ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Niterói - RJ (Prefeitura Municipal de Niterói) - Intérprete de Libras - COSEAC (Coordenadoria de Seleção - Universidade Federal Fluminense) - 2016

Pedagogia
1 -

“Mãos horizontais abertas, palma a palma. Movê-las, descrevendo um círculo vertical aproximando-as e tocando as palmas durante o movimento, duas vezes, com expressão negativa”. A palavra cujo sinal em Libras está descrito é:

a) Parabéns!
b) Bíblia.
c) já.
d) agora.
e) pobre.
2 -

O sinal da palavra, quando traduzida para Libras, que é executado com a mesma configuração de mãos com que se executa o sinal correspondente à palavra “camarão” é:

a) computador.
b) bússola.
c) sete.
d) culpa.
e) amarelo.
3 -

O sinal da palavra, quando traduzida para Libras, que é executado com a mesma configuração de mãos com que se executa o sinal correspondente à palavra “anteontem” é:

a) exato.
b) inimigo.
c) somente.
d) particular.
e) garfo.
4 -

O sinal da palavra, quando traduzida para Libras, que é executado com a mesma configuração de mãos com que se executa o sinal correspondente à palavra “oficina (workshop)” é:

a) quantidade.
b) saudável.
c) judeu.
d) namoro.
e) Bolívia.
5 -

A palavra ou expressão da língua portuguesa corresponde ao sinal da língua de sinais brasileira, cuja execução é descrita da seguinte forma: “Mão direita em A, palma para a esquerda. Bater a unha do polegar no queixo, duas vezes, com as bochechas sugadas” é

a) “por favor”.
b) “triste”.
c) “exemplo”.
d) “sem”.
e) “desculpe”.
6 -

A tradução é considerada uma tarefa profissional “solitária, pública e solidária”. Esse ponto de vista NÃO está explicado adequadamente em:

a) É solidária porque o principal mercado de trabalho para o exercício dessa profissão está nos ambientes confessionais, onde se tem a oportunidade de atender aos surdos mais necessitados.
b) É solitária porque o intérprete é o único responsável pelas tomadas de decisões intáticas, semânticas e pragmáticas nas duas línguas durante a interpretação.
c) É pública porque, comparado a um artesão, interpreta a partir de seus saberes linguístico-culturais e bagagem cognitivo-afetiva em uma tarefa que o expõe.
d) É solidária porque cruza a fronteira entre as duas línguas e duas culturas, obtendo informações e intermediando conversações como um “ator social”.
e) É pública porque se realiza em uma esfera pública, diante do olhar do outro.
7 -

Durante suas atividades, é essencial para o contato bilíngue do intérprete que ele:

a) encontre as correspondências formais entre as línguas.
b) respeite as particularidades linguísticas das duas línguas.
c) realize uma tradução literal.
d) utiliza material linguístico da língua portuguesa.
e) interprete mecanicamente.
8 -

“Mão esquerda horizontal aberta, palma para cima, dedos unidos apontando para a direita; mão direita em C horizontal, palma para a esquerda, acima da mão esquerda. Mover a mão direita em um arco para a direita e para baixo, virando a palma para cima”. A frase da qual a execução do sinal, descrito pode fazer parte é:

a) Caramba! Minha caneta caiu!
b) Nossa! Acaba de cair um raio!
c) Agora a ficha caiu!
d) Droga! O copo caiu!
e) Cala a boca! A máscara caiu!
9 -

“Mão direita em U, palma para frente, dorso da mão tocando a testa. Oscilar os dedos indicador e médio”. A categoria do sinal cuja execução foi descrita é:

a) valor financeiro.
b) inseto.
c) bebida.
d) material escolar.
e) animal selvagem.
10 -

“Mão esquerda em 1 horizontal, palma para dentro, indicador apontando para a direita; mão direita em V horizontal, palma para a esquerda. Inserir o V direito no indicador esquerdo e girar a mão direita pelo pulso para cima, apontando os dedos para cima, duas vezes”. A execução descrita refere-se ao sinal do verbo:

a) enroscar.
b) zapear.
c) consertar.
d) apontar.
e) sortear.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.