ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Sertãozinho - SP (Prefeitura Municipal de Sertãozinho) - Procurador Municipal - VUNESP (Vestibular da Universidade Estadual Paulista) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Pela leitura do texto, é correto afirmar que, para o cronista,

a) os homens do grupo demonstram falta de sensibilidade, quando perguntam às mulheres se o parto será normal ou cesárea, tema que gera desavenças entre os casais.
b) os infortúnios fazem parte da vida, condição que ele procura, por meio de linguagem informal, esclarecer a um bebê que está para nascer.
c) as naturebas consideram a cesárea uma agressão ao bebê e optam por métodos caseiros e primitivos, principalmente pelo baixo custo financeiro.
d) a gravidez é preferível ao nascimento, pois, como pai, ele tem consciência das muitas responsabilidades de educar um filho.
e) a placenta é o amor insubstituível que ao longo da existência todos nós procuramos sem sucesso, ponto de vista que confirma a teoria freudiana.
2 -

Assinale a afirmação correta a respeito dos trechos selecionados do texto.

a) Em “... outro assunto que não daquele rotundo e miraculoso acontecimento, a desenrolar-se do lado de lá do umbigo em expansão.” (primeiro parágrafo), nota-se a comparação entre ideias e o emprego da expressão rotundo e miraculoso em sentido figurado.
b) Em “... tendo no colo um bebê devidamente parido, lavado, escovado, penteado e com aquela pulseirinha vip no braço...” (terceiro parágrafo), nota-se a sequência gradativa de ideias e o emprego da expressão devidamente parido em sentido figurado.
c) Em “Eis um resumo de nossa existência: nove meses no paraíso, noventa anos no purgatório.” (quinto parágrafo), nota-se a comparação entre ideias e o emprego das expressões paraíso e purgatório em sentido próprio.
d) Em “... uma busca inútil e desesperada por um novo cordão umbilical, aquele cabo USB por onde fazíamos, em banda larga, o download da felicidade...” (sexto parágrafo), nota-se a sequência gradativa de ideias e o emprego da expressão download da felicidade em sentido próprio.
e) Em “... meu caro companheiro de infortúnio, a vida é conexão discada, wi-fi mequetrefe, e em vão nos arrastamos por aí...” (sexto parágrafo), nota-se a comparação entre ideias e o emprego da expressão conexão discada em sentido figurado.
3 -

Considere o trecho do último parágrafo em que as expressões destacadas exprimem, respectivamente, as ideias de tempo e de concessão. Quando começar a tremedeira, agarra bem nas paredes, se enrola no cordão, carca os pés na borda e não sai, mesmo que te cutuquem com um fórceps... A alternativa em que as expressões destacadas exprimem, respectivamente, as mesmas ideias presentes no trecho do texto encontra-se em:

a) DEPOIS QUE ele conversou com o médico, ficou mais tranquilo JÁ QUE os exames não indicaram problemas graves.
b) SEMPRE QUE ela viaja a trabalho, pede à vizinha que regue as plantas PARA QUE elas não morram por falta de água.
c) ASSIM QUE o cliente chegar à loja, entregue-lhe a encomenda imediatamente, AINDA QUE ele não faça o pagamento à vista.
d) COMO alguns funcionários concluíram o curso, receberam um bônus salarial POR ISSO o valor tenha sido irrisório.
e) VISTO QUE o espetáculo está fazendo sucesso, o diretor quer estender a temporada, POR ISSO está negociando com o proprietário do teatro.
4 -

Analise os trechos do texto e assinale a alternativa correta.

a) Em “... e os convivas se aprazem diante da vida que se aproxima.” (segundo parágrafo), a forma verbal aprazem pode ser substituída corretamente por ficam vulneráveis.
b) Em “... tendo como anestesia apenas um chá de flor de macaúba e cantigas de roda de 1924.” (terceiro parágrafo), o termo apenas expressa ideia de reiteração.
c) Em “Eu, que durante meses ouvi calado as discussões...” (quarto parágrafo), o termo durante pode ser substituído corretamente por fazem.
d) Em “Você boia num líquido morninho...” (quinto parágrafo), o diminutivo foi empregado para enfatizar a ideia de sensação prazerosa.
e) Em “... e em vão nos arrastamos por aí, atrás daquela impossível protoconexão.” (sexto parágrafo), a palavra protoconexão significa conexão final, derradeira.
5 -

Leia as frases. - No início do jantar, os casais geralmente discutem temas como o nome para os bebês.
- As mulheres consideradas naturebas preferem uma parteira experiente para realizar o parto.
- O cronista imagina como é confortável estar na barriga da mãe e não ter a obrigação de cortar as unhas. Assinale a alternativa em que, de acordo com a norma- -padrão da língua portuguesa, os pronomes substituem corretamente as expressões destacadas e estão colocados adequadamente nas frases.

a) os discutem – realizar-lhe – tê-la
b) os discutem – realizá-lo – a ter
c) lhes discutem – realizá-lo – a ter
d) discutem-nos – realizar-lhe – tê-la
e) discutem-nos – realizá-lo – a ter
6 -

Assinale a alternativa que está redigida de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

a) Em meio às diferentes opiniões, existem as artificialebas, que consideram que se contrapor à medicina é uma irresponsabilidade à qual as mulheres não devem se submeter.
b) Em meio às diferentes opiniões, existem as artificialebas, que consideram que se contrapor à medicina é uma irresponsabilidade a qual as mulheres não devem se submeter.
c) Em meio às diferentes opiniões, existe as artificialebas, que consideram que se contrapor a medicina é uma irresponsabilidade a qual as mulheres não devem se submeter.
d) Em meio as diferentes opiniões, existe as artificialebas, que consideram que se contrapor a medicina é uma irresponsabilidade à qual as mulheres não devem se submeter.
e) Em meio as diferentes opiniões, existem as artificialebas, que consideram que se contrapor à medicina é uma irresponsabilidade a qual as mulheres não devem se submeter
7 -

Leia as frases.


Cinco casais jovens reuniram-se para um jantar ______assunto principal tornou-se, inevitavelmente, a

opção por parto normal ou cesárea.

Para o cronista, a busca por um novo cordão umbilical,____________

procedemos desde o nascimento, infelizmente

é inútil.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as

lacunas das frases devem ser preenchidas, respectivamente,

com:

a)

com que o … em que

b)

para o qual … com que

c)

cujo … a que

d)

do qual o … para a qual

e)

aonde o … de que

8 -

Observe no trecho do último parágrafo que a forma verbal em destaque foi empregada no futuro do subjuntivo. No próximo jantar, se estiver do lado de uma grávida, jogarei um talher no chão e, ao abaixar para pegá-lo...
As duas frases que apresentam as formas verbais em destaque também empregadas, corretamente, no futuro do subjuntivo estão na alternativa:

a) Se o documento CABER neste envelope, envie-o hoje mesmo. Se este vestido lhe CONVIER, a loja fará um desconto.
b) Se o convidado FIZER um discurso breve, a cerimônia será menos cansativa. Se ele não PÔR mais combustível no veículo, não chegará ao destino pretendido.
c) Se o piloto MANTIVER a calma, terminará a prova em primeiro lugar. Se ela REOUVER o passaporte extraviado, terá menos transtornos para deixar o país.
d) Se o delegado SUPOR que o rapaz mente, dará início a novas investigações. Se o dique CONTIVER o avanço das águas do mar, a cidade estará protegida.
e) Se o jornalista se ATER apenas a boatos, não escreverá uma matéria consistente. Se a polícia o DETIVER no aeroporto, o empresário será encaminhado ao presídio da cidade.
9 -

Assinale a alternativa em que a concordância verbal e

nominal segue a norma-padrão da língua portuguesa.

a)

As artificialebas querem receber o bebê com itens, como nome, número de série e código de barras já determinada.

b)

Protegido no conforto da barriga materna, os bebês vivem um período prazeroso e sem preocupações.

c)

Cólicas, fome, sede, pernilongos, decepções, contas a pagar, tratam-se de aborrecimentos com os quais temos de lidar.

d)

As religiões, os relacionamentos amorosos, a música pop são paliativos que constitui a busca constante pela felicidade incondicional.

e)

A anestesia com chá de flor de macaúba e o som de cantigas de roda têm papel importante no parto idealizado pelas naturebas.

10 -

Analise a charge.


Considerando que as personagens se tratem por

“você", as lacunas da frase dita por Papai Noel devem

ser preenchidas, de acordo com a norma-padrão da língua

portuguesa, por:

a) olha … há
b) olha … a
c) olha … à
d) olhe … há
e) olhe … a

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.