ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - Analista de Tecnologia da Informação - UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - 2016

Governança de TI (TI)
1 -

A disciplina de Análise dos requisitos visa modelar, de forma precisa, os conceitos relevantes do domínio do problema no desenvolvimento de software. Com relação às atividades e conceitos envolvidos na análise dos requisitos, é CORRETO afirmar que

a) as associações normalmente expressam relações bidirecionais de conexões semânticas entre duas classes, sendo a direção (ou sentido) de navegação utilizada em diagramas de classe UML para expressar relações unidirecionais.
b) na técnica de modelagem CRC, algumas das responsabilidades das classes são cumpridas por suas operações com a utilização dos atributos, enquanto as responsabilidades que não podem ser cumpridas dessa forma (pelas operações e atributos) são cumpridas pelas classes colaboradoras.
c) para aumentar o encapsulamento, as classes de entidade utilizadas no modelo de análise são usadas para encapsular aspectos específicos da lógica expressa nos Casos de uso, utilizando os recursos da orientação a objetos.
d) durante a modelagem do problema, nem sempre é clara a distinção entre agregação e composição ou mesmo entre essas e associações em geral. Nesses casos, é preferível modelar com a forma mais forte de relacionamento que for cabível.
2 -

As oficinas de requisitos são reuniões envolvendo desenvolvedores, usuários e clientes, para definição conjunta dos requisitos do software. Com relação às oficinas de requisitos baseados na técnica de JAD, desenvolvida pela IBM, é CORRETO afirmar que

a) um dos papéis de participantes das oficinas é o de Patrocinador que, normalmente, corresponde a pessoas da alta direção da empresa contratante do desenvolvimento do software que garante os recursos, incluindo a participação dos usuários, para a realização das oficinas.
b) idealmente, as oficinas devem ser conduzidas em ambiente próximo ao local onde trabalham os clientes e usuários participantes, para facilitar a participação deles.
c) as oficinas de requisitos utilizam uma técnica estruturada de condução de reuniões que pode ser aplicada a outras atividades do ciclo de vida do software, como desenho dos testes e desenho do produto.
d) uma das diretrizes para a realização das reuniões é que problemas políticos das organizações participantes, mesmo os que possam interferir no projeto de desenvolvimento do software, não devem ser tratados nas oficinas, mas sim em reuniões reservadas com os participantes envolvidos.
3 -

Há vários tipos de restrições relacionadas aos dados que podem ser especificadas em um esquema de banco de dados. Com relação às restrições em modelos relacionais, é CORRETO afirmar que

a) a operação de exclusão de dados (Delete) pode resultar em violação de restrição de integridade referencial e de restrição de integridade de entidade.
b) a operação de inserção de dados (Insert) pode resultar em violação de restrição de integridade referencial, de domínio e de chave, mas não pode resultar em violação de restrição de integridade de entidade.
c) se uma operação de inserção de dados violar uma ou mais restrições, a opção default do DBMS será, tipicamente, a de corrigir a razão da rejeição da inserção.
d) a operação de atualização de dados (Update) pode resultar em violação de restrições de domínio, de chave, de integridade referencial e de integridade de entidade.
4 -

O relacionamento entre clientes, usuários e desenvolvedores é uma questão importante para o sucesso de um projeto de desenvolvimento de software. Com relação às técnicas de relacionamento entre esses participantes do projeto, é INCORRETO afirmar que

a) as principais causas de problemas de atraso, estouro de orçamento ou necessidade de cortes de funcionalidade podem ser tratadas por meio de técnicas de relacionamento com os clientes.
b) muitas vezes, a visibilidade do progresso de um projeto pode ser mais importante para inspirar a confiança do cliente do que a velocidade real de obtenção de resultados.
c) a aceitação de compromissos irreais, como os compromissos de prazo, muitas vezes é uma necessidade para se conseguir competir no mercado e pode ser contornado por práticas adequadas de relacionamento com o cliente.
d) faz parte do relacionamento com os clientes identificar e monitorar, ao longo do projeto, riscos relacionados com a participação de usuários e clientes.
5 -

Para que seja útil e prática, é importante que uma especificação de requisitos apresente certos atributos de qualidade. Com relação à qualidade de uma especificação de requisitos, é CORRETO afirmar que

a) uma especificação apresentar o atributo de Completeza significa que todos os requisitos de negócio levantados foram contemplados nos requisitos de software.
b) uma especificação apresentar o atributo de Consistência significa que todo requisito deve apresentar uma única interpretação que seja consensual entre desenvolvedores, usuários e demais interessados no produto de software.
c) uma especificação apresentar o atributo de Priorização significa que todos os requisitos selecionados para compor o produto foram priorizados em relação aos que foram descartados ou deixados para uma próxima versão do produto.
d) a Rastreabilidade para trás é importante para que se possa avaliar o impacto da mudança de um requisito e dirimir dúvidas de interpretação.
6 -

O CMMI é um modelo de maturidade de capacitação formulado pelo Software Engineering Institute ligado à Universidade de Carnegie Mellon. Com relação a esse modelo, é CORRETO afirmar que

a) o conceito de representação contínua do CMMI, em que se mede separadamente para cada área de processo um nível de capacitação, foi inspirado no padrão ISO-15504; já o conceito de representação em estágios do CMMI segue a mesma estrutura de seu predecessor SW-CMM, que agrupa as áreas de processo em nível de maturidade, em que cada nível é um grau de melhoria dos processos.
b) a área de processo de “Gestão de requisitos” prescreve metas específicas que visam desenvolver os requisitos do cliente e do produto e analisar e validar os requisitos.
c) no nível de capacitação 2 do CMMI, chamado de Gerido, entende-se que os processos são geridos e derivados de um conjunto de processos padrão da organização e consistentes entre projetos.
d) o CMMI define a área de processo de “Desenvolvimento de requisitos” no nível de maturidade 2, enquanto a área de processos de “Gestão de requisitos” é colocada no nível de maturidade 3.
7 -

Com relação ao MPS.BR, um modelo criado por pesquisadores brasileiros para a melhoria do processo de desenvolvimento de software em empresas brasileiras, é INCORRETO afirmar que

a) a base utilizada na construção do MPS.BR são as normas NBR ISO/IEC 12207; ISO/IEC 15504; e o CMMI.
b) o nível D do MPS.BR, chamado Largamente definido, inclui os processos de Treinamento; Avaliação e melhoria do processo organizacional; Definição do processo organizacional; e Adaptação do processo para gerência de projeto.
c) o modelo de referência do MPS.BR define níveis de maturidade, em que, aproximadamente, o nível A corresponde ao nível 5 do modelo CMMI; o nível B corresponde ao nível 4 do CMMI; os níveis C, D e E correspondem ao nível 3 do CMMI; e os níveis F e G correspondem ao nível 2 do CMMI.
d) o nível Parcialmente gerenciado do MPS.BR propõe processos para identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades, tarefas e recursos envolvidos no projeto de um produto, além de propor processos para a gerência de requisitos.
8 -

A modelagem conceitual de bancos de dados envolve conceitos como entidades, tipo de entidade, conjuntos de entidades, atributos e relacionamentos, dentre outros. Com relação a esses conceitos, é INCORRETO afirmar que

a) o uso de nomes de papéis é essencial para se distinguir o significado de cada participação de um tipo de entidade em um relacionamento recursivo.
b) no desenvolvimento de software, os substantivos e locuções verbais equivalentes a substantivos que aparecem na descrição de um fluxo de Caso de uso podem ser usados para a identificação de tipos de entidades, relacionamentos ou atributos que são usados na modelagem conceitual de dados.
c) o processo de Especialização de tipos de entidade permite-nos estabelecer tipos de relacionamentos específicos adicionais entre cada subclasse e outros tipos de entidades ou entre cada subclasse e outras subclasses.
d) se existe uma restrição de participação total entre uma entidade A com respeito a outra entidade B, podemos dizer que B é uma entidade-fraca.
9 -

Por melhor que sejam executadas as práticas das disciplinas de Requisitos e Análise no desenvolvimento de software, as alterações de requisitos são inevitáveis na prática. Com relação à gestão de alterações de requisitos em processos tradicionais de desenvolvimento de software, é INCORRETO afirmar que

a) se as alterações de requisitos se referem a produtos em operação, oriundos de projetos concluídos, elas podem ser tratadas como uma forma de manutenção.
b) a alteração de requisitos faz parte do fluxo normal de um projeto e deve ser tratada como uma atividade planejada no processo de desenvolvimento.
c) as alterações de requisitos só devem ocorrer por solicitação de representantes autorizados do cliente.
d) a Alteração de requisitos e a Gestão de configurações devem ser executadas dentro de procedimentos disciplinados, de preferência usando soluções automatizadas, e envolvendo técnicas que podem ser organizadas dentro de uma disciplina de Gestão de alterações.
10 -

Os Casos de uso são usados nas disciplinas de Requisitos e Análise em processos tradicionais de desenvolvimento de software. Com relação à utilização de Casos de uso, é CORRETO afirmar que

a) os atores utilizados na modelagem de Casos de uso modelam grupos de usuários típicos e, portanto, podem desempenhar mais de um papel no contexto do Caso de uso.
b) relacionamentos de generalização podem ser usados na modelagem de atores, mas não faz sentido utilizar esse tipo de relacionamento na modelagem de Caso de uso.
c) os Requisitos técnicos, que representam restrições oriundas do cliente ou de autoridades externas que restringem o espaço de soluções, geralmente são também modelados como Casos de uso.
d) a UML deixa a forma de descrição do comportamento dos Casos de uso a critério dos processos, podendo-se utilizar várias modalidades como atividades, máquinas de estado, diagramas de sequência e textos sem formato.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.