.
d) despertar o interesse do leitor pelo assunto tratado, apresentando o fato objetivamente.
10 -

O uso do imperativo no título do texto orienta o leitor a determinada ação. Sobre o emprego descrito anteriormente, considerando-se a situação de produção do enunciado, é correto afirmar que

a) ocorre a conjugação do imperativo na segunda pessoa verbal, caracterizando a norma-padrão da língua.
b) em situações formais, conforme apresentado, utiliza-se o verbo na segunda ou terceira pessoa do imperativo.
c) a utilização do verbo na terceira pessoa do imperativo está de acordo com a norma-padrão, caracterizando uma situação formal.
d) em situações informais, conforme apresentado, ocorre uma mistura entre as pessoas do discurso, sendo o imperativo conjugado na segunda pessoa verbal.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.