ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SME - SP (Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo) - Professor - Ciências - FGV (Fundação Getúlio Vargas) - 2016

Pedagogia
1 -

Observe a imagem a seguir

A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os

estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de

avisos. Esta questão é problematizada no documento

“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por

Fernandes e Freitas para o MEC.

De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale

V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos

procurando suas notas em um quadro de aviso, quase

sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los

sobre sua situação escolar.

( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das

notas e médias, está relacionada à exposição do estudante

em seu ambiente social.

( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os

alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima

valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com

que o estudante sinta-se desprestigiado.

As afirmativas são, respectivamente,

a) V, V e F.
b) V, V e V.
c) F, V e V.
d) V, F e F.
e) V, F e V.
2 -

O documento “Indagações sobre o currículo”, elaborado pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, do Ministério da Educação – MEC, propõe o debate sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração. Sobre as ideias expressas nesse documento, analise as afirmativas a seguir. I.Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características sociais, culturais e econômicas locais e regionais. II.O processo educativo é complexo e marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, e, portanto, não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura. III.Eliminar a reprovação implica em não avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
3 -

Uma escola da rede municipal de São Paulo está recebendo uma pesquisadora vinculada a uma Faculdade de Educação. A pesquisadora, na apresentação da proposta de trabalho aos professores, ressaltou a relação entre a escola e a universidade na gestão do conhecimento. A partir das reflexões propostas pelo documento “Programa Mais Educação: São Paulo”, sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

a) Cabe à universidade pesquisar e à escola reproduzir.
b) Cabe à universidade pesquisar e à escola investigar.
c) Cabe à escola pesquisar e à universidade sintetizar.
d) Cabe à universidade formar profissionais e à escola ensinar o saber básico, tarefas incompatíveis.
e) Cabe à escola estabelecer fronteiras claras de atuação com a universidade.
4 -

O documento “Programa Mais Educação” da rede municipal de ensino de São Paulo aborda a educação para as questões étnicoraciais, a partir da reflexão sobre a instituição das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Sobre essa temática, o documento “reconhece o papel fundamental da educação no que tange à eliminação das _____ e para a emancipação dos grupos historicamente discriminados. No entanto, ainda existe uma série de lacunas para que as instituições escolares possam cumprir este papel, entre os quais se destacam a _____ de educadores, ainda muito incipiente no trato com a diversidade, e a tímida implementação das leis que pautam a _____ da inclusão curricular de conteúdos referentes à cultura e história de africanos, afro-brasileiros e indígenas, fazendo com que se reproduzam no espaço escolar preconceitos que, na realidade, deveriam ser _____”. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

a) representações – formação inicial – obrigatoriedade – desconstruídos
b) representações – sensibilidade – obrigatoriedade – desconstruídos
c) discriminações – formação inicial – obrigatoriedade – desconstruídos
d) discriminações – formação inicial – opção – desconstruídos
e) discriminações – formação inicial – obrigatoriedade – mesmo reforçados
5 -

Pedro, professor do 7º ano, está preocupado com um aluno que está ausente da escola há mais de 20 dias. Sobre as providências que devem ser tomadas pela escola, assinale a afirmativa correta.

a) Compete à família recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos professores, pela frequência à escola.
b) Compete ao Poder Público recensear os educandos do ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e registrar a frequência à escola.
c) Compete ao Poder Público manter os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e cuidar, com exclusividade, da frequência escolar.
d) Compete ao Poder Público recensear os educandos do ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
e) Compete à família fazer o recenseamento dos educandos no ensino fundamental e, caso sua oferta seja irregular, comunicar à autoridade competente.
6 -

Observe a imagem a seguir:

A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o

ensino será ministrado.

A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:

a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
c) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
d) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
e) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
7 -

Maria tem 4 filhos. Os dois mais velhos, de 12 e 10 anos, não estão frequentando a escola porque estão ajudando a mãe no trabalho. Uma Assistente Social visitou a família e aconselhou a matrícula imediata das crianças na rede regular de ensino. A indicação dada à mãe está de acordo com a seguinte disposição legal:

a) “os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.”
b) “os pais ou responsável têm a opção de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.”
c) “os alunos têm a obrigação de se matricular na rede regular de ensino.”
d) “os dirigentes escolares têm a obrigação de buscar os alunos a serem matriculados na rede regular de ensino.”
e) “os professores têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.”
8 -

José e Beatriz vão matricular sua filha, de 4 anos, em uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Como esta é a primeira experiência do casal, estão em dúvida sobre a participação dos pais no processo escolar. Sua vizinha, agente comunitária, explicou que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê essa participação considerando o seguinte critério:

a) é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, mas não de participar da definição das propostas educacionais.
b) é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como o de participar da definição das propostas educacionais.
c) os pais ou responsáveis devem cuidar para que a criança mantenha a pontualidade e a assiduidade, o uso do uniforme e o cumprimento das tarefas, sem interferir nas propostas educacionais e pedagógicas.
d) a escola deve combinar com os pais ou responsáveis seus direitos e formas de participação.
e) os pais ou responsáveis, caso queiram conhece-lo, terão acesso ao processo pedagógico da escola.
9 -

Sobre as características da Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Educação Básica é obrigatória e deve ser realizada dos 4 aos 17 anos. ( ) A Educação Básica é organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. ( ) O dever do Estado com a educação escolar será efetivado mediante a garantia da Educação Básica pública e gratuita. As afirmativas são, respectivamente,

a) V, V e F.
b) V, F e F.
c) F, V e V.
d) V, F e V.
e) V, V e V.
10 -

Patrícia, professora de Matemática do 9º ano, informou à Coordenadora Pedagógica que, para a avaliação da aprendizagem dos seus alunos nesse bimestre, aplicaria apenas um teste ao final da etapa escolar. A Coordenadora Pedagógica explicou à professora que esse procedimento não seria possível, pois esta metodologia avaliativa não estava adequada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa, além de contrariar o regimento da escola e até mesmo às indicações legais. A Coordenadora Pedagógica, a partir da legislação educacional nacional, justificou sua resposta informando que

a) a avaliação da aprendizagem deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
b) a avaliação da aprendizagem deve ser somativa, com prevalência dos resultados das provas finais.
c) a avaliação da aprendizagem escolar, de caráter classificatório, tem como objetivo selecionar os alunos que serão promovidos para a série seguinte.
d) a avaliação da aprendizagem dos alunos é facultativa, sendo realizada caso seja opção pedagógica da escola segundo suas especificidades.
e) a avaliação da aprendizagem dos alunos é dispensada na atual legislação educacional, devido às divergências quanto à sua relevância.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.